Taiadablog: Hoje tem sorteio de casas populares na Taiada!!!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Hoje tem sorteio de casas populares na Taiada!!!


A Prefeitura de Caçapava, realiza daqui a pouco, às 14h30, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, o sorteio das vinte e oito casas que serão distribuídas para as primeiras famílias beneficiadas da área de risco da Vila Paraíso.

As casas foram construídas dentro do programa FINHIS – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Para fazer a seleção das famílias, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social fez um levantamento e estudo sócio-econômico de todas as famílias localizadas na APP (Área de Proteção Permanente) do Rio Paraíba do Sul.

O levantamento começou em 2005 e foi atualizado em novembro de 2008. O critério para a escolha das primeiras vinte e oito famílias foi a consideração das famílias com maior número de crianças, de idosos e ou deficientes. De acordo com a Administração as demais famílias também serão beneficiadas em etapas posteriores.

As casas populares foram construídas dentro do bairro em terreno doado pela Prefeitura. De acordo com a assistente social que acompanha o programa, Shirley Brito Rodrigues, houve a preocupação em não distanciar as famílias do local onde estão acostumadas. “Não queríamos que as famílias tivessem que mudar as crianças da creche e das escolas em que estão acostumadas”, disse.

Durante e após a seleção, uma série de reuniões sócio-educativas foram realizadas com as pessoas para orientá-las. Temas como economia doméstica, economia de energia, geração de renda, como se relacionar com o vizinho, criação de cooperativas foram abordados. Mesmo depois da mudança, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social vai acompanhar as famílias pelo período mínimo de nove meses.

Depois de receberem a informação sobre o número da casa em que vão morar, a próxima etapa será a mudança, que deverá acontecer no início de agosto com o apoio da Secretaria de Obras da Prefeitura. As antigas casas em situação de risco serão demolidas e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente começará um projeto de reflorestamento da área. As famílias beneficiadas com as novas casas pagarão uma taxa simbólica por um período de três anos.

Um comentário:

Paulinho disse...

Mas que beleza, este projeto da PMC pois além de resgatar o meio ambiente em área de preservação permanente, ainda destina moradia decente para os munícipes!
Agora tem mais é que patrulhar estes locais, para evitar que outros o invadam também!