Taiadablog: Campeonato de Balonismo em Jacareí terá Prova da Chave !!!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Campeonato de Balonismo em Jacareí terá Prova da Chave !!!

 

O VIII Campeonato Paulista de Balonismo, o segundo megaevento do ano de Jacareí, depois do Jump Festival em abril , contará com a desafiante e uma das mais difíceis provas do gênero, a Prova da Chave.
 
Será no dia 21, das 6h às 10h, com alvo que poderá ser próximo à caixa d'água da Fundação Cultural de Jacarehy ou no Parque da Cidade.

Na Prova da Chave, o objetivo dos balonistas é tentar pegar uma grande chave que ficará no topo do alvo.  Esta é a prova mais difícil do campeonato que chega a Jacareí pelo segundo ano consecutivo.

Confira a programação do torneio:
Dias 18, 19 e 20, das 16h às 18h: decolagens coletivas do campo de futebol do Jardim Santa Maria
Dias 19, 20 e 21, das 7h às 10h: decolagens em vários locais definidos pelos pilotos
Dia 20, das 20h às 22h: Night Glow, no Centro Poliesportivo Du Cambusano
Dia 21, das 6h às 10h: Prova da Chave

Os Espaços EducaMais Jardim Paraíso e Parque Santo Antônio e o Parque da Cidade serão possíveis alvos para as diversas provas da competição. De acordo com o secretário de Esportes e Recreação de Jacareí, Hernani Barreto, o sistema de segurança do evento já foi concluído.

“Todos os detalhes de segurança do evento já foram acertados. Tivemos reuniões com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e concessionária de energia elétrica do município.

Também já contamos com licença da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para o campeonato. Os pilotos que participarão do evento são experientes e compreendem bem todas as normas de segurança”, explicou Hernani.

O evento é realizado pela Federação Paulista de Balonismo e Prefeitura de Jacareí. Serão 15 balões e o piloto que somar mais pontos nas provas levará o título de Campeão Paulista de Balonismo.

Uma das atrações mais esperadas é o Night Glow, quando os pilotos se reúnem para inflar os balões (sem decolagem) proporcionando um espetáculo noturno de cores e emoção. É o único momento do evento de balonismo que reúne todos os balões no mesmo local, e será no dia 20, das 20h às 22h, no Centro Poliesportivo Du Cambusano (estádio do JAC).

Apesar do espetáculo, a prova também conta pontos no torneio. A entrada é gratuita e a comunidade poderá assistir a tudo das arquibancadas. Na edição do ano passado o Night Glow reuniu mais de 3.000 pessoas. Para convidar a população para o show noturno, uma carreata percorrerá as principais ruas da cidade.

Já estão confirmados os principais nomes do balonismo nacional, entre eles o campeão da Copa Brasil e um dos mais experientes do país, Rubens Kalousdian, o campeão paulista de 2010, George Ary, e o atual campeão brasileiro, Luis Silvestre.

As decolagens coletivas serão no campo de futebol do Jardim Santa Maria, o marco zero do evento – rua Inês Michaela Silva e Souza, na esquina com a rua Carlos Drummond de Andrade.

Serão cinco provas, de acordo com as regras da Federação Paulista de Balonismo, incluindo provas de alvo e pontaria, de alto nível técnico e de precisão. Os voos podem durar em média de 1h a 2h30 e não têm delimitação de área para a aterrissagem. Os balões voam a uma altura de até 6.000 pés, o que equivale a 1.800 metros de altura.

Nenhum comentário: