Taiadablog: Do mestre, com carinho !!!

terça-feira, 29 de março de 2011

Do mestre, com carinho !!!

Da esq. para a direita: Profa. Dra. Maria Cristina Vasques,
Prof. Dr. Itamar Alves Martins, Profa. Dra. Kassab Bayki Hussein,
Bióloga formanda Sabrina, Profa. Msc. Marisa Cardoso e
Prof. Dr. Valter José Cobo
Nesta segunda feira passada, tive o prazer maior de ver uma de minhas filhas recebendo seu diploma de graduação em Ciências Biológicas, pela UNITAU, através da festividade de colação de grau ocorrida na Associação dos Trabalhadores no Comércio de Taubaté!

Na ocasião, fomos agraciados com um discurso belíssimo, de um dos professores de minha filha, o jovem Prof. Doutor Valter José Cobo, titular da cadeira de Zoologia da UNITAU, cujas palavras falam por si ! Vejam só, na íntegra:

"Boa Noite!
Parabéns a todos os formandos do curso de ciências biológicas!
Gostaria de poder medir o tamanho da honra e alegria que sinto pelo convite, ao qual sou muito grato, mas não fui capaz de encontrar medidas que pudessem expressar tamanha felicidade.
Apenas tentarei com algumas palavras dar a vocês alguma retribuição pela generosidade que me oferecem.
Um dia, um homem começou um discurso dizendo:
         - Eu tive um sonho...
E, como sabem, essas palavras ecoam até hoje ainda com enorme poder; essas palavras carregam a força que foi e é capaz de mudar culturas,tradições, hábitos, vidas!
São palavras capazes de mudar o mundo!
Um dia todos nós tivemos um sonho, um sonho em comum, o de ser Biólogo!!!
Talvez o nosso sonho não venha  a transformar o mundo, talvez não o mundo todo, mas certamente uma parte dele, ou pelo menos o nosso mundo, o mundo de cada um de nós aqui.
E hoje começamos a converter o sonho em realidade, a primeiro etapa já foi vencida, já temos o titulo e o mundo com suas partes a nossas frente, a nossa disposição.
Creio que podemos dividir  nossas vidas em duas grandes partes: somos história e somos projetos, ou se preferirem somos também sonhos.
Tudo o que vivemos, o que aprendemos, vimos e sentimos é a nossa historia, a nossa bagagem.
É uma parte muito importante que conta muito sobre quem somos e por conseqüência muito sobre quem seremos.
É o acumulado de todas as nossas experiências, acertos e erros e as lições que tiramos disso, é a nossa experiência de vida.
A outra parte, os projetos ou sonhos, se concentra naquilo que queremos da vida, são as nossas expectativas.
E as expectativas que são as mais cruéis, pois representam aquilo que esperamos de nós mesmos e, o risco da decepção é realmente aterrorizante.
Mas vocês hoje dão uma prova cabal de que são capazes, capazes de realizar projetos, sonhos!!! E é assim que será a vida toda, enquanto houver vida, transformando sonhos em história e sonhando outros sonhos prá virarem historia amanha...
E esta noite é sobre isso também!!!
Claro que o sentimento de festa e comemoração são os mais evidentes hoje mas, estamos sonhando, o que vamos fazer agora com mais essa historia? Qual o próximo projeto? O que vou querer ser agora? Que tipo de profissional espero ser? Esta noite também é sobre isso...
A profissão que hoje todos oficialmente abraçam hoje oferece uma imensidão de oportunidade e alternativas! Há muitas opções entres as quais escolher mas...
Algo entre todas essas oportunidades parece ser constante! O mercado! O mundo lá fora! Esse mundo de oportunidades tem um cuidado especial com os recém formados!!!
Eles vão querer saber tudo sobre vocês, ou quase tudo, tudo o que fizeram na direção da profissão, em outras palavras: qual é a sua experiência profissional?
E como recém formado o friozinho no estômago parecer ser inevitável!! Como podem me cobrar experiência profissional se acabo de receber o titulo?
É quase uma crueldade!!
Mas é assim mesmo e vocês terão que dar um jeito, contar das experiências exta-sala com algumas aulas que deram, as práticas de campo, os estágios em laboratórios, enfim, alguma coisa tem que ter prá falar nessa hora!!
E então é aí que começa a prestação de contas!!!
È nesse momento que vocês começam a avaliar o quanto aproveitarm daquilo que lhes foi oferecido durante o tempo que estiverem na Universidade!!
È sempre um momento de certa tensão!!
Experiência profissional!!!
Coincidentemente, encontrei um texto que ha muito guardo comigo, algo sobre experiência, que quero compartilhar com vocês!!!
Algo sobre a história de cada um de nós, e também sobre os nossos sonhos e projetos, sobre aquilo que esperamos de nós, o que queremos ser e que por fim seremos.
Algo para que não nos esqueçamos de quem somos, ou de onde viemos! Da NOSSA historia, não podemos esquecer que um dia:
         - Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar, que já me queimei brincando com vela.
         - Que eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, que já conversei com o espelho, e ate já brinquei de ser bruxo.
         - Já quis ser astronauta, violinista, mágico, atirador de facas e trapezista.
         - Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
         - Já passei trote por telefone.
         - Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
         - Já roubei beijo.
         - Já confundi sentimentos.
         - Peguei atalho errado e as vezes ainda ando pelo desconhecido.
         - Já raspei o fundo da panela, já me cortei fazendo a barba ou raspando a perna apressado, já chorei ouvindo musica no ônibus.
         -Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais dificesi de esquecer.
         - Já subi escondido no telhado pra olhas estrelas, já subi em arvore pra roubar fruta, já cai da escada.
         - Já fugi de casa pra sempre, e voltei logo depois.
         - Já corri pra não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas. Sentindo falta de uma só.
         - Já vi por do sol azul e alaranjado, já bebi qualquer coisa ate sentir os lábios dormentes, já olhei a cidade de cima sem encontrar um lugar pra mim.
         - Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor.
         - Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
         - já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade. Já me apaixonei e achei que era pra sempre, e também descobri que o pra sempre nem sempre dura tudo isso.
         - Já deitei na grama de madrugada e via Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e ávida é mesmo um ir e vir sem muita lógica.
Foram tantas coisas feitas, momentos guardados sem saber porque, guardados num baú, no coração.
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e cruelmente me aperta:
‘Qual a sua experiência?’
Essa pergunta ecoa minha cabeça: experiência.
Será que ser “plantador de sorrisos” é uma boa experiência?
Não!Pra arrumar emprego parece que AINDA não!!!
Talvez porque nós ainda tenhamos que reaprender a colher sonhos.
E desse modo erramos e acertamos, perdemos e ganhamos, mas mais importante que isso foi o que aprendemos com tudo isso, pois são essas lições que nos acompanharão por toda a vida e será sobre elas que construiremos a nossa experiência profissional!
Esa é a nossa historia, tão importante quanto nossas sonhos e que por mais que não apareça no formulário, é e sempre será a nossa mais evidente marca, uma identidade, assim como o ser biólogo que vai se impregnando, que começou sabe-se lá quando e que vai continuar enquanto continuarmos!!
E então? Somos Biólogos?
Devo essas a vocês! Quando é que nos tornamos biólogos?
Existem várias maneiras com as quais podemos aferir isso, mas eu tenho uma particular, que um dia, lá no início, disse que iria compartilhar com vocês!
Para mim, mais que trabalhar na área, mesmo ter o diploma, é claro que isso tudo é  muito importante, nos tornamos também biólogos a partir do momento em que assumimos a postura de cada um, a postura curiosa, questionador, observadora, quando entendemos que existem limites para a natureza e para o nosso entendimento sobre ela, quando respeitamos esses limites. Assumimos a postura de biólogo quando aprendemos que devemos aprender sempre, que isso não acabará nunca, que trabalhar em grupo é precioso, é melhor, que faremos diferença juntos, seremos biólogos na medida em que mostramos a atitude de cada um, cotidianamente, aplicando nossos conhecimentos, sem esquecer que como qualquer outro profissional, qualquer outro ser humano, valeremos nosso titulo enquanto apresentarmos uma atitude cidadã, de respeito incondicional ao próximo, pois também somos exemplo, somos então, na minha opinião, biólogos enquanto nos comportamos como um e, é com muita alegria que, daqui de onde estou posso ver uma grande turma de BIÓLOGOS!!!
Meus queridos colegas, parabéns!!! Lhes desejo toda a felicidade e sucesso que fizerem por merecer.
Obrigado mais uma vez pela história que construímos juntos, boa noite e bons novos sonhos e projeto a todos!!! "

Nossas felicitações ao Prof. Dr. Cobo pelo acerto e pela oportunidade da mensagem que, certamente reflete a realidade do futuro que se aproxima para estes profissionais que ora se formam!

Aos Biólogos formandos, em especial minha querida filha Sabrina, desejo, do fundo do coração que consigam alcançar, a bel tempo, a plenitude de suas pretensões profissionais e pessoais!

Nossas felicitações à todos !!!

3 comentários:

Caçapavense Nato disse...

JC, parabéns por mais esta vitoria pessoal, pois conseguir hoje formar uma filha é obra para Titan. Parabéns também à Sabrina que fez, e bem, sua parte.

tainha maluko disse...

JC, Diga a Sabrina que estou muito feliz. Mas que por problemas particulares não pude comparecer. Muito Obrigado.
Tainha Maluko

Graci. disse...

Sei que o post é antigo, mas parabéns mesmo assim. Quanto ao discurso é o mesmo que fez na formatura do meu filho em 2008, mas nem por isso menos importante. O prof Dr Cobo é um excelente profissional.