Taiadablog: 2012 - Ano Nacional Jorge Amado !!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

2012 - Ano Nacional Jorge Amado !!!



Recebemos, do inesgotável Secretário de Cultura de Caçapava, o email abaixo:

"Prezado JC Flores,
Jorge Amado é o escritor que personifica o Brasil. Sua brasilidade, seu talento irrepreensível, aliado ao jeito baiano de ser, possibilitaram a nós leitores pérolas da literatura moderna.
As estórias inventadas por Jorge, e muitos de seus personagens incorporaram-se ao imaginário de todos os povos e países, visto que sua obra foi traduzida para quase todas as línguas, feito inalcançado por qualquer outro escritor tupiniquim e por poucos de outras nacionalidades.
Figura exponencial de nossa cultura a partir dos anos 30, Jorge Amado, que era critico aos avanços tecnológicos, foi quem justamente antecipou a nossa globalização literária, abrindo caminho para outros escritores brasileiros, como foi o caso de Paulo Coelho.
Amado expressou a alma brasileira a partir da Bahia. Como disse Tarcisio Padilha por ocasião de sua morte “A baianidade era a chave capaz de abrir a porta da universalidade de sua literatura”.
Pensando no legado cultural que Jorge Amado deixou ao País e aos milhões de leitores em todo o mundo, apresentei na data de hoje, por meio do mandato do deputado Roberto Alves, projeto de lei que nomina o ano de 2012, de Ano Nacional Jorge Amado.
Jorge Amado

Assim, como em 2010, por meio do projeto de lei do Senador Marco Maciel, celebramos a obra de Joaquim Nabuco por ocasião de seu centenário de morte, o Brasil comemorará em 2012 o centenário de nascimento de um de seus maiores interpretes literários.
Conto com o apoio dos brasileiros, nesta iniciativa que visa ampliar o leque de ações do Governo Federal no estimulo a leitura e a escrita. Que as Academias Literárias de todo o País, por meio de seus representantes no Congresso Nacional, participem desta justa homenagem."

Trata-se de um projeto de suma importância ao complexo cultural de nosso país, na reverência ao literato de maior relevância e expressividade nacional que, através desta justa e belíssima homenagem do Secretário Fabricio, certamente alcançará seus nobres objetivos!

Todo nosso apoio ao projeto e novamente parabéns ao Secretário Fabrício Correia!

Nenhum comentário: