Taiadablog: Dr. Ulisses Guedes: uma vida formando pilotos de avião !!!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dr. Ulisses Guedes: uma vida formando pilotos de avião !!!


Dr. Ulisses Pedrino Guedes
Instrutor de aviação e Odontólogo

Um dos maiores e mais capacitados Instrutores de Aviação das boas épocas, o Dr. Ulisses Pedrino Guedes, nascido em Orlândia,SP, no dia 13 de Julho de 1923, fez seu primeiro voo, como passageiro, em 1941 com um sargento da aeronáutica, quando começou a tomar gosto pela aviação!

No ano seguinte, 1942, ganhou uma bolsa gratuita e fez o curso de pilotagem no Aero Clube de Bauru, tendo com instrutor o sargento aviador Odilon Braga, baiano de Conquista.

Naquele tempo pilotava-se Wacco RNF motor radial de 120 Hp e cabine aberta (obrigatório o uso de óculos, capacetes e macacão azul de aviador), além de um Piper J3, motor de 65 HP cabine fechada.

Fez o exame para piloto em 1942, e foi aprovado!

Com 19 anos, passou por várias cidades (Campos,RJ, Cuiabá,MT,  São Manoel,SP, e outras) e acabou indo a Bauru em 1945, com 22 anos, quando o antigo instrutor o intimou a fazer o Curso de Aperfeiçoamento do Aero Clube do Brasil em Manguinhos no Rio de Janeiro.

Em 02 de Junho de 1945, foi aprovado como Instrutor de Aviação, licença nº 109 do DAC e também como Instrutor de Pilotagem, licença nº 104 do Aero Clube do Brasil, no Rio de Janeiro.

Ulisses Pedrino Guedes, (o terceiro da direita para a esquerda)
em Bauru 1942

Trabalhou como Instrutor de Aviação em várias cidades pelo país,  formando verdadeira legião de pilotos, em cursos onde privilegiava as temáticas relacionadas à segurança de vôo, particularmente em Tupi Paulista,SP, onde ajudou a fundar o Aero Clube local, exercendo suas atividades por longos anos!

Casou-se na Basílica Velha de Aparecida em 20 de Julho de 1950, com Léa Aparecida Vieira, com quem teve tres filhos: Ulisses Tadeu, Henilce e Lúcia Emília, além de criarem quatros sobrinhos, Caio Túlio, João Roberto, Marísia e Marcelo José, filhos da irmã de Dona Léa!

Formou-se em Odontologia em 15 Dez 1952 em Alfenas,MG!

Mudou-se para São José dos Campos,SP em Fev de 1988, onde trabalhou como Odontólogo, até o seu falecimento, em 11 de Setembro de 2004, coincidentemente o mesmo dia em que se comemorava o terceiro aniversário dos atentados terroristas de 2001 nos EUA, fato que o marcou bastante e que ele muito estudou, na época!

O que deixou registrado, em toda a sua vida como Instrutor de Aviação, era o perfeccionismo na principal tarefa que lhe foi delegada, que era a de preparar jovens intrépidos, para o mercado futuro da aviação nacional!

E isto, com certeza o Dr. Ulisses fez com todas as honras, embora, em alguns momentos, o fizesse de modo um tanto rígido demais, o que, certamente, estaria ligado às preocupações em formar pilotos de primeira linhagem!

Observa-se também, em seus registros documentados, expectativas sonhadas de colocar à prova, suas habilidades e conhecimentos na aviação, para voos mais prolongados e distantes, o que acabou ocorrendo em algumas poucas ocasiões!

Tem seu nome gravado nos corações e nas mentes de seus ex-alunos por todo o Brasil, inclusive do Comandante Niltinho Costa, meu grande amigo, lá de Ourilândia do Norte, estado do Pará!!! 




3 comentários:

Niltinho piloto disse...

Tupi paulista uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo,teve a sorte de ter Doutor Ulisses como morador, pois graças a ele em especial e demais companheiros que amam a aviação e que possui uma escola de Aviação, eu sou testemunha da luta deste homen, para não deixar acabar o nosso tão querido Aero Club de Tupi.

Unknown disse...

Meus agradecimentos à família do Dr. Ulisses, na pessoa de Dona Léa, sua esposa, que nos atendeu de forma muito agradável e simpática, nos oferecendo os subsídios para esta singela homenagem!
Meus sinceros cumprimentos.

Luiz Modesto disse...

O Dr. Ulisses sempre foi uma pessoa muito querida por todos aqui em Cuibá, apesar de ser um tanto rígido nos seus propósitos. Mas era para o nosso bem, disto eu tenho certeza.
Seus ensinamentos, principalmente os relacionados à segurança de voo, foram muito úteis para mim pois, até hoje, não sofri nenhum acidente, graças a Deus!
Lembrarei dele com saudades em minhas orações desta noite! Obrigado sr. jc!