Taiadablog: Deputados discutem a transposição do Rio Paraíba!!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Deputados discutem a transposição do Rio Paraíba!!!


Os deputados estaduais da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira se reúnem em Taubaté, na próxima sexta-feira, 21, para uma primeira discussão sobre a transposição do rio Paraíba do Sul.

O encontro ocorre a partir das 13h30, no escritório político do deputado Padre Afonso Lobato, que o presidente da Frente. A Frente é formada pelos deputados Carlinhos Almeida (PT), Luiz Carlos Gondim (PPS), Mozart Russomano (PP), Padre Afonso Lobato (PV), Said Murad (PSC) e Hélio Nishimoto (PSDB).

O objetivo é traçar estratégias para esclarecer e sensibilizar a comunidade regional, sobre os impactos que virão desse projeto, cuja implantação já está sendo estudado pelo Estado. “Trata-se da possibilidade de tirar água do nosso rio Paraíba para a futura região da macro-metrópole, projeto que vai reunir as atuais regiões metropolitanas”, disse o deputado.

O governador José Serra assinou em 26 de fevereiro de 2008, o decreto n.º 52.748, que instituiu o grupo de trabalho encarregado de fazer os estudos sobre as alternativas de aproveitamento de recursos hídricos para a macro-metrópole. Reunindo 36 municípios das regiões de Campinas, Baixada Santista, Grande São Paulo e limítrofes, a macro-metrópole deverá somar uma população estimada em 30,8 milhões de pessoas.

Embora ainda não haja estudos conclusivos sobre a questão, há especulações que apontam para uma retirada de 5.000 litros por segundo do rio Paraíba do Sul, na altura de Guararema, ou da represa do Jaguari, que seriam bombeados para Atibaia, entrando no sistema Cantareira.

Nenhum comentário: