Taiadablog: Sabesp solta 2.000 peixes nas águas do Rio Paraíba em Tremenbé !!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sabesp solta 2.000 peixes nas águas do Rio Paraíba em Tremenbé !!!


Em comemoração ao Dia do Rio Paraíba, a SABESP promoveu durante todo o dia de hoje, 22 de setembro, várias atividades em cidades que são banhadas pelo rio. 

Em Tremembé, foi realizada a cerimônia de soltura de aproximadamente 2000 peixes da especie Piabanha e Lambari, nas águas do Rio Paraíba!

''Nós temos em Taubaté e Tremembé aproximadamente 98% do esgoto coletado e tratado, isso é uma conquista muito boa para o nosso rio. E agora, aos poucos, o rio vai ganhando mais vida com a soltura desses peixes'', explica o Engenheiro Claudio Katayama, gerente da Sabesp em Taubaté.

Pescadores e crianças de escolas municipais de Tremembé participaram do evento. Os peixes foram doados pela Companhia CESP da Represa de Paraibuna.

Particularmente, acho que estes peixes deveriam ser soltos lá prás bandas de Paraibuna, que era para dar chances para todo mundo pescar umas piabas, não é mesmo?
As piabas, faziam a festa aqui em Caçapava, nos seveiros que existiam na beira do Rio Paraíba e eu mesmo cheguei a pescar muito por ali, há uns 45 anos atrás.

Tem até um "causo", que aconteceu comigo naquela época, que pode ilustrar mesmo a fartura que o Paraíba tinha das piabinhas de até 1 quilo:

Eu estava saindo do seveiro dos militares, nas margens do Rio Paraíba e, ao passar em frente ao seveiro do meu grande e inesquecível amigo Andrézinho do Sapato Branco, escutei uns gritos terríveis, de pedido de socorro, de ajuda, enfim algo angustiante que fez meu coração quase sair pela boca!
O seveiro do Andrézinho era cercado por um muro de taquara e arame farpado e tinha um portão com corrente, com o cadeado trancado pelo lado de dentro. Enfim, era um lugar bastante seguro para quem estivesse lá dentro!

Com os pedidos de socorro cada vez mais desesperados, forcei o portão até quebrá-lo e entrando correndo na área do seveiro, vi meu amigo Andrézinho, sentado na beira do Rio, com uma arisca piaba fisgada e pererecando prá todos os lados e ele, no desespero, não conseguia se levantar para pegar o passaguá, que estava distante cerca de 10 metros!

Corri e peguei o passaguá, entregando para ele que, imediatamente emborcou a Piaba e, passando a mão pelo suor da testa, sentenciou: "Esta nos vamos comer agora mesmo!".

E não é que a maldita Piaba (pesou 850 gramas!), ficou uma delícia!

Muitas saudades de meu amigo Andrézinho do Sapato Branco! e também daquelas piabas!

Nenhum comentário: