Taiadablog: Operação antidrogas faz uma "limpa" em Taubaté !!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Operação antidrogas faz uma "limpa" em Taubaté !!!

Policial civil em ação durante operação "Castelo". Foto: Rogério Marques

Com mais de 4.600 ligações telefônicas interceptadas e três meses de investigações, a Polícia Civil deflagrou na manhã de ontem a Operação Castelo, contra o tráfico de drogas, que visava desarticular uma facção comandada por jovens na parte baixa de Taubaté.

Cerca de 40 pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos, 7 delas com idades entre 18 e 25 anos, ficaram presas e 8 menores foram encaminhados para a Vara da Infância e da Juventude.

A operação foi batizada de Castelo, pois era como os traficantes se referiam, durante as conversas monitoradas via escutas, ao ponto de distribuição de drogas de onde eles comandavam a venda dos entorpecentes.

Durante a operação foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, 6 de prisão, efetuados 7 flagrantes e apreendidos 3 armas, maconha, crack, cocaína, balanças de alta precisão, material para preparar e embalar drogas, munição (entre elas 50 de calibre 9mm e outras 34 de fuzil) e mais de 50 aparelhos celulares, que serão periciados.

A concentração da polícia começou às 5h. Por volta das 5h50, em um comboio de 20 viaturas, 54 homens pertencentes a delegacias das 10 cidades que integram a Seccional de Taubaté, todos fortemente armados, saíram e cercaram o Parque São Luís, Parque Santo Antônio, Jardim Garcez, Mourisco e Esplanada Santa Terezinha.

Divididos, os policiais foram cumprindo os mandados e revistando os imóveis. "Uma das dificuldades para cumprir o mandado é que eles mudam ou retiram os números das casas e aumentam os muros mudando as fachadas constantemente para tentar dificultar o trabalho da polícia", disse Adriano Soares, do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos).

O principal foco da polícia foi a avenida João Guarnieri, no Parque São Luís, onde foram cumpridos 15 mandados.

Segundo o delegado da DIG (Delegacia de Investigações gerais), Juarez Totti, que comandou o trabalho, a rua concentra o comando do tráfico e era desta rua que as drogas eram distribuídas para as ‘biqueiras’ de toda parte baixa.

Ainda de acordo com o delegado, chefe do bando seria David Tavares Marinho, 20 anos, conhecido como Babão, e que teve as ligações rastreadas pela polícia, mas conseguiu fugir.

"Agora vamos analisar o material apreendido e dar se-quência às investigações para tentar localizar e prender Babão", disse o delegado.

Durante os três meses de investigações, pelo menos outras 8 pessoas foram presas e mais de 10 kg de drogas foram apreendidos.

Mortes. Segundo a polícia, mais de 90% dos homicídios em Taubaté estariam ligados ao tráfico de drogas. "Combatendo o tráfico, automaticamente estamos combatendo uma série de outros crimes”, disse o delegado!

Nenhum comentário: