Taiadablog: Bancos na internet: Como evitar golpes on-line !!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bancos na internet: Como evitar golpes on-line !!!

É seguro usar o banco pela Internet. O setor de instituições financeiras é o que mais investe em tecnologia de segurança, por motivos óbvios. Quase todas as ocorrências fraudulentas, nesse caso, são por descuido do próprio internauta. Guardar muito bem a sua senha é imprescindível para evitar prejuízos.

Um bandido virtual pode desenvolver um site parecido com o de uma instituição bancária, para pegar pessoas desatentas. A vítima acaba caindo em um site falsificado igual ao original. Casos desse tipo são raros, mas podem acontecer.

Mantenha antivírus atualizados instalados no computador que utiliza para ter acesso aos serviços bancários.

Troque a sua senha de acesso ao banco na Internet periodicamente.

Só utilize equipamento efetivamente confiável. Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados, nem em equipamento que não conheça.

Não execute aplicações, nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, “Cavalos de Tróia” e outras aplicações prejudiciais que fiquem ocultas para o usuário e permitam a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado. Instale uma barreira de proteção (firewall).

Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, suas políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.

Exclua (delete), sem abrir, e-mails não-solicitados ou de origem desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados (“atachados”).

Tome cuidado, especialmente, com arquivos e endereços obtidos em salas de bate-papo (chats). Alguns desses chats são freqüentados por hackers (pessoas com avançado conhecimento em informática e que acessam sistemas sem permissão).

Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.

Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança.

Quando efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, certifique-se de que está no site desejado, “clicando” sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site, concedido por um certificador, aparece na tela, confirmando sua autenticidade, juntamente com informações sobre o nível de criptografia utilizada naquela área pelo responsável pelo site (SSL). Não insira novos certificadores no browser (programa de navegação), a menos que conheça todas as implicações decorrentes desse procedimento.

Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.

Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que tenha executado, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma de segurança.

Em caso de dúvida, procure o gerente de seu banco e pergunte que medidas de proteção estão sendo tomadas quanto à segurança das transações on-line.

Os meios de comunicação estão permanentemente divulgando dicas de segurança aos usuários da Internet. Mantenha-se atento.

Fonte: SERASA

Nenhum comentário: