O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, anunciou ontem, terça-feira, dia 8, que o novo reitor da Universidade de Taubaté será o professor doutor José Rui Camargo. Na ocasião, o prefeito também anunciou o nome do futuro vice-reitor, o professor doutor Marcos Roberto Furlan. Ambos tomam posse no próximo dia 3 de julho para um mandato de quatro anos.
Camargo e Furlan foram escolhidos em uma lista de três chapas que concorreram para os cargos. O processo incluiu uma consulta prévia feita junto à comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e um processo desenvolvido pelo Colégio Eleitoral Especial da Unitau.
Durante o anúncio de Peixoto, feito em seu gabinete, a atual reitora da Unitau, professora doutora Maria Lucila Junqueira Barbosa, ressaltou o comportamento democrático do prefeito por ter nomeado os candidatos que mais votos obtiveram. “Estamos fazendo história”, ressaltou a reitora.
Na consulta prévia, Camargo e Furlan conquistaram 55,67% dos votos. Já no Colégio Eleitoral Especial, os dois conquistaram 93% dos votos.
O novo reitor afirmou que trabalhará para que, “cada vez mais, a Unitau ganhe reconhecimento, não só na região, mas em todo o Brasil”. Durante a gestão da atual reitora, Camargo ocupou o cargo de vice-reitor.
O prefeito Roberto Peixoto destacou “a tranqüilidade e transparência do processo de escolha do novo reitor”. Ele ressaltou que, como ocorreu na nomeação da atual reitora, em 2006, desta vez também nomeou o candidato mais votado.
Peixoto disse ainda que pretende incrementar as parcerias com a universidade, citando como exemplo o projeto de implantação do Pronto Socorro Infantil junto ao Hospital universitário (HU).
O professor doutor José Rui Camargo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Itajubá e ingressou na Unitau em março de 1981. É mestre em Engenharia Mecânica pela Unitau e doutor em Engenharia Mecânica, na área de Transmissão e Conversão de Energia, pela Universidade Estadual paulista (Unesp). Foi nomeado vice-reitor da Unitau em 2006.
Já o professor doutor Marcos Roberto Furlan é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É mestre e doutor em Agricultura, na área de Concentração em Horticultura. Ingressou na Unitau em 1984. Atualmente é professor assistente III da Unitau, coordenador do Centro de Estudos em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares da Unitau e diretor da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, entre outras funções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário