Hoje pela manhã, vi este anúncio, na porta de uma loja de informática, no calçadão da Rua Capitão João Ramos, quase em frente ao Santander, e fiquei a pensar com os meus botões: isto é uma prática legal?
Pessoas despreparadas e que não pertencem ao meio contábil, podem comercializar a elaboração da Declaração de Imposto de Renda?
Eu tinha por mim que isto era uma atividade típica dos escritórios de contabilidade, que possuem profissionais com formação adequada a este tipo de atividade, não é?
Qual a garantia que se dá, se estes comerciantes, estão, de fato, preenchendo corretamente a declaração do contribuinte?
Em caso de êrro, o comerciante pode ser responsabilizado por eventuais prejuízos?
Esperamos aqui, uma palavra dos senhores responsáveis pela entidade que coordena as atividades dos escritórios contábeis da cidade, ok?
Um comentário:
Oi Jc. Qualquer pessoa pode fazer o IR de um terceiro, não é necessário e nem obrigado que seja um contador ou alguém de um escritório de contabilidade. Porém, o responsável pela declaração será sempre o contribuinte, nunca o terceiro que que a declaração. Por isso deve-se ter muito cuidado na hora de entregar o "serviço" para um terceiro.Se estiver errado ou fraudulento, a Receita não quer saber de desculpas, vai autuar com multa e tudo mais que ela tem direito.
Postar um comentário