Meus amigos: tenho escutado muitas informações relacionadas à locomotiva que se encontra em estado de abandono na Fazenda Esperança. Uns dizem que conseguiram a doação da locomotiva e agora estão em busca de recursos para sua restauração.
Outros dizem que esta locomotiva, prestou serviços durante o período da revolução de 1932 e vão mais longe, inclusive: chegaram a viajar nela!
Dado ao nível de desinformação, resolvemos publicar alguns detalhes, até hoje desconhecidos do público em geral, inclusive com a finalidade de acabar com as informações erradas, ok?
A locomotiva das fotos, atualmente abandonada no pátio da Fazenda Esperança, foi fabricada em 1921 por Orenstein e Koppel, na Alemanha, em bitola de 5000 mm, coisa bastante incomum no parque ferroviário brasileiro da época, e chegou ao Brasil em 1936!
Foi comprada nova, pela empresa A.O.Coimbra & Cia, tratando-se de uma peça única, que tem apenas mais uma similar, atualmente trabalhando em uma mina na Austrália e chegou no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas em Caçapava, por volta de 1970.
Ela faz parte integrante (conforme consta em memorial descritivo da PMC e do CONDEPAAHT) do acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, o nosso Museu do Automóvel de Caçapava, ora em processo de municipalização (v.nossa postagem de 15 Dez 2010)!
Toda e qualquer movimentação em torno desta locomotiva e do restante do acervo, neste momento, só poderá ser levada a efeito, mediante autorização expressa do CONDEPAAHT, da PMC através da Secretaria de Cultura e da Chefia do Executivo, e dos representantes da herdeira!
Tá explicado! E vamu ki vamu!
5 comentários:
Apenas para informar que, visando evitar os piratas de notícias de sempre, incluimos informações falsas nas características da locomotiva em questão.
Claro que os amantes e entendidos do assunto, identificarão, no ato, a informação falsa!
E os carros que foram retirados meses atrás, dentre eles o Willys Capeta, retornarão?
Pois é anônimo, acho que não mais retornarão pois quem os capturou é um tubarão do ramo e não vai perder aoportunidade de ficar com mais algumas lendas, em sua coleção, não é?
É uma pena mas os cinco veículos que foram levados para o Museu do Autoromóvel de Brasília, estavam em Caçapava em situação de comadato. Como nada foi feito no sentido de restaurar e/ou preservar, ficou fácil o pedido de anulação do comodato.
Acompanho o Museu do Automóvel de Brasília e conheço a história do acervo de Caçapava desde os anos 90, quando o Museu foi fechado. Acredito que os carros levados para o Museu de Brasília estão em boas mãos e que só foram pra lá por pura falta de interesse da justiça e dos proprietários do acervo em se preservar essas jóias.
Não acho uma pena que os carros tenham sido levados para Brasília. O Capeta e os demais estão em mãos de quem está interessado em restaurar e preservar a memória do automóvel, e não a mercê da burocracia e de goteiras. Conheci a história deste acervo de Caçapava lá pelos anos 90 e foi muito triste saber que havia um Tucker se deteriorando por puro desprezo.
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