Taiadablog: Comerciante abre no horário que quer !!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comerciante abre no horário que quer !!!


O sistema de funcionamento do comércio de Caçapava, é regido por leis municipais, atrelados a um complexo de regulamentos interligados por situações variadas, inclusive as de ordem relacionadas à segurança pública e, em razão destas necessidades, delimitou-se um horário para o funcionamento do comércio em geral, até mesmo para orientação dos consumidores, que se inicia às 09,00 da manhã, vai até às 12,00 horas, funcionando em caráter reduzido até 13,30 horas, e aí permanece até as 18,00, impreterivelmente!

Claro que, em decorrência de implicações legais, relacionadas ao horário de trabalho dos empregados, grande maioria do comércio utiliza-se deste horário, inclusive em função do costume já disseminado entre os consumidores mas, teóricamente, nada impede de os comerciantes fazerem outro horário, de acôrdo com a sua conveniência, dentro dos parametros legais!

Entretanto, nesta manhã pude presenciar um fato curioso: uma loja, revenda de telefones celulares, ali na Rua 13 de Maio, encontrava-se com a porta semi aberta, notando-se, dentro do estabelecimento, a presença de várias pessoas (empregados), até por volta das 09, 45 Horas!

Necessitando de um serviço do estabelecimento e intrigado, esperando que tivesse ocorrido algum problema, abaixei-me e perguntei se a loja não iria abrir, obtendo como resposta, sem que ninguém se levantasse da cadeira, "que iria abrir daqui a pouco!"
Relato este fato nesta postagem, para mostrar o porque fico indignado quando, ao final do ano, os comerciantes aparecem, di novo, com aquela história de rena com cara de veado!

É patente que balconistas e lojistas da cidade, necessitam de uma orientação técnica com vistas a melhor atender ao cliente e isto tem que ser providenciado com urgência pois o cliente que não recebe um tratamento à altura, vai comprar em São José e Taubaté, como tem ocorrido há muitos anos, não é?

O treinamento e a orientação técnica a que me refiro, nada tem a ver com um pseudo especialista falando horas à respeito de como ele sabe tratar o cliente! Tem que ser coisa grande, profissional, que provoque mudanças comportamentais em lojistas e, principalmente em balconistas, que recupere a autoestima e o desejo de atender bem o cliente e aumentar o faturamento de seu comércio, com reflexos para toda a cidade!

Não podemos nos conformar com situações como esta da loja de celulares e nem tampouco da loja de eletro-eletrônicos que cobra R$ 60,00 para instalar um conector mequetrefe de antena de televisão!

Um comentário:

Banzo disse...

Já vi lojas abertas, no mesmo calçadão, no domingo, sem ninguém frequentando.Será excesso de ganância dos proprietários?