Taiadablog: Prefeito de Taubaté escapa da cassação !!!

sábado, 13 de agosto de 2011

Prefeito de Taubaté escapa da cassação !!!

A Câmara de Taubaté rejeitou o pedido de cassação do prefeito Roberto Peixoto (PMDB), acusado de supostas irregularidades em compras de medicamentos.

A sessão que garantiu a permanência do peemedebista no cargo começou às 12h30 de ontem e avançou a madrugada, apenas a leitura do processo com as denúncias e a defesa do prefeito demorou mais de 10 horas.

A votação se encerrou às 2h28 de hoje, mas o acordo para livrar Peixoto já estava selado antes mesmo de a defesa do prefeito usar as quase duas horas que tinha direito. No total, 8 vereadores votaram a favor da cassação e 6 contra. Para que o prefeito fosse cassado, eram necessários pelo menos 10 votos favoráveis.

A sessão foi marcada por protestos, dentro e fora da Câmara. A Polícia Militar foi obrigada a intervir pelo menos cinco vezes em tumultos entre manifestantes favoráveis e contrários à cassação.

O prefeito optou por não comparecer à Câmara. Ele acompanhou a votação pela TV, na companhia de familiares.

Dois vereadores da base aliada chegaram ao plenário com os trabalhos já em andamento: Luizinho da Farmácia (PR) e Rodson Lima (PP).

A sessão começou com a leitura do processo de cassação, baseado em supostas irregularidades na atuação da empresa Acert, responsável pela logística dos medicamentos da rede entre 2008 e 2009.

Inicialmente, seriam lidas 441 páginas, mas um acordo entre vereadores e advogados permitiu a retirada de 57.

Para acelerar o andamento dos trabalhos, a mesa diretora desistiu de fazer intervalos, e os parlamentares se revezaram na leitura dos autos.

A expectativa de que a Avenida do Povo ficasse lotada não se concretizou. De acordo com a Polícia Militar, 150 pessoas, em média, permaneceram na área externa.

Por volta das 22h30, foi aberta a palavra aos vereadores. Cada um teve 15 minutos para apresentar suas considerações sobre o processo.

O vereador Chico Saad (PMDB), um dos principais aliados de Peixoto na Câmara, apontou supostas falhas na comissão que julgou o prefeito e disse que a vontade popular precisa ser respeitada. “O povo quis que o prefeito continuasse”, afirmou, em referência à reeleição de Peixoto.

Antes do fim da votação, aliados do governo já projetavam o futuro após a absolvição do prefeito.

Para o secretário de Governo Adair Loredo, os vereadores entenderam os motivos que levaram o prefeito a contratar a empresa Acert.

“Ele tinha que escolher entre a vida e a morte. O prefeito teve coragem de fazer as compras emergenciais que eram necessárias”, disse.

Vereadores aliados seguiram na mesma linha.

“A comissão apontou que houve erros, mas o prefeito tomou as medidas, como a abertura da sindicância”, disse Ary Filho (PTB).

Parlamentares que votaram pela cassação lamentaram o resultado do processo. “Pelo que eu vi do processo, a justiça não foi feita”, disse Pollyana Gama (PPS).

Dois vereadores não participaram da votação: o presidente da Câmara, Jeferson Campos (PV), por ter sido o autor da denúncia que originou o processo de cassação, e Carlos Peixoto (PMDB), por ser sobrinho do prefeito. Foram substituídos, respectivamente, por Regino Justo (PV) e Diego Fonseca (PSDB), que votaram pela cassação de Peixoto.

O PLACAR DA CASSAÇÃOAlexandre Vilela (PMDB)
A favor
Ary kara Filho (PTB)Contra
Chico Saad (PMDB) Contra
Diego Fonseca (PMDB)A favor
Henrique Nunes (PV)Contra
Luizinho da Farmácia (PR)Contra
Maria das Graças (PSB)A favor
Maria Tereza Paollichi (PSC)Contra
Mario Ortiz (DEM)
A favor
Orestes Vanone (PSDB)A favor
Pollyana Gama (PPS)A favor
Regino Justo (PV)A favor
Rodrigo Luís Silva (PSDB)A favor
Rodson Lima (PP)Contra

A nota distonante, DI NOVO, ficou por conta da impossibilidade de se transmitir ao vivo a sessão, em virtude de "problemas técnicos" dos equipamentos da TV Câmara de Taubaté, que segue o padrão das Câmaras Municipais da região: as sessões de maior interesse à população, são deliberadamente "escondidas" da população, com a argumentação de "problemas técnicos". Só voltam a funcionar normalmente, depois das sessões, para publicar amenidades relacionadas ao plantio de hortas caseiras, ou seja: abobrinhas!

Um comentário:

Piolho de garagem disse...

JC não que eu queira proteger ou deixar de proteger o Peixoto, não sei nem direito quem ele é. Mais se ele fosse cassado não seria o prejudicado o município de Taubaté se considerarmos que falta pouco mais de 1 ano para a próxima eleição. Acredito que se ele tiver alguma fraude mesmo depois de deixar a o mandato o tribunal de conta poderá faze-lo devolver tudo o que possivelmente tenha gasto indevidamente?