Taiadablog: Projetos de Meio Ambiente em Caçapava são um desastre !!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Projetos de Meio Ambiente em Caçapava são um desastre !!!


Meus amigos, esta não é a primeira vez que falo neste assunto.

Tempos atrás a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, implantou, em todo o estado de São Paulo, com a colaboração dos órgãos municipais de Meio Ambiente, um projeto bastante interessante, denominado Coleta de Lixo Eletrônico, onde foram estabelecidos locais conveniados nas cidades, para que os munícipes ali entregassem seus equipamentos eletrônicos inserviveis, com o principal objeto de evitar que este tipo de lixo, totalmente reciclável, acabasse por poluir os aterros sanitários.

Este assunto também foi abraçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que aproveitou para tirar sua "lasquinha" e garantir a promoção pessoal do então secretário!

Só que o projeto em questão, não foi devidamente esclarecido aos próprios funcionários municipais, que deveriam se encarregar de receber o material inservível e encaminhá-los para depósito apropriado, para se iniciar o processo de reciclagem!

E o que aconteceu? Os munícipes começaram a levar seus equipamentos eletrônicos inserviveis para os locais de coleta e ninguém sabia o que fazer, os funcionários não sabiam do que se tratava e ficavam como baratas tontas à procura de informações para receber ou não os equipamentos.

Percebendo o titubeio dos mesmos, certa ocasião, acabei por colocar os equipamentos inservíveis em cima do balcão do Casarão da Prefeitura e fui-me embora e à partir daí, sempre fiz do mesmo jeito, embora os funcionários ficassem desesperados tentando evitar receber o mico!

Pois é, esta situação permanece até hoje: os funcionários da PMC não sabem o que é, para que serve, se devem ou não receber os materiais inserviveis, e também não sabem onde colocá-los!

Chegam ao ponto de solicitar que o munícipe os encaminhe diretamente à area de Reciclagem, ali na Estrada da Marambaia, embora a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tenha declarado, à época da instalação do projeto, que um dos pontos de coleta seria justamente o Casarão da PMC!

Reparem só onde e como estão estocados os materiais eletrônicos inserviveis já doados pelos munícipes: para ficarem jogados no local onde estão, melhor seria os próprios munícipes o jogarem no lixo comum, não é?
A mesmíssima coisa está acontecendo com a coleta do óleo de cozinha utilizado, que a Dona de Casa passa dias juntando na garrafa pet e, ao levar ao ponto de coleta designado pela Secretaria de Meio Ambiente, ninguém sabe o que fazer, onde colocar e quem é o responsável!
Será que já não passou da hora de se dar um treinamento para as pessoas envolvidas nestes projetos? Ou melhor será que, antes de convencer a comunidade externa (a população) a apoiar determinadas campanhas municipais, não seria de bom alvitre convencer e envolver, em primeiríssimo plano, aos funcionários municipais ?
Tenham dó, tá?

6 comentários:

Nruno Barreto disse...

Realmente esta matéria retrata com absoluta fidelidade a realidade que vivemos, pois fui ao Casarão entregar alguns produtos e ninguém saibia o que fazer. Absoluto despreparo ou desinteresse, o que em nada altera o desrespeito ao cidadão que quer cumprir sua parte e o poder (?) público se nega a cumprir o minimo que lhe cabe. A ecologia e a preservação do meio ambiente deles é só na teoria. Acorda Carlinhos (enquanto ainda é tempo)

Manoel T. disse...

JC, está certíssimo! Tá uma bagunça estes projetos de Meio Ambiente. É claro que o Secretário pegou carona em assunto de cahorro grande, para fazer seu nome aparecer. Não é a toa que está tendo a maior dor de cabeça junto à opinião pública!

Laudemir disse...

Prezado JC: este Secretário, não reage NUNCA pois além da incapacidade técnica para gerir assunto de tal complexidade, anda se escondendo pelos cantos, tentando apagar vestígios dos escândalos que o perseguem!

Claudia Resende disse...

Se o equipamento for de informatica e estiver em funcionamento sugiro que seja feita doação para entidades como COnviver ou Apae. Eles sempre acharao uma utilidade para eles

Anônimo disse...

Acho que ao invéz de ficar dando palpites, porque voces não levam sugestões ao departamento, afinal voces vão estar comtribuindo com o meio ambiente e os municipes
fui.....

Unknown disse...

Acho que foi só voce que ainda não percebeu que estamos fazendo exatamente isto, anônimo: propondo!