Taiadablog: Abril 2009

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vamos acabar com o excesso de ruídos!!!


Comemorou-se, nesta Quarta Feira (29), o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, com 1 minuto de silêncio, o que aconteceu entre às 14h25 e 14h26 (horário de Brasília)!

Várias organizações, entidades e representantes de setores diversos do mundo promoveram esses 60 segundos de silêncio para destacar o impacto do ruído excessivo em nosso dia-a-dia, pois, assim, teremos a oportunidade de perceber a importância deste problema que atinge a todos nós!

A palavra ruído significa “barulho, som ou poluição sonora não desejada”. Pode ser contínuo, intermitente ou de impacto e está presente no nosso dia-a-dia, inclusive no ambiente de trabalho.

Um ruído intenso e por tempo prolongado pode causar perda da capacidade auditiva além de outras alterações orgânicas, como alterações digestivas, cardiológicas, neurológicas, psicológicas entre outras.

O individuo exposto a ruído intenso e continuo deve fazer uso de protetor auricular, visando prevenir o surgimento de alterações auditivas e suas complicações.

Nossa querida Taiada, está necessitando URGENTE, que se faça uma grande e criteriosa avaliação dos níveis de ruído, a exemplo do que foi feito na cidade de Taubaté, alguns meses atrás!

O munícipe convive há anos, com vizinhos barulhentos, cachorros, botecos, igrejas caça-níquel, carros e motos com escapamentos abertos, carros e casas com música em altíssimo volume, escolas, etc. e perde sua oportunidade de reclamar, por não saber como fazê-lo. Explicamos abaixo, como fazer sua reclamação:

Faça uma carta, em duas vias, contando tudo que está acontecendo em relação ao excesso de ruído, e encaminhe-a para o Setor de Protocolos da Prefeitura, Rua Cap. Carlos de Moura, 243 Vila Pantaleão, onde a segunda via lhe será devolvida com um recibo de entrega da primeira via.

Aí é só aguardar que o setor correspondente da Prefeitura mande um funcionário ao local, para fazer as medições com o aparelho chamado de Decibilímetro, após o que será efetuado um laudo com os níveis de som, ficando a cargo da Prefeitura, a tomada de providências em relação ao vizinho ruidoso.
Estamos atendos! Se a Prefeitura não cumprir a sua parte, entre em contato com nosso blog!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Previna-se contra a Gripe Suína!!!

No Brasil ainda não é necessário o uso de máscaras!

Atitudes individuais que podem evitar a contaminação pela Gripe Suína:

Lave bem as mãos, e frequentemente.

Ao contrário do que se imagina, é mais fácil contrair o vírus com um aperto de mão do que com um beijo no rosto.

Se alguém resfriado espirra com a mão na frente da boca, e damos a mão a esta pessoa, podemos colocar a mão em contato com o olho e nariz, e contrair o vírus. Ou seja, lave bem as mãos, regularmente, e se estiver gripado, cubra o espirro com um lenço e jogue fora.Evite aglomerações e locais fechados, principalmente com ar-condicionado.

O vírus dura mais tempo no ar em clima seco e frio, e um lugar fechado com ar-condicionado mistura várias pessoas em condições propícias para o vírus.

Veja mais em:

Caçapava não quer mais vereadores!!!


Meus amigos: a ameaça ainda paira no ar: nos próximos dias, a Câmara dos Deputados, aquele balaio de gatos que tudo quer e nada pode, estará votando a famigerada PEC - Proposta de Emenda Constitucional dos vereadores, mais uma maracutaia para lubridiar, de novo e mais uma vez, ao eleitor brasileiro!

Caso aprovada esta exdrúxula legislação, a Câmara de Caçapava deverá incorporar mais sete vereadores, como segue: Jaime Costa, Miltinho Gandra, Dr. Herlan, Dr. Ariki, Dr. Adauto, Gilles (ou Luiz Neto) e Daniel (Desafio Jovem)!

O que é lamentável, pelos menos em relação a um dos nomes citados, uma vez que, embora tenha alcançado expressiva votação, vinda certamente de eleitores acostumados com o toma-lá-dá-cá, que regem as eleições locais, o que não é novidade alguma para ninguém, não é?

O pior é saber que, enquanto aguardam o desfecho da votação no Congresso, alguns dos acima citados encontram-se instalados em belos cargos régiamente remunerados, na Prefeitura Municipal, escolhidos que foram a dedo, independentemente de suas qualidades e ou habilitações profissionais!

Não tem nada a ver com os novos vereadores que aí estão, que já chegaram com grande disposição de mostrar serviço (não é capinando rua e desobstruindo esgotos, etc.). Tem muita gente jovem e bem intencionada na atual Câmara Municipal, que não deve e nem pode se misturar com políticos profissionais sem objetivos, ou melhor com objetivos excusos.

Vamos portanto, cerrar fileiras contra esta excrescência de PEC dos vereadores, pois o número de vereadores atual é bastante expressivo e tem atendido muito bem aos anseios da comunidade.

Bola prá frente!

Mais um desabafo de munícipe!!! 2

Av. dos Operários (liga Av. da Saudade à Av. Brig. Eduardo Gomes (ADC Mafersa)


Meus amigos: segue abaixo, na íntegra e sem edição, mais um desabafo de leitor indignado com a falta de fiscalização e de iniciativa por parte, da PMC! Ele, como todos nós, vê com clareza o abandono de uma importante área da cidade, e aborrece-se por imaginar que, com toda a estrutura que a PMC tem atualmente, não há ninguém que possa melhor orientar o setor encarregado de resolver este tipo de problemas!

"JC, meu comentário não tem nada com a matéria, mas como não encontrei um lugar para novo tema, coloco aqui minha indignação. Seria interessante uma matéria específica.

Refiro-me as pessoas que fazem caminhadas diariamente no trajeto pela Av. Marginal da Mafersa, seguindo pela marginal da Via Dutra até a Praça Sizenando Nogueira (aliás em péssimo estado de cuidados, grama mal aparada, calçada quebrada ao longo do jardim, e por aí vai, péssimo cartão de visita para quem chega a Caçapava), rotatória principal da cidade e retornando ao ponto de partida ou vice-versa.

Quero falar do descuido da Administração Pública com o local onde centenas de caminhantes fazem seus exercios matinais à partir das 6h00 da manhã. O descuido com as calçadas que são de responsabilidade da Prefeitura está um caos, quebradas, com buracos etc... somente os trechos de responsabildade dos moradores estão ordem. Sem falar da péssima iluminação do local.As árvores, finalmente depois de várias reclamações de muitos que ali caminham, foram cortadas, evitando que pessoas se desviassem de seus galhos, porém o lixo da poda ainda pode ser visto pelo trajeto. Uma vergonha!

Não queremos falar da falta de segurança que infelizmente sofreu uma caminhante que encontravámos todas as manhãs, a qual levou 2 tiros na última semana, deixando a todos assustados (não podemos entrar no mérito da causa, porque nada sabemos), mas criticar porque as pessoas ainda precisam se desviar da duas trihas de sangue lá existentes que lembram o triste fato. Será que o departamento competente dos orgãos públicos não poderiam lavar o sangue na calçada?

Outro fato que preocupa a todos é a velocidade com que os veículos e caminhões trafegam na Marginal da Mafersa. Como a pista está em péssimo estado de conservação além do excesso de velocidade eles desviam dos buracos, colocando em risco aqueles que andam na calçada. Não seria prudente colocar redutores, como existentes em várias cidades do Vale?

E finalmente quero registrar que os caminhantes que pagam os seus impostos são na sua maioria moradores da região e portanto comerciantes, executivos de empresa, professores etc..., pessoas formadoras de opinião e eleitores insatisfeitos com o descaso a uma Cidade que não possui nem mesmo um local adequado para aqueles que buscam lazer e melhor qualidade de vida.

Como diria Boris Casói:"ISSO É UMA VERGONHA"Com a palavra os orgãos competentes!!!"
Os leitores que não conseguirem enquadrar seus reclamos às nossas postagens, poderão encaminhá-las por email para: jcflorescpv@bol.com.br ou taiadablog@bol.bom.br

Novo local para exames do CIRETRAN!!!


Segundo o CIRETRAN e os representantes das Auto Escolas, por falta de local adequado para a realização das provas escritas, os candidatos a motorista em Caçapava, estavam impossibilitados de concluirem os exames de habilitação.


O impasse sómente foi resolvido, após levarem o problema para a Câmara dos Vereadores onde, através do Vereador Daniel, foi conseguida a liberação de espaço no Centro Cultural, local em que, à partir de agora, deverão ser efetuadas as provas escritas.
Esperemos que os novos motoristas que deverão vir, o façam com critério, segurança, zêlo e principalmente com respeito às normas de trânsito e aos pedestres em geral!

domingo, 26 de abril de 2009

Comemorações dos 64 anos da batalha de Fornovo di Taro!!!


Foi comemorado, neste domingo, os 64 anos da batalha de Fornovo di Taro na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, com desfile militar no pátio do 6º Batalhão de Infantaria Leve.

O evento contou com a participação de vários ex-combatentes (febianos), autoridades militares e civis, além de familiares e convidados.
Na ocasião foram condecorados militares que se destacaram em missões, representados pelo General de Brigada Roberto Sebastião Peternelli Júnior Comandante do CAVex, General de Brigada Carlos Cesar Araujo Lima Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, Tenente Coronel Dílson Gamarra Rodrigues Comandante do 6º Batalhão de Infantaria Leve e Brigadeiro-do-ar Luiz Fernando Dutra Bastos Comandante da EEEar.
Ao término da solenidade, o Ten. Cel. Dílson Rodrigues, convidou a todos os presentes para um concorrido almoço.
Veja a história completa da Batalha de Fornovo di Taro em http://www.anvfeb.com.br

Um corrida perfeita!!!


Aconteceu hoje, às 09,00 horas da manhã, a 4ª Corrida Pedestre do aniversário de Caçapava, evento que contou com a participação de centenas de atletas de todo o vale do Paraíba, e de outras cidades do estado de São Paulo.

A agitação começou logo cedo, 06,30 hs. na Praça da Bandeira, com a instalação dos equipamentos, posto de controle e barracas que auxiliaram na organização, além do palco, onde, por volta de 07,30 horas, os atletas iniciaram, com a ajuda de pessoal especializado, o aquecimento de músculos e concentração para a prova.

As 09,05 hs. foram dadas as largadas para as provas (10.000, 5.000 metros e caminhada), cuja classificação final ficou assim:

10.000 metros feminino
1º - Maria Cecília Conde Severiano, de São José dos Campos, com 38,03 minutos

10.000 metros masculino
1º - Claudio José Ferreira, de São José dos Campos, com 31,18 minutos

5.000 metros feminino
1º - Drielle Vanessa Conde Severiano, de São José dos Campos, com 17,32 minutos

5.000 metros masculino
1º - Célio Pascoal dos Santos, de São Paulo, com 15,30 minutos

Registramos a presença de atletas profissionais, amadores, gordos, magros, cegos, crianças, idosos, sedentários, e até mesmo fumantes, que terminaram a prova com “os bofes prá fora”, mas terminaram, além claro, das mulheres, que deram um brilho especial ao evento!

Agora, em termos de organização, Caçapava deu um baile! Estava tudo “nos trinques”, dentro dos rígidos padrões para uma competição deste nível.

Nossos parabéns à todos, organizadores, atletas, pessoal de apoio, Guarda Municipal, e também ao público que compareceu, embora em número não condizente com a grandeza do espetáculo!

Começou a vacinação de idosos!!!

Começou neste sábado, 25, em todo o Brasil, a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que vai até o dia 8 de maio. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 80% da população com mais de 60 anos.

O objetivo do Ministério da Saúde é evitar internações e problemas de saúde causados pela gripe.
A população indígena também será alvo da campanha.Cerca de 65 mil postos de vacinação de todo o país colocarão a vacina, que é gratuita, à disposição.
Neste domingo, 26, os postos estarão abertos, excepcionalmente, das 8 às 17 horas. Segundo o órgão, foram investidos R$ 162 milhões para a compra de 21 milhões de doses da vacina e montagem da infra-estrutura da campanha.
Fonte: Agência Brasil

A Taiada é campeã de Tênis de Mesa!!!


A equipe de tênis de mesa de Caçapava, formada por 25 atletas do “Projeto Ação Esporte”, conquistou o primeiro lugar na classificação geral do Aberto de Tênis de Mesa, realizado no último sábado (19), no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba.

O projeto Ação Esporte é promovido pela Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas para crianças, jovens e adultos.

O Aberto de Tênis de Mesa contou com a participação de seis cidades: Aparecida, Caçapava, Jacareí, Moreira César, Pindamonhangaba e Taubaté. O evento foi dividido em cinco categorias: mirim, infantil, juvenil, adulto e feminino.

Caçapava foi campeã e vice-campeã na categoria mirim; campeã e vice, no juvenil; campeã na categoria feminino e conquistou ainda o segundo e o terceiro lugares no infantil.

Com esses resultados por categoria, a representação de Caçapava ficou em primeiro lugar na classificação geral, seguida de Pindamonhangaba, em segundo lugar, e de Taubaté, que ficou em terceiro. A equipe de Caçapava foi acompanhada pelos professores Luciano Diniz e Nilson, do Projeto Ação Esporte.

Fonte: Assessoria/Prefeitura de Caçapava.

sábado, 25 de abril de 2009

Esgoto à céu aberto no centro da cidade

Tapume na calçada da Cadeia Feminina (Foto arquivo)
Senhores: o muro da Cadeia Feminina que estava prestes a desabar, parece que foi consertado e, espero, estamos livres da possibilidade de uma tragédia!

Agora, o que não cabe dentro de nosso espanto, é aquele tapume tentando esconder esgotos a céu aberto impensáveis para qualquer comunidade, ainda mais nos dias atuais, em que se combate muitas doenças transmitidas por mosquitos que ali encontram seu ambiente preferido de procriação!

O tapume, agora todo destrambelhado, com algumas placas caídas, deixam à mostram a calçada coberta de água podre, esverdeada, de mal cheiro e de visão aterradora, na vizinhança, distante cerca de 3 metros do tapume, de uma banca que vende peixes, os quais são limpos ali, no local, certamente espalhando contaminação para todo lado!

De que falam as autoridades sanitárias do município, do estado? Não se pode exigir da população, empenho para colaborar com a não proliferação dos mosquitos que transmitem doenças, e eles próprios, os governantes, nos sujeitam à uma imundície desta, sómente comparável àqueles grotões de favelas encontradas nas áreas metropolitanas das grandes capitais do norte e nordeste!

Tem que ter alguém, algum responsável, alguma autoridade, que sinta isto na carne e tome uma decisão imediata, da completa e inarredável interdição do local, para que os consêrtos sejam efetuados a toque de caixa.

Não podemos mais suportar estes absurdos!! É uma visão dantesca!!!

Nunca mais vou falar do pasquim craquento!!! 24


Hoje estou atacado! Sem comentários!


Cadê o Edmilson?

A vida de Monteiro Lobato na Taiada!!!



Meus amigos: dia 18 deste mês de abril, comemorou-se mais um aniversário de José Bento Monteiro Lobato, nosso maior escritor de Literatura Infantil e crítico feroz da politicalha de épocas passadas e, novamente nos veio à mente, lembranças de histórias contadas por nossos pais, da passagem do grande escritor aqui por Caçapava, onde participou do lançamento de uma revista e escrevia habitualmente no jornal local!


Numa tentativa de melhor entender a passagem do escritor pela taiada, procurei, em literatura e na internet, alguma informação mais específica sobre o assunto e o que acabei encontrando, foram várias informações desencontradas, datas e locais inexatos, e, até mesmo, frases ditas pelo mestre, que expressam dúvidas latentes!


Assim sendo, resolvi procurar ajuda, no melhor banco de dados que disponho sobre informações da taiada: nossos próprios leitores!


É claro que pelo padrão da idade mediana de nossos leitores, jamais encontraremos alguém que tenha vivenciado aquela gloriosa época, a ponto de nos fornecer detalhes, não é mesmo?


Mas parentes, pais, avós, tios, e até mesmo alguma fotografia de família, com registros da passagem de Monteiro Lobato por Caçapava, nos seriam de extrema utilidade para decifrar este enigma: o escritor, de fato, residiu ou passou por Caçapava à época? Onde morou? Quanto tempo? Enfim, qualquer informação sobre o assunto, já nos ajuda, ok?

Apenas um lembrete: Dia 18 de Abril, também é o Dia da Literatura Infantil!

Ninguém come moqueca escondido, tá???



"...os paulistas de Caçapava, no Vale do Paraíba, quietinhos e escondidos como bons caipiras orgulhosos (no bom sentido, também indígena, que significa habitantes do mato), vão mantendo a tradição destas delicadas e deliciosas moquequinhas autenticamente ameríndias!"

A revista Raiz Cultura do Brasil, publica em sua edição de número 1, extensa reportagem sobre a "Moqueca de Caçapava", informando da tradição dos "caipiras" locais de prepará-las?!

Não sei não, pode até mesmo ser engano nosso aqui do blog, mas "Moqueca de Caçapava"?

Comida tradicional dos "caipiras" de Caçapava? Será mesmo?

Pois, de fato, a única história de moqueca que eu conheço aqui de Caçapava, é a Moqueca do Zé das Carças que, a bem da verdade, nunca comi!

Mas o exagero de se afirmar que a "Moqueca de Caçapava" além de ser um prato tradicional em nossa cultura, nos obriga a comê-las "quietinhos e escondidos", tá demais, não é?

O que sei que existe mesmo, é uma muquequinha que se faz em quermesse e festa junina! Será que é esta?

Se for, esclareço que ninguém a come quietinho e escondido. E também não está com esta bola toda, tá?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Taiadablog Ecologia orienta seus leitores!!!


Aproveitando esta onda do politicamente correto, perguntamos à voce, nosso querido leitor, se por acaso sabe a diferença entre EFEITO ESTUFA e AQUECIMENTO GLOBAL?

Pois é, o Taiadablog Ecologia, além de responder, ainda dá uma boa orientação sobre o assunto:

EFEITO ESTUFA
É um fenômeno atmosférico natural em que os gases da atmosfera funcionam como um anteparo, deixando passar a luz solar para o seu interior, mas aprisionando o calor.

Sem esse processo, seria impossível a vida no planeta Terra, já que a menor temperatura média seria em torno de 33ºC.

O aquecimento global causado pelas atividades humanas é o agravamente desse processo natural.

AQUECIMENTO GLOBAL
É o resultado da emissão excessiva de gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono. Esse excedente forma uma camada que a cada ano fica mais espessa, impedindo a dispersão solar, e, em consequência, aquecendo exageradamente o Planeta.

As causas do aquecimento global são: derrubada de florestas, queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que foram atividades cada vez mais intensas desde o início da Revolução Industrial no Século 18.

GÁS CARBÔNICO
É um elemento essecial à vida, produzido pela respiração dos seres vivos, como também pelo resultado da decomposição de plantas e animais e das queimas de combustíveis fósseis e de florestas. O tempo de sua permanência na atmosfera é de 100 anos, no mínimo.

O principal processo de renovação do gás, é a sua absorção pelos oceanos e florestas. Hoje são emitidos entre oito e nove bilhões de toneladas de Gás Carbônico por ano, em todo o Planeta. Deste total, 80% vem da queima de combustíveis fósseis!
Fonte: Revista Meio ambiente

Como é avaliada a qualidade do ar que respiramos!!!


A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), iniciou o monitoramento da qualidade do ar, com a avaliação das concentrações de poluentes no Estado de São Paulo, na Região metropolitana de São Paulo, em 1972, para medição diária dos níveis de dióxido de enxofre e funaça preta.

Em 1981, o monitoramento tornou-se automático, para a avaliação de dióxido de enxofre, material particulado inalável, ozônio, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos não metânicos, além dos parâmetros meteorológicos como direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar.

Os resultados dos monitoramentos, passaram a ser acompanhados de hora em hora, em uma central, que recebia as informações de todas as estações.

Além da medição diária desses poluentes, atualmente, a CETESB realiza estudos sobre outros poluentes,. dentre os quais se destacam o chumbo, aldeídos e compostos reduzidos de enxofre.

No site da CETESB na internet (http://www.cetesb.sp.gov.br/) , pode-se pesquisar a qualidade do ar em todas as estações de pesquisa da empresa.
Fonte: Revista Meio ambiente

Cachorro de rua agora tem proteção!!!

Cansadas de presenciar o imenso sofrimento dos animais pelas ruas de Caçapava, um grupo de pessoas apaixonadas por essas criaturas se mobilizou no sentido de reagir contra essa situação, e acabaram por criar a AMAIS, uma Organização Não Governamental (ONG) de Proteção aos animais.

A AMAIS atua dentro da seguinte filosofia:
a assistencialista, que resgata, trata, recupera e procura um lar adotivo para os animais abandonados, através das feiras de adoção responsável que são realizadas quinzenalmente nesta cidade. Além disso, está preparando um programa de esterilização para reduzir a procriação descontrolada e reduzir o número de animais abandonados no município.
a educação ambiental, que tem por objetivo desenvolver uma consciência de amor e respeito pelos animais.
a fiscalização, que atenderá as denúncias de maus tratos e tomará as providências legais para punir exemplarmente aqueles que promovam agressões covardes, abandono e outras formas de sofrimento a esses seres puros e amorosos.
a atuação política, que atuará por todos os meios legítimos para exigir do Poder Público Municipal o cumprimento das suas obrigações legais em relação ao bem estar dos animais no município de Caçapava, conforme está claramente estabelecido nas Leis Federais, Estaduais e Municipais.

Para instalar um centro de recuperação de animais, foi alugado um sítio, onde será montada uma clínica veterinária e construídos os canis e gatis para abrigar os animais até que sejam adotados. Ressalta-se que hoje, ainda não se tem um local para abrigar os animais, e, em casos de emergência, serão deixados temporariamente na casa dos voluntários ou hotel. Sendo assim, não podemos retirar todos os animais das ruas, apesar de querermos muito atingir este objetivo.

Fundada em Janeiro deste ano, a AMAIS já realizou muitas adoções responsáveis, resgates, tratamento de animais atropelados e doentes e verificação de denúncias de maus tratos.

O site da AMAIS está em fase de construção e deve estar pronto dentro em breve, e os interessados em participar como voluntários, associados colaboradores, parceiros, patrocinadores ou receber esclarecimentos, podem entrar em contato através do e-mail ellenpas@yahoo.com.br

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Escotismo!!!

Alcatéia de Lobinhos de Caçapava em 1960 (Clique na foto para aumentar)
jcflores está nesta foto!
Hoje é comemorado o dia mundial do escotismo ou escoteirismo, que foi fundado pelo general britânico Lord Robert Baden-Powell (1857-1941), que escreveu e ilustrou o Primeiro Manual do Escoteiro, em 1908. É uma organização mundial de educação extra-escolar para crianças e jovens, que busca disseminar o espírito comunitário, valorizar a ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.

O Escoteirismo foi instituído no Estado do Maranhão apenas dez anos depois de surgir na Inglaterra, e, através da recreação, o escotismo alcança a sua principal finalidade: ajudar os jovens a se desenvolver física, intelectual, social e espiritualmente, realizando projetos sociais e ecológicos.
Aliás, atividades de educação ambiental já eram desenvolvidas pelos escoteiros do mundo todo, antes que qualquer ONG ou movimentos ambientalistas iniciassem suas ações. Os temas ambientais são repassados ao escoteiros por meio palestras, exposições, teorias e práticas!
As crianças iniciam suas participações no movimento a partir dos sete aos nove anos e meio, quando são chamados de “Lobinhos” ou “Lobinhas", e à partir daí, recebem todo o treinamento e instruções necessárias para cada fase.
Dos dez aos quatorze anos e meio, são Escoteiros; dos quinze aos dezessete anos, são Guias ou Sênior; dos dezessete aos vinte e um, são Pioneiros e a partir daí, são chefes!
Exemplo de civismo, o Escotismo mantém até hoje, grande número de jovens em suas fileiras, que poderiam ser muito maiores do que são, com vistas, principalmente, a recuperar o sentido cívico de nossos jovens de atualmente, não é mesmo?
Será que ainda está em tempo?

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O descobrimento do Brasil!!!

Monte Pascoal, na Bahia

Em 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota de 13 embarcações portuguesas, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia.

Isso aconteceu depois de atravessarem o Oceano Atlântico durante cerca de 40 dias, sem saber com certeza o que iriam encontrar aqui.


A idéia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a pré-história. Ao chegarem aqui, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu. As caravelas permaneceram nas novas terras por dez dias. Existe um relato detalhado do episódio, feito pelo escrivão Pero Vaz de Caminha. Ele escreveu uma carta ao rei de Portugal, dom Manuel, contando tintim por tintim.


Brancos e índios trocaram presentes, cantaram, dançaram e dois portugueses - em especial - conquistaram a admiração dos indígenas: um por tocar tamborim e o outro por fazer malabarismos.


Não são somente esses fatos que comemoramos no 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse do nosso território pelo reino de Portugal.

Semana inteira de inaugurações!!!


Recebemos, do Prefeito Carlos Vilela, um agradável convite para participar das cerimônias de entrega de várias obras comemorativas dos 154 anos de Caçapava. Vejam só:

Dia 23 de Abril, quinta-feira, às 10 Hs.
Estrada Municipal Nélcio Bertti e Estradas Municipais João Borsói e Tijuco Preto

Dia 24 de Abril, sexta-feira, às 10 hs.
Estrada Municipal Padre Marcelo e Antonio Januzzi

Dia 25 de Abril, sábado, às 10 hs.
Praça Nossa Senhora dAjuda - Caçapava Velha

Dia 26 de Abril, domingo, às 10 hs.
Quadra Poliesportiva Benedicto Gonçalves da Silva (Pagé) - Vila Menino Jesus

Dia 27 de Abril, segunda-feira, às 16 hs.
NEI Profa. Thelma Augusta Pereira Bettoni - Santa Luzia

Dia 28 de Abril, terça-feira, às 10 hs.
EMEI Profa. Maria Eugênia da Silva Ayello Faria - Nova Caçapava

Dia 29 de Abril, quarta-feira, às 19 hs.
Av. Subtenente Luiz Gonzaga de Araújo e Rua Fernando Navajas (Duplicação da Rua do Porto)

Dia 30 de Abril, quinta-feira, às 10 hs.
Secretaria Municipal de Educação - Rua Fco. Romão do Amaral, 81 - Vila Santa Izabel

Tudo isto sem contar a inauguração da Praça Tiradentes, na Vila Menino Jesus, que ocorreu no dia 17 pp.

Ufa!!!É assim que eu gosto! Poderia ser assim, uma inauguração por dia, até o final do mandato, né?

Parabéns ao Prefeito e à Taiada!!!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais planadores no Aeroclube!!!


Planador em voo sobre nossa cidade e, ao lado, sendo rebocado por monomotor

O Aeroclube de Voo a Vela CTA, em Caçapava, recebeu na última semana dois novos planadores ASK-21, de fabricação alemã.

O equipamento deve incrementar ainda mais as atividades do clube, que recebe um número considerável de visitantes e adeptos, interessados em praticar ou mesmo conhecer o voo a vela.

Fundado em 1957, o clube funcionou em São José dos Campos até 1981, e depois teve sua sede transferida para a fazenda Ipuí, em Caçapava.

Os novos planadores que passam a fazer parte do clube têm custo aproximado de 60 mil Euros cada, e o esporte voo a vela consiste no voo com planadores, que são aeronaves desprovidas de motores, mais densas do que o ar e com aerodinâmica semelhante a de aviões.

Os planadores se mantêm no ar graças às correntes atmosféricas e decolam com o auxílio de um avião rebocador.

Os rebocadores são os responsáveis por deixarem o planador na altura adequada para o voo. O reboque acontece através de um cabo que mede entre 50 e 60 metros. Bastante difundido na região Sudeste do país, o esporte tem no Clube do Voo a Vela CTA o seu maior representante, na região do Vale do Paraíba.

Dentre os planadores de fabricação nacional, o EMB-400 Urupema, produzido pela Embraer, é o mais conhecido, e nasceu em 1964, pelas mãos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São José dos Campos (ITA).

A saga de Tiradentes!!!


Em meados do século XVIII, a produção de ouro no Brasil, que era a principal fonte de receita da coroa portuguesa, começou a se tornar escassa. Esta situação abalou o pacto colonial. Sem a quantidade usual de ouro sendo remetida à corte, Portugal resolveu criar mais impostos e aumentar os já existentes.

Com isso, crescia o descontentamento da elite colonial e começavam a surgir anseios de autonomia. Pensadores como Rosseau, Voltaire e Montesquieu, inspiraram os ideais revolucionários. Mas o fator desencadeante destes movimentos foi a independência dos Estados Unidos, em 1776, livrando-se do jugo inglês.

No Brasil, formou-se um grupo chamado de Inconfidentes. Liderado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o movimento contava com a elite intelectual mineira. A idéia do movimento era se livrar do domínio português e promover o desenvolvimento do novo país, através da livre produção, da criação de universidades e da abolição da escravatura. Porém, antes que o movimento conseguisse por em prática seus planos, o grupo foi delatado por um de seus membros. Todos os participantes foram presos. Tiradentes foi confinado por três anos em uma masmorra, até sair a sentença de seu julgamento. O líder do movimento inocentou todos os seus companheiros, que foram condenados à prisão ou ao degredo.

Tiradentes foi condenado à morte. No dia 21 de abril de 1792, foi enforcado, decapitado e teve seu corpo esquartejado. Sua cabeça e as partes de seu corpo foram espalhadas por Vila Rica, a sede da Inconfidência, sua casa foi destruída e seus descendentes considerados infames. Embora tenha sido derrotado, Joaquim José da Silva Xavier converteu-se em um mártir, plantando a semente do processo de independência do Brasil.

Mas sua luta só teve reconhecimento muitos anos depois de sua morte.Somente em 1867, quase 50 anos após a independência do Brasil, é que se ergueu em Ouro Preto um monumento em sua memória, por iniciativa do presidente da província Joaquim Saldanha Marinho.

Mais tarde, no período republicano, o dia 21 de abril se tornou feriado nacional, e, pela lei 4.867, de 9 de dezembro de 1965, Tiradentes foi proclamado patrono cívico da nação brasileira.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Rotatória sem sinalização: acidente à vista!!!

Rotatória da Rua do Pôrto sem sinalização
Informa nosso assíduo leitor Rodriguinhocpv, que os moradores de outros bairros e região central da cidade, já devem estar ficando com uma pontinha de inveja, mas vejam só que beleza que está ficando aquele trecho da Rua do Porto onde foi feita a duplicação da via!

Rua larga, com boa área para ciclistas, calçadão de ótimo tamanho para caminhadas, arborização e ajardinamento, guias pintadas, asfalto de boa qualidade, está tudo de primeira, não é?


Só falta mesmo a adequada sinalização de trânsito ali na rotatória que sai para a Estrada dos Areieiros o que tem causado muitos sustos nos motoristas, visto a quantidade de sinais de pneus arrastando no local, segura evidência da aproximação de acidente com graves consequencias!


sábado, 18 de abril de 2009

Resolvidos os atrasos nas homologações trabalhistas!!!


Em Caçapava, tínhamos um problema gravíssimo: os empregados demitidos ou demissionários das inúmeras empresas, não conseguiam fazer suas homologações trabalhistas nos prazos habituais no Ministério da Trabalho, em razão de sómente serem efetuadas apenas 15 homologações por semana, ocasionando, em alguns casos, um atraso de mais de 4 meses para o recebimento por parte dos trabalhadores!

Por gestão pessoal do vereador Daniel da Farmácia, foram efetuados contatos com o Ministério do Trabalho, que redefiniu o número de atendimentos semanais, aumentado-os expressivamente, e melhorando considerávelmente a situação dos trabalhadores que necessitem ali fazer a homologação de suas verbas rescisórias!

De parabéns o vereador Daniel, pelo belo exemplo de civismo e de valorização do voto de quem o elegeu!

Nunca mais vou falar do pasquim craquento!!! 23


Na reportagem sobre "Tráfico de Entorpecentes no Jardim São José" o "brilhante" repórter que escreveu a matéria, excedeu-se, por completo!

A história toda foi contada de forma tão conturbada, tão confusa, que foi um verdadeiro milagre o Delegado de Polícia não ser preso. Que coisa! Parece um balaio de gato, tenha a paciência!

Alguém tem que aprender a resumir os fatos de forma clara e objetiva, não é mesmo? Assim evitam-se os mal entendidos!

Vou dar uma sugestão para o pseudo-eruditada-mequetrefe: pare com esta mania de grandeza e passe a escrever sobre os assuntos locais, de Caçapava pois, até agora, não deu prá entender nada do que voce falou em todos os seus textos! Faça-me o favor!

Cadê o Edmilson Viana Moura, heim?
Outra coisa, esta semana um dos arremedos de pasquim da cidade, não foi distribuido e nem apareceu nas bancas, dançou feio, embora esteja espalhando notícias inverídicas, dando conta que "...por ser semana de feriado, não teve notícia para publicar, deixando para a próxima semana!"
É o fim da picada: este arremedo de pasquim ainda tem a ousadia de vir com uma conversa fiada deste nível! E os anunciantes, que já pagaram? Como é que ficam? É claro que os organismos fiscalizadores já estão acompanhando o caso!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Triste Aniversário!!!


Semaninha esquisita esta, né? Aniversário da cidade e as festas, as boas festas, com artistas, rodeios, muita cantoria com gente famosa, só acontece mesmo à partir da semana que vem!

Não sei não mas, no meu entender, no dia 14 de Abril, era para se ter a cidade toda iluminada, cheia de festas prá todo lado, especialmente na Praça da Bandeira! Sim, é claro que cabe fazer uma grande festa de aniversário da cidade na Praça da Bandeira! Só esta festa e mais nenhuma pois a praça não é prá isto! É área de lazer, de crianças, de velhinhos lendo jornal, de mães grávidas e de muita conversa fiada, não é mesmo?

Infelizmente nossa praça ficou calada, triste, acabrunhada, vazia, com a Fonte Luminosa desligada, sem água, e o coreto totalmente escuro, sem uma banda, um chorinho, algo bem tranquilo, que pudesse sugerir bate papo, conversas e risadas!

Será que ocorreu algum planejamento para as comemorações do aniversário da cidade, ou foi tudo no grito?

Trânsito engarrafado todo dia no Centro!!!

Clique para ampliar (Foto Mauricio)


Nosso assíduo leitor nos manda a foto ao lado, e informa que o trânsito na Rua 14 de Abril, fica completamente caótico nos horários de entrada e saída dos alunos de uma escola que ali se encontra!


Pais de alunos estacionam nas vagas apropriadas para as Vans embarcarem os alunos e, ao chegarem e não encontrar a vaga disponível, as mesmas estacionam no meio da rua, impedindo a fluência do trânsito e gerando reclamações e buzinaço!

A rua é estreita e não dispõe de local para eventuais manobras, as quais são completamente impedidas, pelo grande volume de veículos estacionados o dia inteiro, de propriedade dos professores da referida escola.
Estes últimos, utilizam-se de grande parte das vagas disponíveis na rua, sem o pagamento das taxas de estacionamento da Zona Azul, além de gerarem insatisfações por parte dos residentes no local, com o constante disparar de alarmes dos veículos, que tocam por horas, sem providências.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

PMC entrega Praça Tiradentes na Vila!!!



Recebemos, da Prefeitura Municipal de Caçapava, convite para a inauguração da nova Praça Tiradentes, na Vila Menino Jesus, que ocorrerá amanhã, dia 17 de Abril, às 20 horas, o que agradecemos.

Entrevistamos alguns dos moradores da região e constatamos que a praça está muito bonita e funcional, e todo mundo está satisfeito!

De fato, a Praça Tiradentes, carinhosamente chamada de pracinha, está uma beleza com seu visual moderno e o povo ajudará a cuidar para que ela não perca suas atuais características!
Nossos parabéns ao sr. Prefeito e ao povo da Vila Menino Jesus.






















Mudaram a data das nossas comemorações!!!

Fusos Horários (hora Mundial)

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

Só que a data foi comemorada, aqui na Taiada, hoje, dia 16 de Abril, três dias antes da data correta, com formatura dos soldados do exército, da Polícia Militar, dos Febianos e da Guarda Municipal, além de alunos de várias escolas, na Praça (sempre ela) da Bandeira! Foi uma bela comemoração, sem dúvida nenhuma!

No dia 22 de Março, é comemorado o dia Mundial da Água, só que, aqui em Caçapava, foi comemorado no dia 21 de Março!

Gostaria de saber quem é a autoridade responsável pela mudança de datas tão significativas e quais foram os critérios utilizados para efetuar as trocas!

Com o mundo globalizado de hoje, é importantíssimo o cumprimento exato de horas e datas, com vistas à padronização das atividades tanto no país quanto no exterior, não é mesmo? O que está sendo comemorado aqui na Taiada às 10 horas da manhã de determinada data de caráter mundial, como é o caso da água, do meio ambiente, etc., estará sendo comemorado, respeitadas as conformidades da hora mundial, estabelecida de acôrdo com fusos horários, no mesmo horário, no exterior!

Custa-me acreditar que datas tão significativas foram modificadas simplesmente com o objetivo de não atrapalhar o final de semana de ninguém!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Caçapava sem banda larga!!!


Temos aqui em Caçapava, apenas duas empresas que prestam serviços na área de internet Banda Larga, ambas com ineficiências próprias e típicas de um lugarejo como o nosso.

Até aí nada de mais, só que uma delas, (a mais antiga) que perdeu clientes com a chegada da mais nova, sempre publicou anuncios de pequeno porte nos pasquins locais, mais com a intenção de registrar sua presença no mercado, do que a de angariar mais clientes, visto ter ficado sózinha durante muitos anos no mercado de Caçapava.

Só que, com a chegada da mais nova, que logo partiu para o ataque com anuncios publicitários grandes e de destaque nas primeiras páginas dos pasquins, a mais antiga começou a perder clientes e esboça, no momento, um arremedo de reação!

Elaborou anuncios publicitários grandes e de destaque nas primeiras páginas dos pasquins, fundo azul com letras brancas (ou é ao contrário, sei lá...) onde coloca os seguintes dizeres:

"Suporte 24 Horas à qualquer hora do dia e qualquer dia da semana!
Seriedade e Confiabilidade: Sendo cliente de nossa empresa voce não estará sendo atendido por um aventureiro..."

Só que, depois deste rapapé terrível, tenta-se um contato com o telefone 0800 da mais antiga, à procura de maiores informações, e ninguém atende!

Pode se tocar o raio do telefone em qualquer hora e em qualquer dia da semana, e ninguém atende! Foram várias (mais de cinco) tentativas de telefones variados

É preciso que os senhores empresários se estruturem melhor, com mais seriedade e, principalmente, com organização para evitar que os clientes fiquem expostos à situações tão díspares quanto esta, não é mesmo?

É por isto mesmo, que o caçapavense anda muito escolado com os prestadores de serviços locais. Tem que fazer um curso em São José dos Campos, não é?

Refrigerante cancerígeno é vendido no Brasil!!!


Recebemos, de nossa assídua leitora, cópia de email que circula na internet, vindo do Dr. Edgardo Derman, médico em San Juan, Argentina, onde se trata da proibição da CocaCola Zero nos Estados Unidos!

Para não incorrermos em divulgar notícia infundada, pesquisamos o site do Federal Drugs Administration, o mais respeitado órgão de controle de drogas e alimentos daquele país, cujas publicações merecem o crédito de toda a comunidade científica internacional.

Como se trata de saúde do consumidor, traduzimos a mensagem que vai publicada na íntegra como nos chegou: "Na década de setenta apareceu uma bebida que foi muito popular em seu momento. A casualidade é que a mesma era produzida também pela Coca Cola e se chamava TAB, obtendo grande êxito já que era dietética.

Nesta época, um engenheiro químico, estava fazendo uma Pós-Graduação na Espanha em Produtos Alimentícios, nos chamou a atenção para não consumirmos esta bebida pois a mesma continha “Ciclamato”, um agente químico que reconhecidamente fazia mal à saúde.

DESDE ESSA ÉPOCA SE SABE QUE NÃO SE PODE USAR O CICLAMATO PARA CONSUMO HUMANO.

O Ciclamato, apesar dos alertas, continuou a ser usado em muitos produtos dietéticos, notadamente nos países em desenvolvimento ou não desenvolvidos. Quando forem a um supermercado ou mercearia basta conferir os ingredientes para ver se apresentam esta nociva substância nas composições destes produtos.

Fiquem de olho nesta bebida, afinal, o que você sabe da Coca-Cola Zero? Depois de uma massiva propaganda do novo produto Coca-Cola Zero, começaram a aparecer na comunidade científica, artigos médicos sobre os malefícios do Ciclamato. De outra forma, os consumidores começaram a questionar porque a Coca-Cola lançava um produto que viria concorrer com outro produto seu da mesma linhagem, a Coca-Cola Light.

Afinal, as duas não prometiam a inexistência de açúcar em suas composições? Se ambas não contém açúcar, o que as diferenciava?

As respostas para estas questões estão a mostra num atento exame dos componentes de tais refrigerantes: A Coca Cola LIGHT possui: Acesulfame K (16mg/%) y Aspartame (24mg/%), num total de 40mg/100ml de bebida, de edulcorantes. Já a Coca Cola ZERO tem em sua formulação Ciclamato de Sódio (27mg%), Acesulfame K (15mg%) e Aspartame (12 mg%), tornando-a mais doce que a outra - um total 54mg/100ml de bebida). Tendo em conta que o edulcorante «Ciclamato de Sodio» está terminantemente proibido pelo F.D.A (Federal Drugs Administration) - (Organismo máximo de controle de alimentos e drogas dos EEUU da América) por comprovados efeitos na gênese de tumores cancerígenos, e mais, que o Ciclamato é muito mais barato que o Aspartame (a razão de 10 dólares por quilo do Ciclamato contra 152 dólares/Kg do Aspartame, vem a pergunta: Que Coca-Cola você passará a tomar?

Parece fácil a resposta, ainda mais considerando-se que o Ciclamato de Sódio é um elemento cancerígeno, não?

Entretanto, o que se vê é um contínuo incremento no consumo da Coca Zero em contraste a um decréscimo no consumo da Light. Especialmente nos países em que a Coca Zero não foi ainda tirada do mercado. O que faz isto? A massificação da propaganda da Coca Zero, contra praticamente nenhuma da Coca Light.

Entra-se no site do FDA e… SURPRESA!!! Lá, se encontra uma lista de aditivos e alimentos considerados seguros para a saúde humana, chamada,Generally Recognized as Safe (GRAS), onde efetivamente aparece o Ciclamato de Sódio com uma observação em inglês: Sodium cyclamate - NNS , ILL - Removed from GRAS - list 10-21-69 - 189. Ou seja, o Ciclamato de Sódio foi retirado da lista de aditivos e alimentos seguros. Confira em http://www.cfsan.fda.gov/~dms/opa-appa.html

Pergunta-se: porque a Coca-Cola Zero é vendida nos Estados Unidos se a FDA proibiu o uso de Ciclamato de Sódio para consumo humano? A resposta é simples; A COCA COLA ZERO vendida nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na mayoría dos países europeus NÃO CONTÉM Ciclamato de Sódio.

Isto só acontece nos países pobres ou subdesenvolvidos como os da Europa Oriental e América Latina. Quando no ano passado se tirou do mercado a Coca-Cola Zero no México criou-se uma grande polêmica porque ela continha Ciclamato e tiveram que trocá-la.

A Coca Cola nunca aceitou dizer que ela havia sido tirada do mercado por causa do Ciclamato. Ao invés disto disse que a mesma foi retirada do mercado para “melhorar seu sabor”. É frustrante e indigno o que estes países fazem com os países do dito 3º. Mundo. Não lhes interessa a saúde do consumidor (que em sua ignorância crêem estar usando produtos dietétios seguros). Interessa-lhes, apenas, o lucro, o dinheiro.

Por incrível que pareça, nas investigações que se seguem, a COCA COLA ZERO que se vende na Espanha também possui esta coisa, o Ciclamato. Porém, está cada vez mais rara sua venda. A que vendem na Alemanha também contém esta droga."

Falso empresário preso em Juazeiro do Norte!!!

Falso empresário acusado de integrar quadrilha é
preso a caminho do aeroporto!

Ele morou e teve negócios em Caçapava, há tempos atrás e ainda foi bajulado por vários partidos políticos, sendo que um deles, o convidou para ser candidato a Prefeito de Caçapava! É mole?

Vejam a notícia no jornal "A Miséria" (sugestivo, não?) de Juazeiro do Norte:

"Um empresário estabelecido no município de Mauriti foi preso na tarde desta segunda-feira (06) em Juazeiro do Norte sob a acusação da formação de quadrilha. Lavoisier Pereira de Moraes estava a caminho do Aeroporto Regional do Cariri onde supostamente iria aguardar um possível comparsa procedente de São Paulo que a polícia não conseguiu identificar.

A operação foi chefiada pelo Delegado Regional de Polícia Civil, Marcos Antonio dos Santos, com base em um Mandado de Prisão Temporária expedido pelo juiz de direito da Terceira Vara Criminal da Comarca de Ribeirão Preto (SP), Guacy Sibille Leite.

O mandado foi encaminhado pelo Doutor Gino, Delegado de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto à Polícia Civil de Juazeiro que fez levantamentos e diligências com o objetivo de prender o acusado. O delegado Marcos Antonio foi informado que trata-se de uma quadrilha de estelionatários com ramificações no sul de Minas Gerais e interior de São Paulo.

O modus operandi, segundo disse, era a abertura de uma empresa e a consequente compra de mercadorias e, posteriormente, a fuga da cidade "dando um rombo no comércio". Os cálculos iniciais da polícia paulista apontam na direção de um "rombo" em torno de R$ 5 milhões.

Há indícios que Lavoisier Pereira de Moraes já tivesse mantido um comércio por algum tempo no município de Caçapava (SP). Nos últimos dias, foram presos integrantes dessa quadrilha em Ribeirão Preto, Teresina e no estado de Belém. O delegado Marcos Antonio não soube precisar se o acusado teria praticado alguma ação desse tipo em Juazeiro do Norte.

A informação em poder da Polícia Civil local é de que o mesmo estava prestando serviços a uma empresa que elabora projetos para a criação de institutos de previdência privada junto a prefeituras do interior cearense. O delegado soube que o mesmo estava visitando prefeitos com esse objetivo.

Quanto a pessoa que desembarcaria ou desembarcou no aeroporto, a polícia suspeita que seja algum integrante do grupo e está investigando para descobrir de quem se trata.

O mandado de prisão de Lavoisier é com base no Artigo 288 do Código Penal Brasileiro (CPB) formação de quadrilha. Ele está detido na Cadeia Pública de Juazeiro do Norte esperando policiais de São Paulo para onde o mesmo será recambiado."
Estamos republicando esta notícia, em razão da perspectiva concreta, de existir ainda, na Taiada, alguma pessoa que tenha ligação com o falsário, sem saber dos fatos.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Imagens da serenata na Rua 14 de Abril!!!

Para ampliar, clique na foto

Uma belíssima serenata, na casa da Dona Nely, na Rua 14 de Abril (data sugestiva, né?), ainda está ocorrendo (20,40 hs.), com muita gente participando e engrossando o coro!
Está sendo de parar o trânsito!









Desfile cívico!!!




O desfile comemorativo do aniversário da cidade, aconteceu como sempre: os militares, a guarda municipal, as escolas, as autoridades, as fanfarras com corneteiros desafinados, a criançada marchando brabo e com o passo errado, etc. etc.

Legal! Como todos os anos! Mas valeu o esforço!

Só o que pegou muito mal, foi a Fonte Luminosa completamente paralizada! Deu dó de ver!

Serenata transferida para hoje à noite!!!


No rol de comemorações do aniversário da cidade, estava programada para ontem, dia 13, uma serenata com o grupo Musical Hélio do Cavaquinho e Amigos, o que acabou não ocorrendo, em razão da fina chuva que caiu durante toda a tarde e noite na cidade.

Ficou transferida então, para a data de hoje, dia 14, no mesmo horário, a saída da serenata, que visitará os mesmos locais anteriormente programados.

O repertório inclui composições de Lupecínio Rodrigues, Cartola, Braguinha, Nelson do Cavaquinho, Adoniram Barbosa, Vinicius de Moraes, Pixinguinha e Noel Rosa. O grupo Hélio do Cavaquinho – nome mantido em homenagem ao músico Hélio do Cavaquinho – é composto pelos músicos Roberto (violão), Fernando (cavaco e violão), Álvaro (pandeiro e voz), José Ramos (chocalho), Celso Cunha (timbra e voz), Hélio Filho (pandeiro), Moraes (voz).

Caso hoje, dia 14 também chova, o evento será transferido para o dia 17 de Abril, próxima Sexta Feira, no mesmo horário e com a mesma programação.

Dicas úteis no dia a dia!!!


- Óleos vegetais, de oliva, girassol e linhaça, servem para dar brilho em janelas e esquadrias de alumínio.
Limpar uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais.
Para limpar e lustrar móveis de madeira, junte duas xícaras de óleo ao suco de um limão. Passar com tecido macio.

- Suco de limão, remove a sujeira e as manchas de ferrugem.
Misturado ao sal, forma pasta muito boa para limpeza doméstica.
Para tirar ferrugem de objetos, esfregue suco de limão com palha de aço.
Para remover gordura de louças, adicionar um quarto de xícara de chá de limão direto no frasco do detergente.
Para remover manchas de suco ou tomate em tecidos, esfregue a mancha com limão, enxágue e deixe secar. Se ainda restar vestígios, molhe a peça em uma solução de um quarto de xícara de água morna, meia colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco por quinze minutos. Enxágüe e lave.
Para alvejar roupas amareladas, coloque-as de molho em água com pedaços de limão.

- Vinagre branco, é o campeão da limpeza, combate o mofo, a gordura e os odores fortes.
Para limpar carpetes e tapetes: a cada litro de água, acrescente duas colheres de sopa de vinagre.
Para eliminar cheiro de mofo em armários e guarda-roupas: coloque uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio. Deixe pernoitar.
Para retirar o cheiro de urina e fezes dos animais de estimação, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Depois passe um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar.
Para limpar o fogão depois de uma fritura, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura por quinze minutos antes de começar a limpeza.
Para remover mofo de azulejos, aplique vinagre branco com escovas de dente velha e deixe agir por duas horas.Após lave com água e sabão.
Para limpeza de vaso sanitário, aplique o vinagre e deixe agir por trinta minutos, depois borrife bicabornato de sódio em escova apropriada e esfregue as áreas manchadas.
Para limpar vidros e espelhos, dilua três colheres de vinagre em 10 litros de água quente. Se estiver muito sujo, lave-o, antes, com água e sabão.

- Bicabornato de Sódio, ótima opção para absorver odores e para a limpeza da cozinha. Deve-se usar luvas ao manipulá-lo.
Para limpar o forno, passe um pano com uma solução de água quente e bicabornato de sódio.
Para desentupir pias e ralos com gordura, use uma xícara de sal, uma xícara de bicabornato de sódio e uma chaleira de água quente.
Para limpeza interna da geladeira, use água misturada com bicabornato e sabão.
Para limpar recipientes plásticos manchados: esfregue suco de limão e bicabornato de sódio.
Para limpar pias de aço inox, basta esfregar a superficie com bicabornato e depois esgrefuar.
Para soltar alimentos incrustados em panelas ou assadeiras, misture água quente e bicabornato. Quando o alimento se soltar, esfregue com uma esponja.

Mensagens publicitárias risiveis!!!


Se vc. olhar os pasquins da Taiada, verão várias mensagens publicitárias, destinadas a parabenizar nossa cidade pelo seu aniversário de 154 anos, não é mesmo?


Não fugiremos à regra mas, para evitar o rebuscamento do palavreado típico de vendedores de anuncio de jornal, que acabam por criar mensagens absolutamente risíveis, vamos dar nossa mensagem com singeleza e profundidade:



Parabéns à nossa querida Caçapava!

sábado, 11 de abril de 2009

Nunca mais vou falar do pasquim craquento!!! 22






O milico informou na coluna do Ratinho, que lutou para conseguir uma ambulância, para transferir um paciente terminal de câncer para São José dos Campos e não conseguiu!

É lamentável que uma ambulância, seja utilizada como moeda de troca para satisfazer egos de pessoas de boa saúde, encarregadas de liberá-las!

Este tipo de veículo, foi desenvolvido exatamente para isto: transporte doentes e acidentados e não para ficar na garagem de Prontos Socorros e hospitais.

O pior disto tudo, foi a recusa, conforme o milico informou, do 6º Bil e da 12ª Bda. Inf. Aeromóvel, em ceder a ambulancia e atender ao doente. Será que este faz parte dos projetos sociais futuros que o General que vai receber o título de cidadão Caçapavense?

Estes soldados estão aqui prá quê, heim? Se não fôr para ser solidário com a população, pode ir embora agora mesmo!
Quanto ao resto, tá tudo do mesmo jeito, com algumas exceções tipo: afinal apareceu uma foto com o tal de NhôVair que o milico inventou. Ganhará uma tapioca de queijo com presunto, aquele que conseguir indicar de primeira, na foto que está no pasquim, quem é o tal de NhoVair!

Outro que deu prá falar um monte de asneira, é o arremedo-de-clodovil, aquele que fala como se fosse o quinto lord de araque do almirantado inglês. Parece até que ele nasceu em explêndido berço, não é?
Quanto ao pseudo-erudita-mequetrefe, acho que as variáveis que compõem a síndrome de perseguição aguda, são as responsáveis pelo monte de asneiras que ele escreve e que também servem como combustível impulsionador de suas próximas abóbrinhas!
Por fim, a grande varada do ano: um anúncio de grande destaque, desejando um Feliz dia das Mães para todos! Acho que erraram o tema!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Vamos fiscalizar os carros de Lanches!!!




Já está passando da hora da Vigilância Sanitária fazer uma fiscalização do comércio ambulante de lanches e outros alimentos na cidade!

Tenho por mim, que a grande maioria, deve apresentar condições precárias de atendimento, no que tange ao armazenamento e manipulação dos alimentos, além de limpesa de instalações, áreas de preparo e descarte dos alimentos, e também nos fogões, panelas e chapas.

Observa-se ainda, que os carros de lanche, não observam princípios básicos de higiene, com relação ao lixo decartado pelos clientes, que acabam espalhados pelas ruas, dificultando a limpesa pelo garis da PMC!
É preciso que a Vigilância Sanitária atue firmemente, pois o descontrole e a falta de higiene na venda de alimentos por ambulantes, está se tornando um balaio de gatos.
Esta semana eu vi, na Praça da Bandeira, um homem vendendo o popularíssimo "quebra-queixos", dentro de um destes carrinhos de construção civil! Tudo bem que havia um pano branco envolvendo o lado de dentro do carrinho mas é impressionante, não é?
Aliás, acho que já está na hora da Vigilância Sanitária trabalhar, concordam?

Muro da Cadeia Feminina vai cair!!!

Muro da Cadeia ao lado do Mercado Municipal (Foto Léo)


Também continua o descaso das autoridades com relação à recuperação da rede de esgoto da Cadeia Feminina, cujas laterais e parte dos fundos, encontra-se, há mais de 2 anos, cercada por tapumes, numa grosseira tentativa de esconder, do cidadão e munícipe, os esgotos à céu aberto que ali correm à vontade, num paraíso para o mosquito da dengue e outras enfermidades!

Agora, mais um perigo foi detectado: o muro da Cadeia Feminina, ao lado do Mercado Municipal, de cêrca de 5 metros de altura, encontra-se com uma perigosa rachadura, que compromete totalmente sua estabilidade e nos dá um aviso curto e grosso, que se aproxima a ocorrência de um desabamento, com consequências imprevisíveis!

Cadê a Vigilância Sanitária, o Setor de Controle de Endemias, a Fiscalização da Prefeitura, o Departamento de Obras da PMC, o Departamento de Meio Ambiente da PMC, as ONGs que perseguem temas ecológicos e de Meio Ambiente?

Cadê os jornais, as rádios? Cadê a Pastoral da Terra, o MST, o STJ, o STF, a TFP, o Minc, o Exército, a Polícia Federal, o Daniel Dantas, enfim os cambaus? Cadê?

É impressionante a nossa passividade diante de tema de tal importância! Se fosse num país europeu, ou até mesmo em algum paizinho de quinta da América Latina, já se teriam organizadas várias manifestações, enfrentamentos da Polícia, agressões para todos os lados, todo mundo pro camburão e imagens em todos os jornais televisivos do mundo!

Mas nem prá este tipo de manchete nos jornais escritos e televisivos regionais, a nossa querida taiada serve! Estes, só noticiam sobre a taiada, quando tem acidentes com morte, prisão de bandido caixa alta, etc.

Eu vou continuar fazendo a minha parte: vou continuar denunciando, enchendo a caixa postal das autoridades sanitárias do muncipio de protestos, além de convocar os amigos, para que façam o mesmo!

Cabo Telefônico pode conduzir energia elétrica!!!

Cabos telefônicos soltos há mais de 15 dias!!!


Continua a saga de abandono aos clientes da Telefônica na cidade! Tem cabo telefônico solto prá todo lado, inclusive na região central da cidade, na Praça da Bandeira, onde constatamos (ver foto anexa), vários cabos soltos, espalhados pelo chão, à espera dos vândalos de plantão, para que algum acidente (ou incidente) ocorra!

É claro que, embora sejam condutores tão sómente de correntes de energia de baixa voltagem, esta fiação, solta, espalhada pelo chão à mercê de transeuntes, crianças, animais, etc., pode, ocasionar acidentes mortais, ao receber descargas elétricas advindas de raios, ainda mais aqui em nossa região, local de maior incidência de raios do País!

Além disto, os cabos espalhados pelo chão e dependurados na rede elétrica, transmitem a idéia de abandono, tanto por parte da Telefônica, quanto e principalmente da Prefeitura que deveria, e não o faz, autuar os (ir)responsáveis das empresas envolvidas, e até mesmo acioná-los junto ao Ministério Público!

Infelizmente, a cidade continua à mercê destes profissionais e empresas de fundo de quintal, que deitam e rolam por falta de fiscalização!