Taiadablog: Nossa Senhora do Voo Vazio !!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nossa Senhora do Voo Vazio !!!


Voos vazios ou, como costumamos dizer, voos “batendo lata”, não são comuns, mas às vezes acontecem. São Paulo para Brasília, numa quinta feira à noite, costuma ser vazio, assim como Rio de Janeiro para Porto Alegre na sexta feira de carnaval.

Quando está muito vazio, a empresa aérea tenta cancelar o voo e acomodar os passageiros no próximo. Isso era muito comum na Ponte Aérea, especialmente em dias de baixo movimento, tais como sextas ou segundas feiras enforcadas por conta de feriados.

Há ocasiões em que as empresas precisam transladar um avião de um aeroporto a outro. Nestes vôos, o avião vai absolutamente vazio, com apenas os pilotos e o combustível necessário.

Voar com poucos passageiros de vez em quando é o sonho dos comissários de bordo, sendo que alguns (minha mulher inclusive) se dizem devotos de “Nossa Senhora do Voo Vazio! Outro que adora um voo batendo lata é o passageiro.
Para os pilotos não muda muito, embora um avião cheio, e portanto, pesado, seja muito mais gostoso de pilotar e fácil de pousar. O avião leve, quando na aproximação para o pouso, requer pouca potência, e se houver uma leve brisa de cauda, se comporta como um grande planador, relutante em reduzir a velocidade para o pouso.

Há uns anos atrás, voando o B-737-300 de Curitiba para Congonhas no horário da oito da noite, os passageiros embarcados foram apenas três! Isso mesmo, três num avião com capacidade para 134 passageiros. Isso dá uma média de 44,6 assentos por passageiros! Dois anos depois, no período em que a Varig estava em processo de retomada das linhas internacionais, foi a vez do B-767 voar batendo lata.
Comandante Beto Carvalho

Era o segundo ou terceiro dia da reinauguração do voo para o México e novamente o número de passageiros embarcados em São Paulo foi de... três! Uma média de 78,3 assentos por passageiro, sendo que desta vez, nem os comissários acharam bom, pois nos pareceu que algo estava errado. Eles bem sabem que, afinal de contas, são os passageiros que sustentam as empresas aéreas, e que sem eles, é melhor procurar um plano “B”.

Este foi um recorde na relação assento/passageiro. Recentemente eu voei de Confins/Belo Horizonte para Congonhas, quando atingi um novo recorde pessoal em termos voo batendo lata. Houve um atraso de uma hora e meia na nossa chegada em Belo Horizonte, pois um forte nevoeiro em Porto Alegre naquela manhã impediu nossa decolagem em direção à capital mineira.

Os passageiros que deveriam embarcar em Confins foram acomodados em um outro voo e os que não couberam, ficaram aguardando para seguir posteriormente. Procuramos fazer uma escala rápida, liberando o embarque tão logo os últimos passageiros que estavam à bordo desembarcaram. O número de passageiros? Dois! Num avião para 144 passageiros!

O voo só não foi cancelado porque o avião era necessário em Congonhas, onde após o pouso, seguiu lotado para Salvador. Dizem que isso é um enorme prejuízo para as empresas aéreas. Eu diria que prejuízo ocorre quando há um acidente ou incidente aéreo, e que voar vazio ocasionalmente está inserido no custo operacional.

Comandante Beto Carvalho, aviador e piloto de grandes jatos

4 comentários:

Roberto Carvalho disse...

Ficou bacana, um abraço Roberto.

Mirian disse...

Impressionante mas a gente, enquanto passageiro, nem imagina que estas coisas acontecem o tempo todo!
Acho que seria bastante interessante se as companhias aéreas pudessem ter blogs específicos para cada comandante, para que eles fizessem narrativas sobre seu dia a dia, como forma de tranquilizar ainda mais os passageiros, além de socializar ainda mais, as relações com a comunidade externa!

Laudemir disse...

Muito legal estas postagem sobre assuntos aeronáuticos que o Taiadablog está sempre postando. Acho que o JC tem alguma coisa mais profunda com a aviação pois me lembro de uma ocasião, acho que foi ha um ano atrás, que o blog tinha até mesmo um link para a rádio-escuta do Aeroporto de Congonhas! Não sei porque tirou do ar!
Meus parabéns JC e também ao Comandante Beto Carvalho pela excelente história. Estaremos no aguardo de outras!

Aureo disse...

Muito boa postagem! Sugiro que JC faça mais postagens com o Comandante Roberto Carvalho!