Taiadablog: Caçapava intensifica combate à dengue !!!

domingo, 3 de março de 2013

Caçapava intensifica combate à dengue !!!




O combate à dengue foi intensificado em Caçapava depois do estudo divulgado pelo Ministério da Saúde que incluiu dez cidade do Vale do Paraíba em situação de risco e alerta. 

Segundo o secretário de saúde do município, Jairo Caravalho Junqueira, "o governo municipal faz permanentes campanhas e visitações nas casas, mas como municípios vizinhos de Caçapava estão sofrendo infestações do mosquisto transmissor da doença (o Aedes aegipti) as ações preventivas foram intensificadas nas regiões limítrofes com aquelas cidades".


Jairo Junqueira disse que os trabalhos de prevenção na região de Piedade, zona rural, foram reforçados, já que a área é limite com a zona leste de São José dos Campos, onde foi registrado  maior número de focos de larvas do mosquito causador da dengue.


Em Caçapava foram confirmados dois casos importados de dengue. As pessoas foram infectadas em Cruzeiro e Jambeiro.


A vigilância epidemiológica e vigilância sanitária de Caçapava necessitam da colaboração de todos no combate à doença. O controle de vetores está trabalhando com vinte pessoas nas ruas. Os agentes de saúde visitam residências, pontos estratégicos e imóveis com grande fluxo de pessoas. Eles também retornam aos imóveis onde foram encontradas larvas do mosquisto. além de atenderem às reclamações.


Jairo Junqueira pede à população que permita a entrada dos agentes de saúde nas residências. "Eles estão devidamente uniformizados, com crachá e estão trabalhando em grupos para assegurar a segurança da população e facilitar a identificação", disse.


Os moradores, além de colaborar com a visita dos agentes, devem manter caixas d`água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados.


É de suma importância não deixar água parada em locais como vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Nenhum comentário: