Taiadablog: Sal, sódio e vida !!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sal, sódio e vida !!!


Compre uma caneta Bic, e faça de sua tampinha o medidor de sal que pode comer numa refeição. Fica razoável um prato assim salgado, mas não para turma do saleiro, que bota sal na comida seja ela qual for.

Essa medida da tampinha, por refeição e por pessoa, é aproximadadamente o que recomenda a Oranização Mundial da Saúde para o consumo individual diário de sal, ou 6 gramas por dia, uma tampinha dessa em cada uma das três refeições diárias.

Por quê? Porque sal em excesso faz mal pra todo mundo, em especial para hipertensos - quase todo mundo.E a OMS ainda quer diminuir de 6 para 5 gramas o sonsumo diário. Sal é basicamente NaCl, cloreto de sódio. O vilão é o sódio.

Por isso, nas embalagens temos geralmente a quantidade de sódio, e não de sal. Fazem assim porque tem alimento que tem sódio, que não salga, e não tem sal. Então para saber quanto sal tem, multiplica-se o valor do sódio por 2,5. 1g de sódio, 2,5g de sal.

O sódio tem um papel importante no organismo, principalmente no equilíbrio entre os fluidos celulares e extra - celulares. E seu excesso cria um grande problema nessa relação. Já o cloro, que também é essencial, é fundamental para o processo digestivo, no estômago por exemplo é a base do suco gástrico. E também aumenta a capacidade do sangue de carregar gás carbônico das células para o pulmão. Juntos, na forma de sal, estão em todos os tecidos e fluidos, como o suor e as lágrimas.

Um homem adulto tem cerca de 250 gramas de sal em seu corpo. E pode ingerir só 6 g por dia. Conselho: Não fica muito gostoso só com isso de sal por dia! A comida fica meio sonsa. Mas aí vale a regra: comida saudável é sempre meio ruizinha de gosto. A gostosa, com bastante sal ou açúcar e gordura, faz mal.

Assim, de papo com os amigos, em vez duma cervejinha gelada com linguicinha frita, salame, pãozinho italiano com sardela ou seletos torresminhos, prefira um leitinho de soja sem açúcar, acompanhado de tenros palitinhos frescos de bambu natural e bolinhos crus de alpiste, temperados com pó de serra de madeira certificada ou casca do côco bem raladinha. A vantagem é que você decide rapidinho a vida, querendo morrer logo!

Nenhum comentário: