Taiadablog: Instalação de processadora de chumbo !!!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Instalação de processadora de chumbo !!!

Vereador
Paulo Eugênio
Foi alterada a lei de zoneamento da cidade, permitindo-se, à partir de agora, a instalação de fábricas que atuem no ramo de materiais não ferrosos, como o chumbo (material altamente tóxico), no bairro da Germana, zona rural do município.

O projeto, de autoria do Vereador Paulo Eugênio, foi aprovado em regime de urgência na Câmara, e atende a  pedido dos donos da Italspeed, empresa automotiva instalada na cidade. A alteração na lei foi encaminhada para o prefeito Carlos Vilela (DEM), que sancionou o projeto.

A justificativa do projeto é a ampliação da fábrica, no bairro da Germana, que deverá gerar 100 novos postos de trabalho. A Italspeed vai fazer o beneficiamento de metais não-ferrosos e fabricar ligas de chumbo e estanho.

A empresa é do mesmo proprietário da Tonolli, fábrica de Jacareí que fabricava lingotes de chumbo e foi lacrada pelo Ministério Público em 2001, acusada de crimes ambientais.

De acordo com vereador Paulo Eugênio (DEM), autor do projeto, a empresa não vai trazer poluição para a cidade. “Os empresários mostraram aos vereadores como vai ser feito o beneficiamento do chumbo. Não vão ser gerados resíduos tóxicos. O processo não vai trazer poluição”, disse.

Contrário ao projeto, o Sindicato dos Metalúrgicos da região vai realizar hoje um protesto em frente à Câmara para que o prefeito revogue a lei que autoriza a instalação da fábrica. “Vamos protestar para que o prefeito revogue a lei. Somos a favor da geração de empregos, mas não a esse custo”, afirmou Edmir da Silva, diretor do sindicato. “Nossa grande preocupação é a contaminação do ambiente”, afirmou o sindicalista.

O vereador disse que o benefício da vinda da empresa é muito grande. “A empresa vai gerar 100 empregos, e com o tempo vai gerar mais. É um benefício para a cidade.”

A Italspeed vem passando por uma crise desde o ano passado e demitiu cerca de 140 funcionários. Conta hoje com 45.
ENTENDA O CASO
legislação
Projeto aprovado no mês passado pela Câmara de Caçapava autorizou a instalação de fábricas que usam o chumbo como matéria prima, no bairro da Germana

Empresa
A Italspeed, beneficiada com o projeto, pretende fabricar na sua sede ligas compostas de estanho e chumbo

Chumbo
O chumbo é um metal altamente tóxico que ataca a saúde e o meio ambiente. Pode afetar o cérebro, rins, sistemas digestivo e reprodutor

Meio ambiente
A Italspeed fica em uma área rural de Caçapava, onde há alguns sítios, com plantações e animais, além do ribeirão dos Mudos, que passa ao lado da indústria

Jacareí
A Tonolli, de Jacareí, era do mesmo dono da Italspeed, e foi fechada em 2001 por crimes contra o meio ambiente, contaminação do solo e teve ainda que pagar multa

Faé
Faé era uma indústria de chumbo de Caçapava que faliu depois de ser acusada de crimes ambientais!


Acho que existem muitas outras atividades fabris sem quaisquer riscos, que poderiam ser incentivadas a se instalar no município, com expectativas de geração de emprego e renda muito maiores do que esta falida Italspeed!

13 comentários:

Eduardo Frick disse...

100 empregos??? O que são 100 empregos? E quantos milhares serão intoxicados? Ainda bem que eu me mudei dessa cidade.

Piolho de Garagem disse...

JC que bacana, vc esta sempre em dia com os assuntos mais relevantes da cidade. Espero que aqui venham opiniões de pessoas, não com interesses que não sejam a favor da população, mais com dados técnicos e sem carater politiqueiro como tudo que acontece em nossa querida cidade.

Anônimo disse...

Não dá para entender o cara que se coloca como ambientalista em nossa querida cidade, quando da audiência pública a respeito do trem bala, eu esperava que ele fosse fazer uma colocação de grande relevância relativa ao meio ambiente, e a pergunta que el fez foi a seguinte: " o que fazer se acabar a energia com o trem em movimento " fiquei muito decepcionado. O cara não tem nem amigos só anda sózinho.

Caçapavense inconformada disse...

Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.
O produto pode se dispersar no solo, água e por meio de emissões atmosféricas, normalmente em decorrência da disposição de resíduos industriais. A contaminação também pode ocorrer por meio do contato direto com produtos que têm esse elemento químico em sua composição, em limites acima dos toleráveis. Como o chumbo não é absorvido pelo organismo, a exposição contínua eleva os níveis de acumulação e potencializa o risco das lesões.
Os sintomas clássicos são irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração. Esse sintomas podem progredir até o delírio, convulsões, paralisias e coma. Pesquisas revelam que danos causados pelo chumbo podem afetar funções da memória e do aprendizado em todos os ciclos da vida.
O chumbo é um veneno potente. Já não basta tudo que passamos com a antiga FAÉ? Meu Deus!! Ainda bem que não votei no tal vereador, mas quem votou aí está o presente para si e futuras gerações.

Anônimo disse...

Aquele que se diz ser um ambientalista a favor de nosso município tomou uma porrada tão grande hoje na ultima seção antes do recesso que perdeu o rumo. Ganhou papudo.

Jansen Terra disse...

Do jeito que a coisa vai nossa Cidade vai ser o eterno dormitorio, ou virará ponto turistico de gastronomia, com seus bolinhos de farinha de mandioca,taiada,doce de pepino com quiabo e outras guloseimas mais.

Jansen Terra disse...

Ambientalista. Quem? Cara pálida.Aqui só tem politicagem arcaica.

Jansen Terra disse...

Caçapavense inconformada. Quem és tu coriolano? És médica toxicologista,pra tecer comentários tão profundos a respeito do chumbo, ou tem a cultura do Google.

Anônimo disse...

Perguntar nâo ofende,é só apurar os fatos:
-Quais foram os candidatos que esta empresa apadrinhou no passado eleitoral,este edil recebeu ajuda ou não?,quais outros candidatos, vamos apurar,pra ver quem obedeceu a lei eleitoral? Ser ou não ser eis a questão!!!!!!!!!!!

olho vivo

Anônimo disse...

Ei Jansen Terra, gostei dos comentários, tá na hora de vc ter o seu blog

Carina disse...

Nossa, se a geração de 100 empregos for a maior justificativa, então a coisa tá feia!
Pq ninguém gritou quando a Refrex foi embora? E quando a CVL fechou? E quando a Chery Motors foi ignorada por Caçapava e escolheu Jacarei? E a TI Automotive que foi pra cidade vizinha? E o que dizer da Fuji?
Ah, provavelmente, eram bem menos do que 100 vagas, então não precisava se preocupar!
Qualquer dia desses, quando vc estiver chegando à Caçapava, vai ver uma placa bem grande perto da "Fuji" dizendo: Bem vindo à Caçapava, cidade dormitório, ex-simpatia....

Anônimo disse...

Apesar de não residir na cidade simpatia, como Caçapava é conhecida, me surpreendi negativamente com a aprovação de instalação de reprocessadora de chumbo. No final da década de 70 e
anos 80, todos nos mobilizamos contra o que ocorria com a Faé, Reprocessa e Tonolli. Lembrem-se da morte de animais, destruição de riachos e fontes de água, escória de material contaminado ao relento e até suspeita de crianças que nasceram com defeitos cerebrais e até deformadas. Ainda é tempo gente.

Anônimo disse...

me lembro muito bem na época da faé..meu cunhado trabalhava lá..e minha irmã estava gravida,,o bebe nasceu de nove smeses morto e com a metade do cérebro..bom mais quem se importa né queria saber se o prefeito e os vereadores q aprovam a volta dessa fabrica da morta querem morar ao lado do chumbo...sonia vila santa isabel..