Taiadablog: Prédio desaba parcialmente no centro de Caçapava !!!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Prédio desaba parcialmente no centro de Caçapava !!!


Depois de vários alertas do Taiadablog, com relação à falta de fiscalização das obras civis em nossa cidade, por parte do CREA Caçapava, voltamos a assistir, hoje, por volta de 16 horas, de novo desabamento parcial de um prédio, onde funcionou por dezenas de anos, a ofricina mecânica do Sr. Luiz Batalha, na esquina da Rua 28 de Setembro com a Rua Comendador João Lopes, região central  de Caçapava.

A fiscalização deveria ser feita mediante a colocação de uma placa de identificação do responsável técnico pela obra, fixada em local visível,  de acordo com a legislação em vigor. No entanto, o CREA Caçapava, já de longa data, não cumpre este dispositivo legal, deixando sem fiscalização obras civis de qualidade duvidosa e que oferecem riscos à integridade física dos munícipes, bem como dos trabalhadores!


Desta feita, por sorte, não houve feridos e tão logo ocorreu o desabamento parcial do prédio, os Guardas Municipais Gomes e Cunha trataram de interditar a rua, até que os riscos de novos desabamentos no local fossem avaliados, o que acabou gerando sérios transtornos ao trânsito de veículos pela malha viária da região central da cidade.

É inadmissível que, por falta do cumprimento da legislação por parte do CREA Caçapava, nossos munícipes sejam prejudicados por acidentes deste tipo!

5 comentários:

Anônimo disse...

E cade a prefeitura para fiscalizar tambem? a culpa é do ex prefeito tambem? Cade os fiscais da prefeitura?

JOSÉ REINALDO disse...

PELA FOTOGRAFIA DA FACHADA FRONTAL,APÓS O SINISTRO, OBSERVA-SE QUE ROMPERAM "DEMOLIRAM" PARTE DA ALVENARIA DA PLATIBANDA DO PRÉDIO, TALVEZ PARA CHUMBAMENTO DE ALGUMA ESQUADRIA, JUSTAMENTE NO VÃO QUE FOI ABERTO. NÃO TENHO CONHECIMENTO DO PROJETO DA REFORMA, PORÉM OBSERVA-SE QUE A ESTRUTURA EM ALVENARIA SE ROMPEU DEVIDO A RETIRADA DA SUA BASE, SOBRE A PORTA E VITROS EXISTENTES, PERMANECENDO A CONTRA-VERGA E A ALVENARIA ABAIXO DO VÃO. PARA SE ROMPER OU RETIRAR PARTE DE ALGUMA ESTRUTURA TEMOS QUE CONSIDER ONDE ESTA ESTRUTURA ESTÁ APOIADA INCLUSIVE, AS CARGAS ADICIONAIS SOBRE ESTA ESTRUTURA, NO CASO A ESTRUTURA DE MADEIRA OU ESTRUTURA METÁLICA DO TELHADO.

Anônimo disse...

A secretaria de obras nao fiscalizou, havia Alvara para execucao ?

Anônimo disse...

Cada vez mais Caçapava está sendo infestada por prédios "caixotão", que enfeiam a cidade, empobrecem o Urbanismo, vai apagando a identidade de uma cidade. Isso influi negativamente no "psicológico" dos cidadãos.
Fiscalização: problema comum na maioria dos municípios brasileiros é a inoperância do CREA e da Fiscalização Municipal, que praticam o famoso jogo de empurra. Na melhor das hipóteses entendemos como "inoperância", pra não dizer desde "corporativismo" e até "corrupção" para "vistas grossas" e/ou à troco de votos...

Piolho de Garagem disse...

JC passei pelo local hoje e pude ver que o pessoal depois desta primeira lambança estão preparando outra. Pude verificar que calçaram as vigas de madeira do telhado e estão com a viga de concreto pronta. Só que pelo que entendo de obra acho que corre o risco de na hora que eles forem içar o madeiramento pode acontecer de empurrar as paredes laterais aí sim vai ser muito pior o risco, poque conforme visto no local as paredes são antigas do tempo que ainda não usavam colunas de concreto armado. Acho que seria viável pedir uma averiguação da defesa civil.