Taiadablog: Museu do Automóvel de Caçapava: parceria para render bons frutos !!!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Museu do Automóvel de Caçapava: parceria para render bons frutos !!!

Para os próximos dias, estamos esperando uma movimentação junto ao acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, oportunidade em que deverá ocorrer uma coletiva de imprensa, visando esclarecer toda a situação atual em relação ao acervo, hoje de posse da Prefeitura de Caçapava!

Previsto ainda, uma das mais belas homenagens ao Museu Roberto Lee, como forma de incentivar o interesse geral para a restauração e preservação dos veículos constantes do acervo!

Breve daremos maiores detalhes!

Roberto Eduardo Lee


A HISTÓRIA DO ACERVO
Fundado em 1963, em São Paulo, o Museu de Antiguidades Mecânicas surgiu a partir da coleção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas pelo empresário Roberto Eduardo Lee, desde 1948.

Ainda em 1963, o museu foi considerado de utilidade pública pelo governo do Estado de São Paulo, através do Decreto-Lei nº 42.254.

Em 1964, todo o acervo foi transferido do galpão pertencente à S.A. Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, na capital paulista, para a Fazenda Esperança, em Caçapava.

A Coleção de Veículos e Acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1982. O acervo tombado era composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de clubes automobilísticos de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.

Durante quase 30 anos, o museu permaneceu aberto para o público e tornou-se referência no país como um dos principais do gênero, atraindo colecionadores e visitantes interessados em automobilismo.

Com a morte de Roberto Lee, em 1975, o museu ainda continuou aberto até 1993, encerrou seu funcionamento.

Fechado para o público e sem manutenção, o acervo começou a se deteriorar. Os carros que não pertenciam a Roberto Lee, porque faziam parte de coleções particulares e que estavam no local em regime de comodato, começaram a ser retirados por seus proprietários.

Por se tratar de um acervo particular, a administração pública não podia intervir para impedir o sucateamento das peças que restaram.

Nos últimos anos, no entanto, conversas entre familiares, herdeiros do patrimônio, e representantes da Prefeitura de Caçapava começaram a avançar no sentido de transferir para a administração pública municipal o que restou do acervo.

ACERVO TRANSFERIDO
Fabricio Correia, Hudson Moureira,
Andréa Matarazzo, Carlos Vilela e Mariangela Matarazzo Lee

No dia 10 de janeiro de 2011, foram assinados os termos de doação do acervo restante do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas para a Prefeitura de Caçapava e de comodato para utilização do prédio onde estava instalado. Os termos foram firmados entre a Prefeitura e a detentora do acervo, Mariângela Matarazzo Lee.

No dia 20 de janeiro, o acervo foi transferido do prédio da antiga Fazenda Esperança para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, pertencente à Prefeitura, no bairro Vera Cruz.

A medida teve por objetivo garantir a segurança do acervo - formado por veículos, uma locomotiva, gravuras e um motor, todos de grande valor histórico -, uma vez que o prédio em que abrigava o museu encontrava-se muito deteriorado.

Após a transferência, todos os veículos foram higienizados e abrigados num galpão do Centro Cultural.

O PLANO DE RECUPERAÇÃO
A Prefeitura de Caçapava e o Automóvel Clube do Brasil firmaram uma parceria que prevê a restauração dos veículos do museu, iniciando com o Alfa Romeo RL, ano 1926, que integra o acervo.

O contrato de parceria foi celebrado no início de junho, pelo presidente do Automóvel Clube do Brasil, Ariel Gusmão da Silva, e pelo prefeito Carlos Antônio Vilela.

Por meio do acordo, o Automóvel Clube do Brasil, com sede em São Paulo, fará a restauração completa do Alfa Romeo. O automóvel restaurado deverá ser entregue no próximo ano, durante o Salão Internacional de Veículos Antigos, organizado e realizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. Este evento acontecerá no segundo semestre de 2012, na capital paulista.

A parceria garante ainda um espaço no Salão Internacional de Veículos Antigos deste ano, que será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, para a exibição de parte do acervo do museu, em poder da Prefeitura de Caçapava. A expectativa é que sejam expostos dez veículos.

Um comentário:

Leandro disse...

Espero que sempre encontrem alguem para ajudar pois esse museu é um patrimonio historico e é muito triste ver como estavam esses veiculos antes de serem "salvos" pela prefeitura tenho acompanhado essa historia pelo Taiada e outros meios de comunicação e estou muito feliz com o rumo que esta tomando , espero que em breve estes veiculos estejam prontos para aparição em publico .
Parabens ao JC que sempre nos tras as noticias sobre esse museu e sempre batalhou pela sua recuperação .