Taiadablog: Debate sobre as cavas de areia na região !!!

domingo, 10 de julho de 2011

Debate sobre as cavas de areia na região !!!

As margens do Rio Paraíba em Caçapava, estão
comprometidas pelas cavas!

Políticos e ambientalistas da região se reúnem em São José na próxima sexta-feira para debater os avanços da extração de areia nas margens do rio Paraíba do Sul.

O encontro será realizado na Câmara, das 19h às 21h, sob coordenação do deputado federal Carlinhos Almeida (PT) e do deputado estadual padre Afonso Lobato (PV).

Ambientalistas e representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Cetesb e Ministério Público também irão participar.
A extração de areia é permitida em Jacareí, Caçapava, Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba, mas 80% das reservas dessas cidades já teriam sido esgotadas, e o governo do Estado avalia ampliar o perímetro de exploração.

Segundo padre Afonso Lobato, o objetivo do encontro é discutir e amadurecer propostas que possam trazer melhorias para o Paraíba.

No evento será apresentado um panorama da extração de areia às margens do rio.

Ficou para agosto a realização de uma audiência pública para debater a liberação da extração de areia em São José. A atividade é proibida na cidade há 17 anos.

Segundo o presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, João Tampão (sem partido), o decreto que autoriza a realização da audiência será votado somente no mês que vem.

“A partir de agosto poderemos marcar a audiência. Não estamos com pressa. É um tema polêmico que exige a participação da sociedade.”

Em Caçapava, além dos malefícios ambientais provocados pela extração ilegal de areia, a população ainda tem que aguentar o grande volume de veículos pesados que trafegam pelas principais ruas de bairros e vilas, danificando o asfalto e comprometendo a segurança das pessoas, visto sempre trafegarem em velocidades acima das permitidas pela lei!

Tudo isto, com a complascência das autoridades!

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que os ambientalistas de Caçapava aproveitem esta oportunidade para expor suas opiniões, pois somente dentro da Câmara municipal ou dando suas opiniões nos jornais insignificantes de Caçapava eu acredito que eles não vão conseguir nada.