Prestes a iniciar suas operações no setor, A Laguna Linhas Aéreas é uma empresa de transporte aéreo público regular, que oferecerá vôos diários abrangendo uma malha composta de 96 cidades, localizadas em 14 estados, em 4 regiões do Brasil.
A empresa tem sua sede operacional na cidade de São José dos Campos (SP), e mais 23 bases de onde partirão aeronaves para cumprir a malha aérea pretendida.
Frota da Laguna
Fokker 100
Fabricada pela holandesa Fokker, o F28MK-0100 conhecido no mercado como Fokker 100 é uma aeronave propulsada por duas turbinas e com capacidade para até 118 passageiros. Dispostos em classe única essa aeronave oferece aos seus ocupantes poltronas confortáveis, baixo ruído interno e uma estabilidade de vôo capaz de oferecer um ambiente tranqüilo e seguro.
A Laguna oferecerá nas quarenta aeronaves que irá operar um atencioso serviço de bordo acompanhado por 4 comissárias, tendo na equipe uma especialista em emergências médicas.
Fokker 50
Escolhida pela empresa para operar em pistas mais curtas e em cidades com demanda um pouco menor, essa aeronave, propulsada por dois motores turbo-hélice, tem capacidade para 50 passageiros.
Oferecendo o mesmo conforto e segurança dos fokkers 100, o fokker 50 percorrerá trechos de distâncias menores.
Com uma velocidade de cruzeiro menor e voando em um nível de vôo mais baixo, permitirá que seus ocupantes tenham uma visão mais panorâmica do vôo.
Nas oito aerovanes da empresa, duas comissárias farão o serviço de bordo e zelarão pela segurança de seus ocupantes.
Destinos
SÃO PAULO - Andradina, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarujá, Itanhaém, Limeira, Lins, Marília, Mogi-Mirim, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taubaté e Ubatuba.
MINAS GERAIS - Almenara, Araxá, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pirapora, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
RIO DE JANEIRO - Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos, Macaé, Rio de Janeiro e Volta Redonda.
ESPÍRITO SANTO - Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Linhares e Vitória.
BAHIA - Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
SERGIPE - Aracajú
ALAGOAS - Maceió
PERNAMBUCO - Caruaru, Garanhuns, Recife e Petrolina.
MATO GROSSO DO SUL - Campo Grande e Dourados.
GOIÁS - Goiânia e Rio Verde
DISTRITO FEDERAL - Brasília.
PARANÁ – Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e União da Vitória.
SANTA CATARINA - Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinvile e Lages.
RIO GRANDE DO SUL - Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre
Desejam,os as boas vindas à LAGUNA Linhas Aéreas, que iniciará seus vôos em breve, oportunidade em que divulgaremos horários e tarifas, além de promoções nas passagens e outras notícias relacionadas à empresa!
11 comentários:
Acho legal as rotas de destinos desta empresa, porem eu não sabia que em Taubate e Guaratingueta e outras cidades do cone leste paulista exista aeroporto, voce sabe de alguma coisa a respeito JC?
Prezado Ricardo: Em Taubaté, deverá ser utilizado o aeródromo do Cavex e em Guaratinguetá, o da Escola de Sargentos Especialistas, que também atende aos voos civis!
JC: Ótima reportagem. Faltou apenas a tabela de prêços. (sic)
Já estava na hora mesmo, de termos acesso às viagens aéreas, sem aquele atropelo de Congonhas e Cumbica!
Muito Bom!
Pedimos desculpas à (o) leitor (a) Foo por deixarmos de publicar seu comentário, em razão de problemas técnicos.
O endereço da laguna na internet é: www.voelaguna.com.br onde voce conseguirá as informações que deseja.
Obrigado e continue conosco!
Desculpem a intromissão...essa empresa está bem estranha!!A pista de Taubaté, no CAVEX não é reconhecida pela ANAC e nem apresenta código IATA (que seria o "GRU" de Cumbica)..não seria possível receber voos regulares...para as pistas de Ubatuba e Guará, que têm o IATA, elas não passam de aeródromo (pista sem facilidades para receber passageiros e cargas, o que caracteriza um aeroporto), assim como outras cidades citadas. Além disso, outras cidades tb citadas com IATA, apresentam pista de terra...imaginem pousar um Fokker 100 na terra!!!Não sei...a Laguna está tendo uma visão muito esquisita para seus destinos (que empresas de sucesso como TRIP ou AZUL nunca cogitaram usar. Ou a empresa não passa de alguma especulação ou algo mais cabeludo!!!
1. SOBRE A EMPRESA
A Laguna Táxi Aéreo, com Sede (???) em Lorena-SP é uma empresa devidamente registrada e com CNPJ ativo na Receita Federal. Foi constituída em 2005 embora não tenha site na internet e ninguém sabe que aviões operou, se é que operou alguma coisa.
Segundo a ANAC, a Laguna não tem CHETA – Certificado de Homologação de Táxi Aéreo. Entretanto, deu uma autorização em caráter precário, de 12 meses, para que regularizasse seus aviões. A pergunta é: Quais aviões?
Autorizações e nomes são facílimos de conseguir na ANAC. O difícil é conseguir cumprir as exigências para materializar a empresa. A ANAC aprova até transporte de Papai Noel!
O funcionamento jurídico a que a ANAC se refere, e defere como pedido, não significa autorização para funcionamento operacional e exploração de malha. Logo, até minha filha de quatro anos, se tiver um CNPJ, consegue o “funcionamento jurídico” de uma empresa, que é tão somente um reconhecimento da pessoa jurídica por parte do órgão regulador.
2. DIRETORIA FANTASMA
Quando a Azul surgiu, nós sabiamos quem era o David Neeleman, suas origens e seus negócios, assim como o Pedro Janot – CEO da Azul. Também conheciamos o German Efromovitch da Oceanair (atual Avianca) seu grupo Sinergy e sua atuação no ramo petrolífero. Agora, não se conhece ninguém da Diretoria da Laguna;.
Não há em qualquer lugar do site da Laguna uma apresentação da Diretoria, seu histórico profissional e empresarial, sua tradição no mercado ou em outros mercados.
Nem em “Palavra do Presidente” o suposto presidente da empresa mostra quem é e a que veio! Cadê a história desse povo? O maior sinal de responsabilidade, SERIEDADE e verdade é a exposição dos membros que compõem a área administrativa de uma empresa. Até agora ninguém sabe… ninguém viu. O site é extremamente amador, e algo que parece ter sido feito por um adolescente sonhador, e não por uma empresa com”tantos recursos” para investir em aeronaves. Se fossem de fato começar um investimento, começariam por uma imagem forte e impactante, e não com algo semelhante a um blog mal feito.
Pô, o tal Daniel encontrar com um prefeito num aeroclube? Ah… tenha dó! Um cara que vai montar uma empresa tão poderosa, no mínimo fretaria um jato executivo pra ir buscar o prefeito para uma reunião num hotel de luxo de São Paulo. Não menosprezem a minha inteligência, pelo amor de Deus! Reunião em cadeira universitária? Só tonto pra acreditar! É o mesmo que dizer que Antonio Ermirio despachava com o Presidente da República numa frutaria da esquina.
Transcrito de FlightLife.wordpress (1)
3. ORIGEM DO CAPITAL… UM MISTÉRIO[/b]
Uma outra questão que vem causando certa indignação é sobre a origem do capital para se montar algo tão grandioso e ambicioso. Evidentemente que a transparência é o que há de mais sério e necessário em qualquer empreendimento.
Tem financiamento do BNDES? Qual é o montante? Quem são os empresários ligados à Laguna e qual é a tradição deles no mercado? Como é feita a integralização do capital? Em que outros mercados operam? Quais são os prazos e como é o planejamento estratégico de aporte de capital? Ninguém sabe… ninguém viu!
A estrutura de manutenção, peças de reposição, mobiliário, custos aeroportuários e etc… O investimento para uma brincadeirinha dessas pode chegar a 1 bilhão de reais, contando com um capital de giro médio e lastreado! Agora, pelo que me consta, no Brasil tem poucos empresários ao porte de Eike Batista, e nenhum deles estaria dispostos a investir em algo tão megalômano e sem garantias de retorno.
Só pra atender a “malha pretendida” a “Lagosta” deveria absorver um total de pelo menos 6 mil funcionários. Cadê o capital pra suportar isso? De onde vem esse capital? Até então eu não sabia que o Bill Gates havia mudado de ramo…
4. MALHA MILAGROSA
Se a “malha pretendida” pela tal Laguna fosse real, e se ela fosse viável, empresas já consolidadas no mercado regional, como a Trip e a Pantanal, já estariam explorando essa malha há muito tempo, e com aviões como o EMB-120 Brasília, que tem custos operacionais infinitamente mais baixos do que os F-50 e os F-100.
Em se tratando de cidades ainda não exploradas, é evidente que as companhias já tradicionais no mercado há muito realizaram estudos de viabilidade e não viram justificativa para operarem nelas.
Outra coisa que intriga é que a Laguna pretende operar em cidades QUE NEM PISTA DE POUSO TÊM, tipo Senhor do Bonfim. Outras, tem pistas de 550 metros e de terra!!! A menos que haja um verdadeiro milagre pra fazer um Fokker pousar na vertical, a própria malha já denuncia a grande mentira que é essa tal Laguna.
5. QUARENTA FOKKER 100? SÓ SE FOREM DE BRINQUEDO!
Eu gostaria de saber a origem de tanto Fokker 100, já que pelo que se comenta, não há tantas aeronaves desse tipo disponíveis no mercado.
6. TRIPULAÇÃO DE ROBÔS?
Quarenta e oito aeronaves representa ter que treinar 6 tripulações completas (6 tripulantes cada) por avião. São 288 tripulações, compostas por 288 comandantes, 288 co-pilotos e 1.152 comissários. Ou seja… são 1728 tripulantes. ONDE a “Laguna” pretende arranjar esse pessoal todo, já sabendo que as contratações da TAM, Gol, Trip e Avianca, previstas para os próximos dois anos, vão basicamente enxugar o mercado?
7. PLANEJAMENTO OPERACIONAL DE CONTO DE FADAS
Até agora ninguém falou e ninguém sabe sobre o planejamento operacional, como horários, plano de manutenção,locais de manutenção, planejamento de Safety, política de cargos e salários… Nada! Tudo isso é inexistente! Só falta agora dizer que o presidente é o Peter Pan e a Vice-presidente é a Sininho!
Transcrito de Flightlife.wordpress (@)
A informação do amigo Marcelo procede pois intriga-me também, de onde a Laguna vai tirar 40 Fokker 100 ?
E as pistas para operação destas aeronaves? Sofrerão aprimoramentos e modificações?
Os tripulantes já iniciaram seus treinamentos?
São perguntas que a Laguna tem que responder rápidamente, com o objetivo de não deixar queimar o nome da empresa nesta início, não é?
Melhor comprar o carro que se transforma em avião, já comercializado nos EUA. JC pode fazer uma matéria sobre isso.
aqui em feira de santana temos um aeroporto com pista de 1.500 metros asfaltada sem sinalizacao noturna e sem central de radio o aeoporto esta passando por reformas atualmente mas nao a nenhuma informacao sobre a previsao sobre voos regulares aqui na cidade e esta tal de laguna diz que vai operar aqui!seria otimo pois prescisamos de um servico aereo digno mais eu aho um pouco improvavel!
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