Taiadablog: Trem descarrilado!!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Trem descarrilado!!!


Os deputados Padre Afonso Lobato (PV) e Hélio Nishimoto (PSDB), da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira, estiveram presentes à reunião, juntamente com os representantes da EFCJ, da prefeitura de Pindamonhangaba e outros convidados, para tratar de assuntos relacionados à Estrada de Ferro Pindamonhangaba-Campos do Jordão, paralizada desde janeiro deste ano!

A prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado César e o prefeito de Santo Antonio do Pinhal, Augusto Pereira Guarniéri, não compareceram, conforme estava previsto.

Na primeira parte do encontro, os deputados questionaram e ouviram do diretor da EFCJ, Sílvio Camargo, explicações sobre a previsão para o término das obras de recuperação do trecho interditado da estrada, por causa das chuvas de janeiro desse ano.

De acordo com o diretor, até o final de outubro, no máximo, as obras estarão concluídas, quando a estrada volta a funcionar normalmente. “Hoje a estrada só está operando no trecho Pinda-Santo Antonio do Pinhal e nos trechos urbanos de Campos e Pindamonhangaba”, disse.

Ainda com relação à estrada, Camargo falou sobre a realização de um estudo pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo, que vai definir qual a melhor forma de gestão para o empreendimento: privatização, concessão, criação de uma empresa pública ou parceria com a iniciativa privada (PPP).“O que é preciso é que o governo defina de vez o que fazer com a estrada de ferro.

Não dá para continuar esperando uma solução”, disse Padre Afonso. Na sua avaliação, há possibilidade de integrar a estrada no projeto “Trem dos Romeiros”, possibilidade apresentada pela direção da EFCJ.

Nesse caso, o trem, com destino a Aparecida, faria uma parada em Pindamonhangaba, para baldeação de quem se interessar pelo passeio até Campos do Jordão. Segundo Padre Afonso, os deputados vão aguardar os estudos para viabilizar e cobrar do Governo, as soluções mais recomendadas.

Nenhum comentário: