Taiadablog: Conluio desviou verbas de vítimas de desastre natural !!!

domingo, 10 de julho de 2011

Conluio desviou verbas de vítimas de desastre natural !!!






12 de janeiro de 2011. Região Serrana do Rio de Janeiro. Temporal. Cheias. Enxurradas. Deslizamentos. Destruição. Mortes. Muitas mortes: 900 cadáveres.
Transportado pela TV, o maior desastre natural da história do país varou o olho do brasileiro, ateando-lhe solidariedade na alma.

Recém-empossada na Presidência, Dilma Rousseff apressou-se em visitar a região. Mandou liberar R$ 100 milhões para socorrer as vítimas. As verbas saíram, a toque de caixa, do orçamento do Ministério da Integração Nacional. Seriam gastas no ritmo da urgência, sem a trava das licitações.

Pois bem. Revela-se agora: na semana da tragédia, houve uma reunião macabra numa sala da prefeitura de Teresópolis. Levaram os cotovelos à mesa empresários e secretários municipais das quatro cidades cortadas pelas águas de janeiro.

Na surdina, ratearam-se os contratos. Injetaram-se propinas nos borderôs. Normalmente de 10%, o “quanto é que eu levo nisso” foi inflado para 50%.

Repetindo: enquanto bombeiros e agentes da Defesa Civil recolhiam mortos e resgatavam sobreviventes, empresários e políticos mastigavam as verbas.

Deve-se a revelação a um empresário. Em busca proteção e de eventual perdão judicial, abriu o bico. Falou a vereadores e ao Ministério Público Federal, em Petrópolis. Relatou detalhes do esquema, nomes e cifras.

O descalabro encontra-se agora sob apuração. Os acusados, como sempre acontece, negam os malfeitos.

Não resta senão sintetizar o mais famoso código ético e social do mundo ocidental. Começa assim: “Não matarás, não roubarás…”

No Brasil, não resolveu o problema. Antes, ofereceu idéias que vêm sendo executadas com esmero!

Nenhum comentário: