A legislação americana vigente, com altos subsídios para a indústria do etanol e uma pesada tarifa contra o produto importado, expira no dia 31 de dezembro.
E com o fim, hoje, das atividades no Congresso americano para 2011 não há mais como votar qualquer medida que impeça a abertura para o etanol brasileiro, a partir do primeiro dia de 2012, no maior mercado consumidor de combustíveis do mundo.
Os subsídios pagos às distribuidoras americanas que fazem a mistura de etanol à gasolina, custam ao contribuinte americano cerca de US$ 6 bilhões por ano, mais a tarifa de US$ 0,54 sobre cada galão importado. Impediam que o etanol brasileiro chegasse ao mercado dos EUA com preços competitivos.
A cana faz metanol melhor do que qualquer outra matéria prima. Sem as restrições de importação, o brasileiro ganha de longe do etanol americano, obtido da milho e outros cereais. E com a demanda aumentada, é possível visualizar a consolidação do etanol como commodity, como já acontece com o açúcar.
E com o fim, hoje, das atividades no Congresso americano para 2011 não há mais como votar qualquer medida que impeça a abertura para o etanol brasileiro, a partir do primeiro dia de 2012, no maior mercado consumidor de combustíveis do mundo.
Os subsídios pagos às distribuidoras americanas que fazem a mistura de etanol à gasolina, custam ao contribuinte americano cerca de US$ 6 bilhões por ano, mais a tarifa de US$ 0,54 sobre cada galão importado. Impediam que o etanol brasileiro chegasse ao mercado dos EUA com preços competitivos.
A cana faz metanol melhor do que qualquer outra matéria prima. Sem as restrições de importação, o brasileiro ganha de longe do etanol americano, obtido da milho e outros cereais. E com a demanda aumentada, é possível visualizar a consolidação do etanol como commodity, como já acontece com o açúcar.
De resto, preparem-se, felizes proprietários de carro a alcool porque, até mesmo a mais inocente das professorinhas já está ciente de que os preços deste combustível, no mercado nacional, vai voar alto!
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