Taiadablog: março 2009

terça-feira, 31 de março de 2009

Ex-Vereador arma barraco em solenidade!!!




Terça Feira, 19,15 hs., Praça da Bandeira, num banco em frente à Camara Municipal, conversam o Radialista Cesar Nascimento e alguns amigos, rua cercada de viaturas policiais, motos da ROCAM na calçada da Praça, microônibus da PM com componentes da orquestra, mais ou menos 30 policiais militares espalhados pelas proximidades, todo mundo à espera do carro que estava trazendo o Cel. Sérgio para receber o título de Cidadão Caçapavense!

Segundos antes da rua ser interditada ao trânsito normal, passa um carro vermelho, e uma figura com os olhos esbugalhados, segurando o volante com uma mão e com a outra acenando para o grupo de amigos que rodeavam Cesar Nascimento, num atitude insólita e até mesmo surreal, grita algo bem alto e vai embora!

A atitude do ex-vereador Miltinho, chamou até a atenção dos policiais que ali estavam pois foi acontecimento totalmente fora de regra, pois o ambiente era o mais formal possível, com vários oficiais da PM espalhados ao largo, aguardando o Comandante!

Totalmente fora de forma, de tempo e de espaço, a gritaria que o arrogante ex-vereador e agora Chefe da Divisão de Cultura, é, eu disse Cultura, (Meu Deus do céu, a que ponto chegamos!), aprontou, certamente tem a ver com o fato de que ele próprio não tivesse sido convidado à cerimônia!

Ele pareceu-me um tanto feliz, é claro, não faz parte do grande número de desempregados na cidade e nem precisou correr para arrumar novo emprego! Aliás, novo emprego que não exige nem alfabetização de seu ocupante!

A morte da jovem Gabriele!!!

As comemorações das 500 postagens de nosso blog, perdem seu brilho, em razão de mais um nefasto acontecimento, que abala a toda a comunidade taiada: o violento atropelamento e morte da jovem Gabriele, funcionária da Loja da TIM da Rua Prudente de Morais na região central da cidade!
Particularmente eu, encontro-me chocado pois, na data de ontem por volta de 09,30 hs., estive na referida loja, ocasião em que a Gabriele me atendeu, com seu jeito encantador e prestativo!
Por volta das 18,30 hs., sofre o violento atropelamento na Via Dutra, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, que deixa toda a taiada enlutada!
Que Deus, em sua infinita misericórdia, a proteja e ilumine!

Enfim chegamos às 500 postagens!!! Ufa!!!



Prezados amigos e leitores: nesta data, estamos chegando à postagem de número 500, número ínfimo perto das reais necessidades de nossa querida Taiada, cujos destinos defendemos e defenderemos a todo custo, abrindo também, o caminho para que os caçapavenses em geral, que não dispõem de um canal de informações, queixas e reclamações, tenham um local confiável para externar suas opiniões sobre assuntos de interesse do munícipe!
Embora as más línguas nos cobrem à todo custo, não temos posição político-partidária e não seguimos quaisquer doutrinas que não sejam as relacionadas a melhorar a qualidade de vida dos caçapavenses, a fazer com que nossa cidade, de fato, possa ser chamada de Cidade Simpatia, o que hoje acontece apenas por vício de linguagem!
Acho que já deu para os taiadas em geral conferirem, mas nosso blog, não é de oposição sistemática, agressiva e radical! Já vislumbramos várias obras efetuadas pela PMC, além de vários projetos dos senhores vereadores, que vieram atender necessidades reais dos munícipes e fizemos questão de publicar!
Entretanto, entendemos que nossa comunidade, não pode ficar à mercê de programas partidários desta ou daquela ideologia, sejam bons ou ruins, pois nossas carências são extremamente personalizadas em relação às demais cidades e ainda estamos por definir e reformar até mesmo nossa base vocacional, hoje voltada ao turismo ecológico, coisa que, certamente, não faz parte das nossas habilitações naturais, não é mesmo? Além disto, ainda não foi nem tocada, a nossa política de industrialização, hoje, uma das raras cidades nas proximidades de São Paulo, que ainda dispõe de espaço para criação de um parque industrial destinado às empresas satélite situadas entre São José dos Campos e Taubaté!
Também ainda não conseguimos resolver o “imbróglio” do prédio da UNIVAP instalado na área rural de Caçapava! Prá quê serve? Quais os cursos que vão ali funcionar? Quando? Porque não tem prontas as obras de infraestrutura do local?
Não resolvemos ainda, o caso do Centro Empresarial Aeroespacial, cuja instalação foi anunciada com grande estardalhaço em meados de agosto do ano passado, com previsão de início das obras para setembro daquele ano, e até agora, não obstante os vários e constantes adiamentos, não há sombra de obra na região! Confirmada a expectativa de instalação do CEAC, talvez possamos aferir também a vocação empresarial da cidade pois imensas possibilidades industriais deverão surgir, ampliando aos limites a capacidade comercial instalada do município, bem como seus horizontes demográficos!

Por fim, precisamos pensar na descentralização da cidade, tanto nos aspectos habitacionais quanto, e principalmente em relação aos aspectos comerciais: nossa cidade fica intransitável em alguns dias da semana, certamente em decorrência da fragilidade do Plano Diretor, que acaba por gerar além destes transtôrnos, outros ainda de maior gravidade, como por exemplo, a centralização do comércio, farmácias, órgãos públicos e, pior, da rede bancária, inclusive as casas lotéricas! Quem viver, verá! E estaremos juntos para buscar, cada vez mais, o crescimento harmônico e seguro de nossa comunidade, realmente preparada para nossos filhos e netos!
Agradeço aos amigos e leitores locais e também dos caçapavenses em viagem ou residindo pelo mundo afora (Europa, EUA, Asia), que nos prestigiam com a sua presença e seus comentários!
Contem sempre conosco!

Não estaria na hora de outra revolução???


O dia 31 de Março de 1964, amanheceu meio nublado, com muitos veículos militares na rua, soldados da PV (Patrulha Volante), em dupla, por todos os lados e o maior zumzumzum correndo solto, sem que tivéssemos quaisquer explicações!

Só por volta de meio dia, é que fomos saber que, que a Revolução estava em curso, que o Brasil não se curvaria perante o comunismo, e que o governo, recusado pelo ex-presidente Janio Quadros, não seria entregue ao Vice-Presidente Jango Goulart, etc.

A Via Dutra foi interditada e por ali só transitavam viaturas militares e ficamos, eu e a molecada(todos na faixa entre 14, 15 anos) ali sentados na grama, vendo o exército do General Kruel passar em direção ao Rio de Janeiro, sendo, no entanto, barrado em Resende, pelos cadetes da Academia Militar de Agulhas Negras, comandandas pelo General Emílio Médici, por pouco não ocorrendo uma carnificina!

Naqueles tempos, nossa cidade tinha muitas famílias de ex-militares e também de militares da ativa, que ainda carregavam o estigma da Segunda Guerra Mundial nos pensamentos e uma movimentação de tropas deste nível, aliada à falta de comunicações da época (TV precáríssima, rádios e jornais controlados pelos milicos), acabava por gerar expectativas incalculáveis sobre a população que, a cada hora, tinha que administrar uma fofoca diferente!

Esta situação ainda perdurou por alguns dias, até que os milicos, em grave crise de comando, se uniram em torno da figura do General Arthur da Costa e Silva e do General Humberto de Alencar Castelo Branco, para evitar o perigo vermelho, a expansão comunista, iniciando-se aí, o ciclo de governos militares que só terminariam com o Presidente João Figueiredo em 1985!

À tudo isto, sobrevivemos: vimos, diante dos olhos, a revolução, a queda do muro de Berlin, o Tsunami nas Filipinas, a queda das Torres gêmeas, a guerra do golfo e a invasão do Iraque, a descoberta da ecologica, as reviravoltas climáticas, sociais e geopolíticas enfim mudanças gigantescas que ocorreram, principalmente com o advendo dos computadores, dos sistemas informatizados e das comunicações on line!

Agora, as crises atuais são diluídas rápidamente! A politicalha grassa e domina o País, com suas falcatruas e bandalheiras com o dinheiro público! Mediante a observação das atitudes exemplares dos políticos, a bandidagem se misturou por completo na sociedade, contaminando até mesmo as polícias. Os crimes estão cada vez piores, tanto no ato de se executar físicamente uma pessoa, quanto também pelos motivos, fúteis em sua grande maioria!

Quando as leis e as regras sociais já não funcionam, infelizmente as pessoas já não tem para quem reclamar, deixando no ar uma pergunta: Não estaria na hora de uma outra revolução?

segunda-feira, 30 de março de 2009

Todo mundo é a favor do Prefeito!!!


Já se dizia que todo unanimidade é burra e isto tem me preocupado bastante, em relação à política da Taiada, uma vez que, a imprensa escrita e falada, toda ela, tem se dedicado, exclusivamente, a falar bem dos atos do Sr. Prefeito!

Não que eu seja totalmente contra, pois é claro que existem muitas providências que o Sr. Prefeito tomou, que resultaram em inegáveis benefícios diretos e indiretos, à população, os quais fizemos a questão de divulgar em nosso blog!

Entretanto, é claro e lógico que a atual administração também tem seus defeitos, itens e obras não acabadas, ou até mesmo não começadas, e outras que foram efetuadas em benefício de uma pequena parcela da população, enfim, uma série de situações, que não foram e não são listadas e cobradas pela imprensa escrita e falada de nossa cidade!

Será justo, a população não ser informada deste lado crítico que envolve Caçapava, simplesmente em função de acordos políticos, com as vistas voltados para o futuro de um ou de outrém?

Até que ponto estes órgãos da imprensa pensarão que seus parcos leitores, são vacas de presépio e não vão perceber nada?

É meus amigos, o Zé Povinho evoluiu e consegue perceber estas coisas à distância e já começou a separar o joio do trigo!

Nós aqui do blog, vamos continuar a fornecer ao leitor, nossa visão sobre todos os fatos, políticos, policiais, econômicos, sociais, e etc., com uma visão crítica não contaminada por quaisquer tipos de acordos que favoreçam este ou aquele grupo ou individuo!

Preferimos fazer um acordo com o nosso leitor!

Advogado volta atrás em calúnias!!!



Tempos atrás, um conhecido advogado local, boca mole, acabou caluniando o atual Secretário de Segurança e Trânsito Fernando Diniz, e a seus familiares, em relação à eventuais distorções na aplicação da lei que regula os ambulantes na Praça da Bandeira!

O advogado em questão, sempre açodado em suas opiniões, é usuário frequente de ilegítimas bravatas, que acabam por expô-lo à lesgislação, como agora, quando foi obrigado a desmentir-se, por completo, voltando atrás, perante o tribunal, em suas sórdidas declarações contra inocentes!

Em nossa opinião, deveria o Sr. Fernando Diniz e família, entrarem com uma ação indenizatória contra o referido, que nos parece ser o único meio de abrandar o seu (dele) temperamento!

domingo, 29 de março de 2009

A marolinha do molusco Lula!!!


Marolinha, é? Se não nos bastassem as férias coletivas dos empregados da GM, as demissões na EMBRAER e também em muitas, mas muitas mesmo, pequenas empresas da região, agora estamos a enfrentar o PDV (Plano de Demissões Voluntárias) da FORD, o que aumentará, ainda mais, o reflexo negativo no comércio de Caçapava visto que uma parcela expressiva destes demitidos, é natural e residente na cidade!

É uma pena, não é? Mas se as autoridades federais tivessem levado a sério as perspectivas de crise, talvez seus efeitos, pudessem ser minimizados em nosso País, evitando ocorrências como as que agora acontecem a toda hora, jogando famílias inteiras na incerteza da sobrevivência digna!

Vamos rezar para que os efeitos desta crise não perdurem por muito tempo, para que possam voltar a oferecer bons e seguros empregos!
Aí, a roda gira, não é mesmo?

Sócio Patrimonial não manda na AAC!!!


Aos prezados amigos e principalmente aos associados da AAC, mantenedores de título de sócio-proprietário, temos a informar que não obstante nossos vários avisos e postagens, a atual diretoria da AAC resolveu não nos dar a mínima atenção, talvez mesmo até levada por orientação de quem se diz contratado para defendê-la mas, na verdade, está na iminência de tornar-se o dono absoluto de todo o complexo do clube.


Completamente dominada por um pequeno grupo de advogados, mais interessados em aumentar o próprio patrimônio, a atual diretoria da AAC encontra-se inerte em relação à quaisquer tipo de reação, de assumir de fato, com rédea curta, às funções previstas no regulamento interno, o que acaba facilitando, ainda mais, a ação dos interessados em acabar com o patrimônio existente!

Já não basta a pouca vergonha e a safadeza de outro advogado espertalhão que, percebendo a fragilidade da instituição, acabou por entrar com uma ação trabalhista (?) contra a AAC, utilizando argumentos dos mais sórdidos (ele atuou como interventor no clube) para pleitear uma absurda indenização que, mal conduzida (deliberadamente ou não) pode gerar a condenação da AAC ao pagamento de exagerados e indevidos valores, que comprometerão, definitivamente, as possibilidades de recuperação!

Também resta explicar-se, onde foram parar os recursos entregues pela Prefeitura Municipal, ao dirigente da época, ensejando uma contribuição para se evitar a ruína do clube, cujos valores até hoje não foram contabilizados, e a explicação sobre sua localização, é inspirada no mais tenro dos contos infantis de outras épocas: a história da carochinha!

Em se tratando de entidade privada, muito pouco podemos fazer, a não ser avisar, através de nosso blog, aos associados que detém títulos de sócio proprietário, com direito à voto, para que cobrem explicações e responsabilidades, e coloquem, nos cargos chave, pessoas de ilabada reputação, acompanhadas da natural e devida fiscalização!

E tem mais: acreditamos que, em nenhum lugar do mundo, ocorre o pagamento de honorários advocatícios, com títulos patrimoniais com direito a voto! Segundo consta, tem um dos advogados envolvidos, que já tem cêrca de 50 títulos, o que, a seguir este mesmo ritmo, o colocará em posição de absoluto DONO do clube e de seu patrimônio!

É de se estranhar que a Comissão de Ética da OAB não tome nenhuma providência, apesar de ser de seu conhecimento, a danosa ação do grupelho de advogados que instalou-se na AAC!
Continuamos na expectativa de um contato com a atual diretoria da AAC!

sábado, 28 de março de 2009

Estão vendendo drogas nas escolas!!!


Um assunto dos mais sérios da atualidade, vem a ser o uso de drogas nas escolas, dentro e nas imediações, conforme tem sido denunciado por pais preocupados com a possibilidade de envolvimento de seus filhos e suas nefastas consequências!

Temos a impressão de que as autoridades estão perdendo o controle do assunto, pois além de estarmos observando a ineficiência dos sistemas combate à comercialização, ainda temos visto o completo abandono em que se encontram os organismos municipais criados para a discussão e intermediação das providências junto às autoridades policiais!

O CONSEG - Conselho de Segurança, seria o órgão ideal para absorver os reclamos da sociedade e repassá-los para as autoridades que efetivarão o planejamento de ações ostensivas de combate à este tipo de crime, que tanto preocupa, e deixa nossos jovens à beira de serem absorvidos e viciados pela droga.
Infelizmente, pelo menos no caso de nossa cidade, o CONSEG anda desaparecido, acho que não estão nem se reunindo, e a população fica à mercê da bandidagem, com medo de reclamar às autoridades policiais, mesmo através de telefonema não identificado!

É urgente que se repense toda a infraestrutura de combate ao tráfico! Do jeito que está, a sociedade será derrotada muito brevemente!

Entendo que, já nos dias de hoje, deve haver policiamento ostensivo em TODAS as escolas da cidade, durante todo o horário de funcionamento, além de rondas motorizadas nas imediações, com vistas a eliminar este tipo de problema!

Hora do Planeta 2009!!!

acesse http://www.earthhour.org/news/br:pt-BR


A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.
Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no País pela primeira vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro , a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa.

Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países.

Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Nunca mais vou falar do pasquim craquento!!! 20



















Hoje, peguei o craquento e fiz uma promessa: iria lê-lo em 5 minutos, para não ficar aborrecido! Pois vejam os senhores: consegui chegar em tres minutos e fui correndo forrar a gaiola de meus passarinhos, pois, tenho certeza, é só prá isto que este craquento serve mesmo, tá? (Sorte que meus passarinhos são analfabetos, ouviu?)

A única coisa que salva é o Edmilson Viana Moura mas, infelizmente, ele não vem toda a semana.

O milico tem que entregar o boné enquanto é tempo, não é?

Munícipe faz asfalto muito mais barato!!!


Como sabem, o asfaltamento de rua é efetuado pela Prefeitura, ficando 50% dos custos com o município e os 50% restantes a serem pagos, financiados, pelos proprietários de imóveis da rua que se vai asfaltar.

A decisão de se autorizar ou não o asfaltamento, parte da concordância da maioria simples (50%+1) dos moradores e ocorreu que, há algum tempo atrás, a PMC consultou os moradores da Av. Francisca Salles Damasco, no Jardim São José, sobre a possibilidade de se efetuar o asfaltamento, ao custo de R$ 100,00 o metro asfaltado.

Na rua, somente um proprietário, responde pela grande maioria dos imóveis, representando mais de 50% dos moradores, que, não concordando com o preço que a Prefeitura estava estabelecendo, ofereceu-se e contrapôs à PMC, para fazer o mesmo serviço, com a mesma qualidade ou talvez qualidade até superior, pelo preço de R$ 30,00 o metro asfaltado!

E está aguardando a resposta da PMC!

Gostaria de saber até onde vai isto!

Alerta de Perigo para áreas ambientais da Taiada!!!



Meus amigos: o grande defeito das pessoas que perseguem objetivos nas suas vidas, é que quando o alcançam, nada fazem para conservá-lo, aprimorá-lo, enfim mantê-lo, não é mesmo?

Parece-me ser este o caso dos ambientalistas de Caçapava! Primeiro, fizeram gestões milis para conseguir a aprovação da primeira Área de Proteção Ambiental - APA, de Caçapava, a Serra do Palmital e em seguida, outra guerra, para conseguir a primeira Área de Proteção Permanente APP, Refúgio da Vida Silvestre da Mata da Represa, de Caçapava, que acabou por ser a primeira APP do Estado de São Paulo!
Agora tá todo mundo quieto! Ninguém fala mais nada sobre o assunto, a página na internet (nosapoiamosavida.com.br) continua com o mesmíssimo assunto da data de sua criação, não evoluiu em nada e nem taopouco corrigiu os defeitos lá existentes (inclusive erros de portugues), que, inclusive já foram levantados pelo taidablog.

É necessário que todos nos unamos, inclusive e principalmente os ambientalistas, para pensarmos, agora, na manutenção destas duas áreas do município, sua proteção contra invasões de posseios, madeireiros, palmiteiros, caçadores, pescadores, além de desenvolver sistemas de combate a incêndio florestais, vistos que nossa região é grande receptadora de raios, com a montagem de uma brigada de incêndios, que possa rápidamente se deslocar para as áreas e iniciar o combate ao fogo.
Diz a experiência que, em florestais naturais e em reflorestamento, além da necessidade de Guardas Florestais, equipados para a vigilância (binóculos, gps, rádios e armamento), devem ser construídas torres de observação, de onde os referidos, tenham controle sobre grande extensão a ser vigiada!
É meus amigos! Tudo isto é caro e demanda organização, controles e gerenciamento. Não é só fazer auê para sair no jornal não!

E tem mais, tudo isto, ou seja, todo e qualquer passo que seja dado pelos ambientalistas e pela PMC, com relação às citadas áreas, têm, necessáriamente que ser comunicadas à população, com vistas a ampliar a base de apoio para projeto tão nobre!
Tudo isto não pode ficar na mão de uma meia dúzia de pessoas, não é mesmo?

quarta-feira, 25 de março de 2009

A Reza de 25 de Março é uma tradição centenária!!!

A anunciação!


Está ocorrendo, desde a meia noite do dia 24 até a meia noite de hoje, no bairro do Tataúba, a Reza do 25 de Março, uma tradição de quase 100 anos, que relembra o dia da Anunciação, quando Maria recebeu a notícia que esperava o filho de Deus!

A Reza do 25 de março, oração muito forte, é feita num pequeno altar, com os rezadores repetindo gestos e frases 100 vezes, ajoelhando-se e levantando-se seguidamente.

Neste ano, a celebração será na casa dos moradores Maria de Lourdes e Jorge Machado e, por se tratar de uma cerimônia muito longa, eles terão que servir a alimentação típica aos participantes.
Os alimentos são confeccionados em sistema de mutirão, com a colaboração de todos os moradores envolvidos. A paçoca socada no pilão, é a principal opção.

A reza de 25 de Março é uma tradição no bairro do Tataúba em Caçapava, e deveria constar no calendário turístico municipal!

terça-feira, 24 de março de 2009

Sr. Barriga x Linguinha: Sangue prá todo lado!!!


Meus amigos: vejam o "textículo" abaixo, que foi publicado numa coluna de um pasquim local:

“Existe um tablóide pirata circulando como se fosse um JORNAL da cidade SIMPATIA, e que vem defendendo o falso médico e muitos outros picaretas de Caçapava. Tem como sócio um ex-vereador que foi reprovado nas urnas pelo povo e que continua na folha de pagamento do povo. Sem mandato, o individuo vem usando o nome da prefeitura indevidamente (durante o horário de expediente) para corretar para o referido tablóide.

O ex-vereador que também é campeão em dar cheques sem fundos , já foi fornecedor da “gessy lever”. Se uniu ao ex-presidiário do Pemano (presídio de segurança máxima de Tremembé) para visitar os fornecedores da prefeitura. O vulgo linguinha falou no seu tablóide que nosso editor tem telhado de vidro. “Vulgo Linguinha”, você que é 171, estelionatário e que já puxou “cana-braba” no presídio de Tremembé, por dar derrubada no comércio de Caçapava... fique esperto, ô qualificado...

O nosso telhado é simplesmente de processos eleitorais... Aqui não tem crime de mão armada não, assalto, roubo e “outras cositas mas”, viu ô pilantra. Vá enganando o seu povo ai devagar, senão você vai voltar a “morder fronha” na “pensão gratuita de Tremembé”. E vá fazer um mobral para “tentar” escrever alguma coisa contra um jornal que escreve a história de Caçapava há mais de 7 anos. “

Precisa falar alguma coisa? É este tipo de bate-boca que o leitor espera? Vamos mais longe um pouquinho para dizer: quem é que financia quem neste balaio de gatos, heim? Ambos são zés manés que não sobrevivem uma semana com recursos próprios!

É por isto que quando falamos que o prefeito não tem oposição, é porque não tem mesmo e esta tchurminha aí da situação, embora controlada financeiramente sabe-se lá por quem, acaba se engalfinhando em luta de morte como esta que presenciamos agora!

Vade retro!

Mais um amigo que se vai...

Mais um trágico acontecimento abalou toda Caçapava nestes últimos dois dias: agora foi a morte do nosso querido amigo e companheiro de grandes épocas seu Otto (Ricardo Otto Mendes), o popular Otto Relojoeiro, o Uóshito, como eu gostava de chamá-lo, ao que ele respondia sempre com um sorriso!
É como se eu perdesse um membro de minha própria família, pois convivíamos há cerca de 45 anos, fui e sou amigo de seus filhos e filhas e era o tipo de pessoa que eu fazia questão de visitar quando chegava na taiada!
Sexta Feira passada, encontrei-o, sentando num banco da Praça da Bandeira, junto com outro amigo e fiquei escutando um pouco a conversa dos dois.
O amigo o estava convidando para ir á Taubaté, onde deveria comprar um chapéu Panamá, em local que só o Uóshito sabia. Depois iriam tomar uma garapa no Mercadão, comprar umas frutas e voltar prá casa!
Puxa vida, como o Uóshito ficou feliz! Seus olhos brilharam de felicidade pela oportunidade do passeio junto com o amigo!
Ficaram então de combinar o passeio, para o final desta semana!
Que Deus o tenha sob sua proteção para sempre, meu querido amigo e obrigado pelas ótimas comidinhas que voce nos fez por aqui, pelas históricas conversas nos botecos da vida e, principalmente, por sua torcida, sempre a nosso favor!

Vereador preferiu não responder à entrevista!!!

Ver.Arnaldo Neto

Meus amigos: o próximo em nossa lista, a ser entrevistado, conforme haviámos planejado, dos componentes da Câmara Municipal, seria o vereador Arnaldo Neto.

No entanto, o referido edil preferiu não se manifestar, por razões que desconhecemos, e assim sendo, encaminhamos as perguntas padrão, ao próximo vereador da ordem alfabética, que é o vereador e presidente da Câmara, (José) Cunha.

Este espaço, como haviamos mostrado anteriormente, está destinado à apresentação, por parte do edil, de seus pensamentos, sua filosofia, seus planos em relação à nossa Taiada, e serão transcritos na íntegra, sem edição, para nossos leitores.

Lembro ainda, que a participação dos vereadores é de livre e expontânea vontade, ficando à critério dos mesmos, o material a ser apresentado, o qual, tenham certeza, servirá de base para avaliações criteriosas de nossos leitores.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Nosso turismo tá lascado!!!



Vejam, prezados senhores, a relação dos pontos turísticos de Caçapava, listados por um jornal da região:
• Museu de Armas e Troféus da Força Expedicionária Brasileira• Fundação Nacional do Tropeirismo• Casa Kolbe• Museu Ipiranga• Museu Histórico e Pedagógico “Ministro José de Moura Resende”• Pousada dos Bandeirantes• Vila Caçapava Velha• Haras da Mocota• Represa de Caçapava• Fazenda Modelo de Extração Mecânica de Leite!

Agora vejam os pontos turísticos de Caçapava, listados pelo (?) Turismo da PMC (tá no site!):

Parque Ecológico Municipal da Moçota - Fazenda Marambaia- Fazenda Teixeirinha- Fazenda Cafofo da Marambaia- Irerê - Rancho P & B- Pousada Lago do Sol- Clube de Vôo à Vela Ipuã - Espaço Cultural Bicho Preguiça- Sítio Fortaleza- Associação Eco Vital - Sítio São João- Fazenda Santa Vitória- Morada da Vida- Sítio Pitiguara - Fazenda Pedra Branca- Fazenda Nossa Senhora da Paz- FUNDEVAP - Trilha do Século XIX - Sítio Vista Alegre- Sítio Santa Clara- Fazenda Santanna- Chácara do Vovô- Kart Kross de Caçapava- Fazenda Nossa Senhora da Conceição- Alambique do Januzzi- Alambique do Antenor - Toca do Coelho- Rancho Canto Verde- Haras Piracuama - Pesqueiro do Serginho- Sítio do Guedinho- Bar do Jonas- Cabanha Maior- Sítio Paraíso- Igreja Matriz de São João Batista - Mercado Municipal - Museu do Exército Brasileiro de Caçapava - Praça da Bandeira- Centro Cultural de Caçapava - Museu Histórico e Pedagógico Ministro José de Moura Resende - Casa do Artesão de Caçapava!

95% dos pontos turísticos indicados pelo (?) Turismo de Caçapava, são empreendimentos privados e não podem ser considerados de utilidade pública! Se vc. fôr visitar uma das fazendas aí listadas, corre o risco de bater com o nariz na porteira!
Tôu certo ou tôu errado?! Vamos lá gente, vamos corrigir esta mentirada!!!

sábado, 21 de março de 2009

Dia Internacional da Síndrome de Down!!!


Hoje é comemorado o Dia Internacional da Síndrome do Down e, um ano depois da ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, luta-se ainda para reafirmar o seu direito à Inclusão Social plena, situação esta garantida por lei e que deve ser exercida e cumprida pelos governos e por toda a sociedade!

O objetivo das entidades e ONGs que integram este universo, é que as pessoas com Síndrome de Down tornem-se cidadãos respeitados, plenamente inseridos, e tenham o direito à autonomia que só acontece em um contexto inclusivo, desde antes do nascimento, passando pelo processo escolar em classes comuns da escola regular e chegando aos anos da maturidade com trabalho, direitos e deveres idênticos a qualquer outra pessoa e, como sujeitos de direitos, aptos a fazer suas escolhas e viver sua vida e, quando necessário, com o devido apoio, visando acesso a uma vida digna, autônoma e independente.

INCLUSÃO PARA A AUTONOMIA é a chave para a acessibilidade, para que os familiares confiem em seus filhos e parentes com Síndrome de Down e para que tenhamos ainda mais estímulo para lutar para que as leis sejam cumpridas.
Pessoa com down é pessoa normal!

Violência doméstica (ainda) é realidade!!! 2



Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a quantidade de denúncias sobre a violência contra as mulheres varia de acordo com o modo como elas acreditam que a sociedade irá reagir. A maioria que não denuncia seus agressores alega ter medo de sofrer mais violência ou acredita que sua história não será levada a sério.A versão de 2008 da pesquisa IBOPE nos leva a crer que a Lei Maria da Penha (Leia “Maria da Penha, em resumo”) pode ajudar a alterar este quadro. Entre homens e mulheres, 68% afirmaram conhecer a lei, 33% acreditam que a lei pune a violência doméstica, 21% acham que a violência pode ser evitada ou diminuída por meio deste instrumento legal e 13% sentem que a lei, de fato, tem ajudado a resolver a questão. Depois de receberem explicação sobre seu conteúdo, 83% acreditam que ela poderá diminuir a violência contra as mulheres.
No Brasil, a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) funciona em todo o território nacional, 24h por dia, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, e possui atendentes especializadas nas questões de gênero, treinadas pelo Instituto Patrícia Galvão, de São Paulo.
Ao fazer a denúncia, a mulher recebe informações sobre quais serviços especializados procurar e, também, orientações sobre como se proteger do agressor. A vítima pode se identificar ou optar por fazer a denúncia de maneira anônima.

“A violência contra as mulheres acontece, principalmente, na instituição sacratíssima da família”, observa a advogada e professora de Direito da USP, Eunice Aparecida de Jesus Prudente. Para ela, em pleno século 21, as agressões por motivo de gênero são fruto da crença – que persiste – de que o homem é o chefe e provedor da família e de que os demais membros não merecem sequer ser ouvidos.Eunice também observa que ainda há diferenças entre a educação dada aos meninos e às meninas. “As mulheres são vigiadas em sua educação e crescem com medo de serem livres. Elas estão sempre submetidas a alguém, primeiro ao pai ou depois ao marido, como se fossem uma criança grande que precisasse do aval do outro”.

O valor exagerado dado ao corpo feminino – em detrimento da inteligência e do conhecimento – é outro fator agravante da violência doméstica, uma vez que a mulher passa a ser entendida como um objeto que pertence ao companheiro. Quando a questão é a dependência financeira e a remuneração no mercado de trabalho, as desigualdades entre os gêneros são consideráveis. No Brasil, apesar de haver mais mulheres do que homens cursando ensino fundamental, médio e superior, elas recebem menos que 60% do salário deles pelas mesmas atividades profissionais.

A PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 2007, revela que, se nada for feito, a equiparação de salários entre homens e mulheres que executam as mesmas funções só deve acontecer daqui a 87 anos. OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICAAs mulheres ainda apanham dos homens. Na contramão das diversas conquistas efetivas das mulheres, especialmente no âmbito do mercado de trabalho, e de todos os discursos de que o machismo faz parte do passado e de que há igualdade entre homens e mulheres, as estatísticas mostram que o sexo feminino continua a ser tratado com preconceito e de maneira desrespeitosa, para dizer o mínimo.

De acordo com uma pesquisa de 2000, da Comission on the Status of Women da ONU, no mundo, de cada três mulheres, pelo menos uma já foi espancada ou violentada sexualmente. O dado nos faz refletir que não são apenas as mulheres de baixa renda – financeiramente dependentes do marido ou companheiro – que sofrem violência doméstica.Em 2001, a Fundação Perseu Abramo mostrou que: - uma em cada cinco brasileiras já foi agredida por um homem e - pelo menos 6,8 milhões de mulheres, no Brasil, já foram espancadas pelo menos uma vez, sendo que, no mínimo, 2,1 milhões de mulheres são espancadas por ano – ou uma a cada 15 segundos! A Pesquisa sobre Violência Doméstica Contra a Mulher, realizada pelo DataSenado, em 2007, acrescenta que: - para 35% das mulheres agredidas no Brasil, a violência doméstica começa por volta dos 19 anos; - ao menos para 28% delas, os atos de agressão se repetem e - as causas da violência doméstica normalmente estão associadas a ciúme e embriaguez do parceiro.
Das mais de 20 mil denúncias feitas à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), em julho de 2007: - 73% se referiam à violência praticada pelo marido; - 59% alegaram sofrer agressões diárias; - 70% sentem correr risco de espancamento ou morte e - 57% afirmaram que os agressores faziam uso de entorpecentes.

Além de ir contra os Direitos Humanos, o Código Civil e a Constituição do país, as agressões contra as mulheres prejudicam o desenvolvimento socioeconômico. Segundo o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, cerca de 2% do PIB são gastos com saúde, segurança, perdas materiais e mortes.Na esfera individual, as mulheres abusadas e violentadas acabam perdendo dias de trabalho e, consequentemente, correm mais risco de serem demitidas, o que gera um ciclo vicioso de dependência financeira do marido e da agressão. A POLÊMICA DA DENÚNCIA O assunto está cada vez mais presente na mídia, na luta dos movimentos sociais e na fala das pessoas em geral, mas admitir ser uma vítima de violência doméstica ainda é motivo de medo e vergonha para muitas mulheres.

Uma pesquisa do IBOPE, de 2006, revelou que 51% dos entrevistados conhecem, pelo menos, uma mulher que é ou já foi agredida pelo parceiro. As pessoas que mais se familiarizam com o assunto têm entre 25 e 29 anos (59%), têm ensino superior (59%) e moram na periferia (57%). Para um terço dos entrevistados, a violência contra as mulheres é o tema que mais preocupa as brasileiras, superando a AIDS e o câncer de útero e de mama.Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a quantidade de denúncias sobre a violência contra as mulheres varia de acordo com o modo como elas acreditam que a sociedade irá reagir. A maioria que não denuncia seus agressores alega ter medo de sofrer mais violência ou acredita que sua história não será levada a sério.A versão de 2008 da pesquisa IBOPE nos leva a crer que a Lei Maria da Penha (Leia “Maria da Penha, em resumo”) pode ajudar a alterar este quadro.

Entre homens e mulheres, 68% afirmaram conhecer a lei, 33% acreditam que a lei pune a violência doméstica, 21% acham que a violência pode ser evitada ou diminuída por meio deste instrumento legal e 13% sentem que a lei, de fato, tem ajudado a resolver a questão. Depois de receberem explicação sobre seu conteúdo, 83% acreditam que ela poderá diminuir a violência contra as mulheres.No Brasil, a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) funciona em todo o território nacional, 24h por dia, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, e possui atendentes especializadas nas questões de gênero, treinadas pelo Instituto Patrícia Galvão, de São Paulo. Ao fazer a denúncia, a mulher recebe informações sobre quais serviços especializados procurar e, também, orientações sobre como se proteger do agressor.
A vítima pode se identificar ou optar por fazer a denúncia de maneira anônima.
Fonte: Planeta Sustentável

Violência doméstica (ainda) é realidade!!!


Pelo menos uma em cada três mulheres no mundo é ou já foi espancada ou abusada sexualmente. As estatísticas não param por aí e mostram que, apesar de todos os avanços femininos na luta por seus direitos, ainda estamos longe do fim do patriarcalismo

“A violência contra as mulheres acontece, principalmente, na instituição sacratíssima da família”, observa a advogada e professora de Direito da USP, Eunice Aparecida de Jesus Prudente. Para ela, em pleno século 21, as agressões por motivo de gênero são fruto da crença – que persiste – de que o homem é o chefe e provedor da família e de que os demais membros não merecem sequer ser ouvidos.Eunice também observa que ainda há diferenças entre a educação dada aos meninos e às meninas. “As mulheres são vigiadas em sua educação e crescem com medo de serem livres. Elas estão sempre submetidas a alguém, primeiro ao pai ou depois ao marido, como se fossem uma criança grande que precisasse do aval do outro”.

O valor exagerado dado ao corpo feminino – em detrimento da inteligência e do conhecimento – é outro fator agravante da violência doméstica, uma vez que a mulher passa a ser entendida como um objeto que pertence ao companheiro. Quando a questão é a dependência financeira e a remuneração no mercado de trabalho, as desigualdades entre os gêneros são consideráveis. No Brasil, apesar de haver mais mulheres do que homens cursando ensino fundamental, médio e superior, elas recebem menos que 60% do salário deles pelas mesmas atividades profissionais.

A PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 2007, revela que, se nada for feito, a equiparação de salários entre homens e mulheres que executam as mesmas funções só deve acontecer daqui a 87 anos. OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICAAs mulheres ainda apanham dos homens. Na contramão das diversas conquistas efetivas das mulheres, especialmente no âmbito do mercado de trabalho, e de todos os discursos de que o machismo faz parte do passado e de que há igualdade entre homens e mulheres, as estatísticas mostram que o sexo feminino continua a ser tratado com preconceito e de maneira desrespeitosa, para dizer o mínimo.

De acordo com uma pesquisa de 2000, da Comission on the Status of Women da ONU, no mundo, de cada três mulheres, pelo menos uma já foi espancada ou violentada sexualmente. O dado nos faz refletir que não são apenas as mulheres de baixa renda – financeiramente dependentes do marido ou companheiro – que sofrem violência doméstica.Em 2001, a Fundação Perseu Abramo mostrou que: - uma em cada cinco brasileiras já foi agredida por um homem e - pelo menos 6,8 milhões de mulheres, no Brasil, já foram espancadas pelo menos uma vez, sendo que, no mínimo, 2,1 milhões de mulheres são espancadas por ano – ou uma a cada 15 segundos!

A Pesquisa sobre Violência Doméstica Contra a Mulher, realizada pelo DataSenado, em 2007, acrescenta que: - para 35% das mulheres agredidas no Brasil, a violência doméstica começa por volta dos 19 anos; - ao menos para 28% delas, os atos de agressão se repetem e - as causas da violência doméstica normalmente estão associadas a ciúme e embriaguez do parceiro. Das mais de 20 mil denúncias feitas à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), em julho de 2007: - 73% se referiam à violência praticada pelo marido; - 59% alegaram sofrer agressões diárias; - 70% sentem correr risco de espancamento ou morte e - 57% afirmaram que os agressores faziam uso de entorpecentes. Além de ir contra os Direitos Humanos, o Código Civil e a Constituição do país, as agressões contra as mulheres prejudicam o desenvolvimento socioeconômico.

Segundo o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, cerca de 2% do PIB são gastos com saúde, segurança, perdas materiais e mortes.Na esfera individual, as mulheres abusadas e violentadas acabam perdendo dias de trabalho e, consequentemente, correm mais risco de serem demitidas, o que gera um ciclo vicioso de dependência financeira do marido e da agressão. A POLÊMICA DA DENÚNCIA O assunto está cada vez mais presente na mídia, na luta dos movimentos sociais e na fala das pessoas em geral, mas admitir ser uma vítima de violência doméstica ainda é motivo de medo e vergonha para muitas mulheres.

Uma pesquisa do IBOPE, de 2006, revelou que 51% dos entrevistados conhecem, pelo menos, uma mulher que é ou já foi agredida pelo parceiro. As pessoas que mais se familiarizam com o assunto têm entre 25 e 29 anos (59%), têm ensino superior (59%) e moram na periferia (57%). Para um terço dos entrevistados, a violência contra as mulheres é o tema que mais preocupa as brasileiras, superando a AIDS e o câncer de útero e de mama.
Fonte: Planeta Sustentável

Não vou mais falar do pasquim craquento!!! 19


Vai aqui outro aviso meu: parem de copiar o taiadablog toda a semana, tá? A Coluna do Ratinho desta semana está um lixo só! Alguém tem que fazer alguma coisa!


Consegui, por fim, decifrar o pseudo-erudita-mequetrefe: trata-se de um espião da KGB aqui infiltrado, que escreve estas coisas desengonçadas com a intenção de jogar uma cortina de fumaça para que não apareça sua verdadeira identidade secreta: ele é relojoeiro e trabalha na Rua 13 de Maio!

Balaio desta semana: tôu achando que o Edmilson perdeu alguma grana com o Madoff, rsrsrs! Esta tribo dos pagés, tem seu DNA confundido com o de Caçapava. Gostaria de saber as origens desta nobre família!

Outra coisa: o Edmilson tem muita história pessoal no lombo, como dizia meu avô! Precisa contá-las para nós! Que tal uma coluna só prá falar de sua vida?

Loja do centro invade a calçada para vender!!!



Senhores: é lógico que, pelas imagem apresentada ao lado, fica, definitivamente constatado, que em nossa cidade, não há fiscalização de nenhuma espécie!

A loja mostrada, expõe seu mostruário, acintosamente, na calçada em frente à loja, atrapalhando o trânsito de pedestres, como está bem explícito na foto!

O ciclista parou na guia, para conversar com seus amigos, que se postaram ao lado do sofá exposto na calçada, fazendo com que os transeuntes fossem obrigados a desviar-se pelo meio da rua com sérios riscos de atropelamentos!

A referida loja, toda a semana, faz a mesma promoção: expõe tudo no meio da calçada, e dane-se o passante!

Dia da Água sem Fonte Luminosa!!! 2

Foto tirada às 10,05 hs. desta data!

Confirmada as expectativas: as comemorações do Dia da Água, infelizmente estão ocorrendo sem a participação da nossa querida Fonte Luminosa, que está, dinovo, quebrada!!!

Acho, inclusive, que houve algum êrro de estratégia na programação das comemorações, uma vez que o público participante esteve, o tempo todo, na casa de 25 participantes mais ou menos!

Não seria melhor se fosse feita uma caravana para percorrer as escolas de primeiro e segundo graus, com programas pré-elaborados, etc. e tal?

Outra coisa: som altíssimo na Praça da Bandeira! Meu Deus do Céu! Será que a taiada só tem surdos? E, pior ainda, prá quê na Praça da Bandeira e prá quê som num absurdo volume logo cedo?

Algém tem que tomar uma providência URGENTE contra esta gente SURDA e insensível que faz este barulhão logo cedo, não é?

Já está provado e comprovado que som alto não atrai as pessoas, pelo contrário, as afasta! Vejam só estas comemorações do Dia da Água: 25 pessoas mais ou menos. Dêste número, quantos são parentes dos que ali estão trabalhando, né?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Dia da Água sem Fonte Luminosa!!!




Dia 22 próximo, domingo, é comemorado o Dia da Água e a PMC, através da Secretaria de Meio Ambiente e em conjunto com entidades e ONGs ligadas ao tema, anteciparam a data e programaram intensa atividade na Praça da Bandeira (sempre ela né?) para amanhã, sábado, dia 21 de Março, o que, para nós não faz a menor diferença uma vez que o principal será a divulgação de campanhas preventivas, de esclarecimentos aos estudantes, da divulgação de regras ecologicamente corretas de se lidar com a água!

Uma pena que a principal imagem relacionada às comemorações de amanhã, nossa querida Fonte Luminosa, não estará funcionando, o que tem ocorrido com frequência nestes últimos meses! Aliás funciona e quebra, funciona e quebra, funciona e quebra! Parece a Usina Nuclear de Angra dos Reis, né?

Seria uma bela imagem, a comemoração do Dia da Água, ocorrer tendo a junto nossa Fonte Luminosa jorrando água prá todo lado, não é?
Vamos ver: se acontecer um milagre (Como o do filme O milagre do Rua 34!) de hoje para amanhã, talvez possamos curtir nossa fonte, toda linda!!!

Patrimônio Histórico fiscaliza Museu do Automóvel!!!



Meus amigos: conforme haviamos previsto, ocorreu nesta semana, a visita de fiscalização do CONDEPHAAT (Patrimônio Histórico), às instalações do MAC - Museu do Automóvel de Caçapava, ocasião em que foram elaborados laudos técnicos e fotográficos que instruirão eventuais providências a serem tomadas, o que já não era sem tempo, não é?
Segundo apuramos, dentro dos próximos trinta a quarenta dias, já poderemos ter uma idéia dos reflexos desta fiscalização e quais os rumos que deverão ser tomados em relação ao acêrvo e dos prédios e instalações.

Ficaremos na moita, só esperando novidades, que traremos de imediato aos nossos leitores!

Outra coisa: este negócio de ficar acusando o atual Administrador do Museu, de ser conivente com o roubo de peças dos carros, é coisa de gente que desconhece o assunto e por não ter o que falar, acaba falando bobagens!

O Administrador é gente séria, honesta, decente, e também tem interesse pessoal na recuperação do Museu, em razão do saudosismo que lhe provocam as lembranças de sua mocidade quando, em várias ocasiões, ajudava seu pai, que ali trabalhava como empregado, em tarefas ligadas à manutenção dos veículos que ainda hoje se encontram aqui na taiada!

A possibilidade de ter acontecido algum roubo de peças no MAC, além de gerar providências locais por parte dele, enquanto Administrador, melhorando a segurança da área, lacrando algumas portas e janelas desnecessárias, etc. e tal, ainda gerou as devidas providências outras, de natureza policial, condizentes com a natureza da ocorrência!

Damos aqui, o nosso voto de confiança ao atual Administrador do MAC que, como nós, também gostaria de ver o ideal de Roberto Lee concretizado!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Jambeiro tem Festa do Milho!!!

Click para ampliar

Recebemos, da Prefeitura Municipal de Jambeiro, convite e programação para a Festa do Milho (que belo exemplo para nossa taiada!), que irá se realizar entre os dias 21 e 30 deste mês, em comemoração aos 133 anos da cidade!

Serão realizados vários shows de artistas conhecidos, missas, desfile cívico, seresta, show sertanejo, além de doces, comidas e receitas típicas do Milho, para agradar a todos.
Aproveite e dê uma olhadinha no parque industrial da cidade, da limpeza, da organização, enfim, a cidade serve de exemplo!
Estaremos lá!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Vilela sofre cirurgia!!!


Desta vez o Prefeito Carlão sossegou o "pito", não é mesmo? Com dores no joelho direito já há algum tempo, Carlão acabou perdendo o medo e fez uma artroscopia (dia 16), na FUSAN de Caçapava, (eita cabra macho!) para correção de lesões de menisco e cartilagem. O procedimento foi um sucesso!


Agora, é repouso por 15 dias, no mínimo e depois, vamo ki vamo!

Quartel do Exército provoca engarrafamentos!!!


Amigos: em meio às tribulações decorrentes do cêrco que o Exército está fazendo para a bandidagem que roubou as armas (já são 530 soldados na busca!), temos recebido grande variedade de emails que, aproveitando a ocasião, reinvidicam, junto aos militares, o fechamento do portão do quartel que dá saída para as Ruas José Bonifácio e 15 de Novembro, em razão das interrupções no tráfego, que os soldados são obrigados a fazer, para a saída de, muitas vezes, de uma única motocicleta de dentro do quartel, provocando grandes congestionamentos!

O que ocorre: grande parte do tráfego que por ali passa, já enfrenta, também, um absurdo engarrafamento diário, perdendo horas ali parados, bestando, por conta das irresponsáveis manobras dos trens da MRS, para os quais estaremos iniciando, em breve, um grande campanha, com vistas a acabar com as manobras no perímetro urbano da cidade!

Seria fundamental para o tráfego nas citadas ruas, que o Exército colocasse o portão em outra área, como por exemplo na Av. Mal. Castelo Branco, onde não haveria qualquer tipo de prejuízo para a comunidade, além de gerar facilidades aos militares, para a segurança das instalações!

Aguardando email da AAC!!!


Amigos: dias atrás fui contatado, após insistentes pedidos nossos, por representante da AAC, solicitando que marcássemos dia e hora para uma reunião, para tratar dos assuntos levantados por nosso blog, em relação às "espertezas" que estariam ocorrendo na AAC, inclusive com flagrantes de desvios de dinheiro!

Entretanto, dado às condições pouco peculiares da temática relacionada, que tanto nos interessa e também ao público leitor, e objetivando poder oferecer uma posição de absoluta isenção por parte dos atuais dirigentes, acabamos por sugerir que todos os nossos contatos fossem efetuados por email, o que ofereceria, à nós e à administração da AAC, segurança para transitar em meio às preocupações já manifestadas por sócios e interessados em sanear os problemas!

Pedimos, então, a atenção dos srs. administradores da AAC às nossas últimas postagens com relação ao assunto, as quais fornecerão, por sí próprias, um rol dos questionamentos levantados e até hoje não respondidos.

Por certo, logramos informar também, e principalmente, que qualquer informação vinda da parte dos srs. administradores da AAC, com relação aos assuntos acima citados, não serão editadas e serão publicadas na íntegra.

Estamos no aguardo!

terça-feira, 17 de março de 2009

Motociclista não anda com Motoqueiro!!!


Meus amigos motociclistas, há tempos venho observando certo comportamento em no meio, quando em uma reunião, por exemplo, uma pessoa leiga manda, sem nenhuma maldade, um alô para os motoqueiros presentes no recinto, provocando forte reação negativa dos presentes e, por este motivo, para evitar entendimentos equivocados sobre o tema, vamos colocar aqui, o pensamento de um entendido do assunto, que por razões próprias, prefere não se identificar!

"Eu acredito que existe uma diferença entre Motociclista e Motoqueiro! Na verdade, não quero criar distinção nem parecer preconceituoso, coisa que não sou, mas, na verdade existem diferenças, e essas não podem ser classificadas como melhor ou pior. O que quero dizer que as diferenças entre Motoqueiro e Motociclista residem na maneira de utilizar as máquinas de duas rodas.

O Motociclista utiliza a Motocicleta por paixão e amor, é uma relação quase que afetiva. Observa as regras e normas de trânsito, utiliza equipamentos de proteção, é um bom cidadão, uma pessoa de cuca fresca e que não é estressada.

Já o Motoqueiro, (referência até mesmo pejorativa!), é o cara que faz raça, que não observa as normas de transito, que faz malabarismo em via pública e coloca em risco as outras pessoas.

A diferença está no que cada um é, ou tenta ser. Ou se é do Bem ou se é do Mal! Se você tem uma grande moto e maus modos é um motoqueiro, se tem uma pequena moto de 100cc e bons modos é um motociclista!"

Nosso amigo citado, é um motociclista de bem com a vida, tranquilo, pai de filhos pequenos, que se preocupa com as "barbeiragens" que os entregadores de delivery fazem hoje por toda a taiada e que nos dará consultoria gratuita, na elaboração de uma pequeno manual de gerenciamento das atividade de entrega de delivery, que estamos preparando!

Bandidos devem entregar logo armamento roubado!!!

Retrato falado de bandido que participou
do roubo de armas do 6º BIL
(Informações ligue 190 ou 0800-7712012)


Militares de toda a região e principalmente de Caçapava, estão em polvorosa pelos bairros de Caçapava, São José dos Campos Taubaté e outras cidades próximas, à procura das armas que foram roubadas do Quartel do 6º Bil.


Até o momento só conseguiram recuperar algumas baionetas e cintos de guarnição, que estavam abandonadas em Guararema, no bairro de Parateí!


De acordo com o Setor de Relações Públicas da 12ª. BDA, o Comando da Operação YPIRANGA recebeu mais reforços nesta data a fim de ampliar as buscas na região, com viaturas blindadas URUTUS, e aumento do efetivo de soldados, elevando para 450 (quatrocentos e cinquenta) homens advindos de diversas Organizações Militares do País, o número de militares envolvidos na Operação.

As ações prosseguirão de forma intensificada até que todos os armamentos sejam encontrados e devolvidos ao 6º BIL, de onde nunca deveriam ter saído.


É claro que a bandidagem deve entregar logo estas armas, para que suas sujas operações de venda de drogas, sejam logo retomadas ao normal porque assim, do jeito que está, eles certamente não estão conseguindo vender muita coisa não, tenham certeza!

Vereador Paulo Eugênio cobra investimentos ambientais!!!


Também com relação aos srs. vereadores, muito boa a intenção do vereador Paulo Eugênio de cobrar das autoridades se foram realizados estudos de impacto ambiental para as obras na Rodovia do Livro, no trecho próximo à área de preservação ambiental, situado na Fazenda Cachoeira e sendo a área afetada, de preservação ambiental, quais serão as providências a serem adotadas para reparação dos prejuízos ambientais e patrimoniais ocorridos.

Acho que ainda poderia ter ido mais longe, cobrando também os investimentos que devem ser efetuados na referida área, com relaçao à prevenção e ao combate de incêndios florestais (tem que ter brigada e equipamentos!), à fiscalização contra invasores, lenheiros, caçadores e madeireiros, não é mesmo?

Não é só criar a área de preservação ambiental, né? Tem que responsabilizar-se também e inclusive, pela sua manutenção e segurança!

Vereador não foi aprovado pela limpeza pública!!!


Está correndo um forte bochincho de que os trabalhadores do setor de limpeza da cidade, deverão fazer manifestações de protestos contra o vereador Sebastião Lopes, que desacatou uma de suas funcionárias na Praça da Bandeira, reclamando da qualidade do serviço que a mesma efetuava.

Embora o inoxidável Sr. Anderson, diretor da Câmara Municipal, tenha providenciado todo o apoio logistico aos novos edis, inclusive com cursos e palestras, alguns deles, ainda não se conscientizaram de seu papel perante a sociedade, não é mesmo?

Pega leve aí, vereador Sebastião, pois enquanto reclama da qualidade do serviço da funcionária da limpeza, não consegue enxergar que o seu próprio serviço está uma droga, não é mesmo?

Vamos melhorar, heim?

A construção do novo Fórum de Caçapava!!!


As autoridades caçapavenses, participaram de audiência, realizada na manhã de hoje, com o secretário estadual de Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey, para reivindicar a construção de um novo Fórum para Caçapava.

Na oportunidade, relataram ao Secretário as condições precárias do prédio atual, que está pequeno e mal localizado, encontra-se com uma série de problemas estruturais.

Atualmente, mais de 24 mil processos tramitam nas duas Varas da cidade, e quando são realizadas as audiências, é preciso interditar a rua, devido ao barulho dos carros, mas um dos problemas mais graves é a única porta de entrada e saída do Fórum.

Por lá entram e saem juízes, vítimas e presos, colocando em risco a vida das pessoas. Também não temos cela, fazendo com que os presos aguardassem a audiência em locais inadequados. Após breve análise da documentação, o secretário Marrey afirmou que dado às circunstâncias, deverá atender ao pedido das autoridades e construirá o novo Fórum Municipal, cuja unidade deverá ser instalada em 2010, mediante uma parceria da municipalidade e do governo do Estado.

O terreno, de cerca de 15000 m2, já existe e está pronto para a instalação do novo Fórum, uma vez que já foi vistoriado por uma equipe técnica da Secretaria de Justiça! Com a construção do novo Fórum, juízes, promotores e munícipes terão condições de trabalho e atendimento com mais qualidade e conforto.

De acordo com a juíza Simone, o objetivo é implantar também a 3ª Vara, já aprovada por Lei. “Hoje a estrutura de Caçapava nos dá condições de ter até a 4ª Vara, mas depende de lei. Por enquanto estamos trabalhando para conquistar o novo Fórum e instalar a 3ª Vara, já aprovada!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ninguém come taiada em Caçapava!!!


Senhores: O vídeolog aí do lado, que colocamos na página inicial de nosso blog, pode não ser lá estas coisas, no que diz respeito ao conteúdo, não é mesmo?

Acho que Caçapava não tem esta vocação de "bolinho de quermesse", de turismo rural e coisa e tal mostrados no videolog, que estão querendo lhe dar já há muito tempo!

Embora não tenha um parque, um distrito industrial, nossa cidade tem algumas grandes fábricas instaladas, como por exemplo, a maior fábrica da Nestlé no País, algumas fábricas que compõe e elevam a cidade á sede do Polo Vidreiro da América do Sul, uma grande fábrica de sucos gelados, além de fornecedoras para as montadoras e também para o parque aeronáutico da região!

Esta coisa de colocar a taiada (o doce) na frente de tudo, é conversa prá boi dormir uma vez que nunca houve por exemplo, uma festa para promover a taiada (o doce), com comidas e doces típicos e vários festivais de música, danças, etc., como fazem as cidades do sul, particularmente em Santa Catarina nas Festas do Figo, do Marreco, Festa da Tainha, etc., tudo isto capitalizando a comida, em favor do comércio local.

Em Caçapava nunca houve isto! O que ocorre é que, de vez em quando, alguém se lembra que Caçapava precisa ter um doce ou uma comida típica, e lá vem um desinformado falando em taiada. Afinal de contas quem é que come taiada em Caçapava? Todo mundo fala mas nunca vi ninguém comendo, ok?
E tem mais, se de fato fosse (o doce) o suprasumo da sociedade de Caçapava, porque ninguém industrializou, transformou em barrinhas ou tabletes, como fizeram os nordestinos com a rapadura, aproveitando a onda natureba e ecológica destes dias?

Então, voltando ao videolog, estava sentindo uma carência de ter um filmezinho de minha cidade para mostrar para os amigos de outras localidades e achei este!

Vai ele mesmo, por enquanto! Se me aborrecer muito, eu mesmo mandarei fazer um filme caprichado sobre nossa cidade, ok?

A morte de Lucio Corvinho!!!




Faleceu na manhã de hoje, vítima de enfermidade, o ex-vereador Lúcio de Lara Ramalho, nosso querido amigo e companheiro Lucio Corvinho, dentista dos bons, que sempre atendeu aos mais necessitados, e até mesmo aos amigos, sem nada cobrar.

Filho do Prof. Edson de Freitas Ramalho e irmão de Cláudio, Fernando e Telmo Lara Ramalho, Lucio Corvinho era, além de dentista e piadista, um exímio pianista e volta e meia nos brindava, em pleno Consultório Dentário, com uma seção de belíssimas músicas, executadas brilhantemente!

Foi vereador nos anos de 1983/1988, 1989/1992, 1993/1996 e 1997/2000. Ocupou a presidência do Legislativo nos anos de 1993 e 1997/1998.

O corpo será velado no Plenário “Vereador Fernando Navajas”, na Câmara Municipal de Caçapava.
Á família, nossas condolências!

sábado, 14 de março de 2009

Homenagem à verdadeiros heróis!!!

cb. Eliseu Pinhal


2º Sgt Geraldo Berti

sd. Geraldo Augusto dos Santos


sd. Benedito Alves dos Santos




Amigos: esta postagem nos vem num momento difícil, onde a sociedade brasileira está passando por momentos turbulentos, com a violência dominando tudo e as autoridades na mais absoluta das inércias, comprovando, na íntegra, nossa postagem anterior, onde falávamos que na falta de punição às pequenas faltas, ensejariam impunidade também para os demais crimes, o que poderia colocar a sociedade organizada, em risco absoluto de voltar à estaca zero, ao Mad Max!

Neste momento, ao nos questionarmos, com relação ao caminho que estamos seguindo, lembro-me de alguns heróis da Segunda Guerra Mundial, que, com o sacrifício da própria vida, abriram espaço para que a sociedade criasse novos parametros comportamentais que sobreviveram até os dias de hoje!

É claro que muitos foram os heróis que contribuiram para que isto ocorresse, inclusive meu próprio pai (que Deus o tenha!) e grande parte deles, acabou voltando para suas cidades de origem e usufruiram da liberdade e do respeito que eles mesmos acabaram por nos conseguir!

Entretanto, alguns destes heróis, não tiveram a mesma sorte, de voltar para casa, de reencontrar a família, de, superados os traumas, gozar da liberdade plena sua e de seus familiares.

Alguns morreram em combate e, para estes é que preparamos esta singela homenagem!

Como filho de ex-combatente, não tenho recordação de que esta homenagem tenha sido efetuada e faço-a de coração, agradecendo à estes caçapavenses (estes sim, ilustres) que deveriam estar no panteão de nossos heróis, para serem lembrados para sempre!

Soldado Benedito Alves dos Santos
Morto em ação em 05 Nov 1944 - em Africo
Agraciado com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe
Cabo Eliseu Pinhal
Morto em consequência de acidente em serviço em 19 Out 1944, em Montese
Agraciado com as medalhas de Campanha e Sangue do Brasil
Soldado Geraldo Augusto dos Santos
Morto em ação em 21 Jan 1945, em Montese
Agraciado com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe
2º Sargento Geraldo Berti
Morto em ação 2m 02 Nov 1944, em Barga
Agraciado com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil, e Cruz de Combate de 1ª Classe
Á eles e seus familiares, nossas mais sinceras homenagens!
Colaboração da Associação Nacional dos Veteranos da FEB