Taiadablog: Empresários chineses são atraídos por Serra Pelada !!!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Empresários chineses são atraídos por Serra Pelada !!!

Mais de 28 mil cooperativistas serão beneficiados através de parcerias com empresas internacionais no Brasil, a Shanghai Pengxin Group, nova investidora que este ano chega à Vila Serra Pelada para fortalecer a economia do município de Curionópolis com recursos de alta tecnologia.

Além de aplicar investimentos na implantação de projetos de mineração, o modelo chinês deve contribuir com o desenvolvimento social, através de ações voltadas para um compromisso socioambiental, especialmente dos moradores da vila garimpeira.

O contrato com os chineses foi assinado na última sexta-feira (8) com Cooperativa de Mineração, Desenvolvimento Social e Agromineral dos Garimpeiros de Serra (Cooperserra), Cooperativa Mista de Produtores, Agricultores e Garimpeiros de Curionópolis (Coompag), Cooperativa de Mineração e Agromineral dos Garimpeiros Proprietários de Catas de Serra Pelada (Coompro) e Cooperativa Mista Agromineral do Rio Sereno (Coomase), que representam 28.145 associados e detêm uma área superior a 1.500 hectares.

Para o fechamento do contrato, um grupo de executivos e um geólogo representando a Pengxing foram até Serra Pelada, onde fizeram uma visita técnica nas áreas das cooperativas, na companhia do prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamonzinho, que declarou apoio à parceria.

Para Raimundo Benigno, presidente da Cooperserra, a estrutura financeira dos chineses passa segurança para as cooperativas. “Estivemos na China, conhecemos o presidente do grupo, senhor Jiangzhaobai, e pudemos ver alguns empreendimentos do Pengxin realizados em no máximo dois anos e meio”, informou Benigno, ressaltando que o contrato será honrado à risca, uma vez observados os critérios usados pelos chineses em seus negócios.

Marilene Machado, presidente da Coompag; Otacílio Rodrigues, da Coompro; e Gilberto Amaral, da Coomase, afirmaram que valeu a pena sondar os interessados em investir em suas áreas, pois assim foi possível conhecer a solidez do grupo Pengxin e, sobretudo, fazer um bom negócio para a classe garimpeira.

Das cooperativas, apenas a Coompro não fechou definitivamente o contrato, pois precisa realizar assembleia geral ordinária com os cooperados, para definir detalhes como o quadro social e a diretoria.

Os investidores terão 70% do lucro, ficando responsável por todo investimento de pesquisa e implantação, e as cooperativas 30%. Amortizada a dívida das cooperativas, elas passam a receber 10% de bônus, ou seja, findado o débito das cooperativas, o percentual dividido será de 60% para empresa e 40% para cooperativas.

“Estávamos acostumados a contratos de parceria onde a divisão era sempre 50% para cada lado, mas, após estudar o mercado financeiro internacional, percebemos que na maioria das vezes os percentuais giram entre 75% e 25% ou 80% e 20%”, explicou Raimundo Benigno.

Segundo Marilene Machado, o grupo chinês agora irá montar um corpo jurídico no Brasil voltado exclusivamente para Serra Pelada, que ficará incumbido de estudar todas as legislações que regem o setor mineral e posteriormente apresentar o estudo à presidência do grupo, que de imediato iniciará as pesquisas. “Acreditamos que no máximo em 60 dias todos os trâmites estarão normalizados e daremos início às atividades em nossas áreas de atuação”, finalizou a presidente.

A Shanghai Pengxin Group é um conglomerado de crescimento, com um escopo de negócios diversificado que abrange desenvolvimento imobiliário, agribusiness, indústria de mineração e construção de infra-estrutura e investimento.

Com sede em Xangai, o grupo tem agora mais de 40 subsidiárias em todo o mundo, seja integral ou majoritariamente controlada. A partir de 2010, seus ativos totais atingiram mais de US$ 2 bilhões.

Na mineração, o Grupo Pengxin adquiriu uma participação majoritária em um depósito de cobre na República Democrática do Congo, em 2009, cuja produção está programada para começar em agosto deste ano.

Nenhum comentário: