Tucker 1948
História do Tucker brasileiro
Remanescente de uma pequena frota de 51 veículos construídos por Preston Tucker nos Estados Unidos entre 1945 e 1949, encontra-se, infelizmente se acabando, no Museu do Automóvel de Caçapava este raríssimo exemplar de uma revolução na engenharia de veículos da época: o Tucker Torpedo!
O carro tinha diversas inovações, como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar segurança muito avançada para a época, com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que se move acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.
Para se ter idéia de como Preston Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel e o retrovisor interno, era de plástico flexível.
O Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais de 5,8 litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h.
Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.
O exemplar de Caçapava, encontra-se sem o motor Franklin original, que foi emprestado ao Museu do Automóvel de Bebedouro anos atrás, não sendo devolvido por motivos desconhecidos.
Em breve, se Deus quizer, poderemos vê-lo totalmente recuperado no Museu do Automóvel de Caçapava!
O carro tinha diversas inovações, como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar segurança muito avançada para a época, com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que se move acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.
Para se ter idéia de como Preston Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel e o retrovisor interno, era de plástico flexível.
O Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais de 5,8 litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h.
Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.
O exemplar de Caçapava, encontra-se sem o motor Franklin original, que foi emprestado ao Museu do Automóvel de Bebedouro anos atrás, não sendo devolvido por motivos desconhecidos.
Em breve, se Deus quizer, poderemos vê-lo totalmente recuperado no Museu do Automóvel de Caçapava!
Reprodução de postagem do Taiadablog em Jul 2009
3 comentários:
Oi JC. você sabe dizer quantos automóveis existem no Museu e em que estado de conservação eles estão?
Parabéns pela reportagem.
Oi Allan e demais leitores: Entre a abertura e o fechamento com tijolos da porta do galpão onde se encontram os veículos, tive cerca de 5 minutos para fotografa-los e, pelo que consta, são 26, mais 5 carcaças irreconhecíveis, além de um trator, modelo antigo.
É claro que anos de abandono resultaram em marcas mas não tão profundas que não possam ser reparadas. Temos fé que em breve estaremos com nosso MAC em funcionamento novamente!
Abraços.
Fico sem palavras pra descrever o quão feliz fico em saber que o Tucker não vai mais ficar abandonado! Como sempre digo, conheço esse carro há anos, mas nunca sequer estive perto dele é o carro mais influente do meio antigomobilista e duvido que alguém nesse meio não saiba desse carro. Que dirá das lendas que cercam esse carro.
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