Taiadablog: A mentira da água !!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A mentira da água !!!

É mentira que precisamos beber dois litros de água por dia. E pode ser até prejudicial. Artigo publicado ontem no British Medical Journal qualifica a bestagem como um "nonsense".

Afirma não haver evidências científicas dos benefícios de beber gandes quantidades d'água.

A matéria cita também algumas instituições suspeitas de defender essa bobagem natureba, caso da organização Hydration for Health - criada pela Danone, que vende água engarrafada. Embora haja benefícios provados para pacientes portadores de pedra nos rins, não há indícios para a prevenção. E o excesso d'água pode causar deficiência de sódio no sangue.

Consultado no Brasil, o médico Daniel Rinaldi, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, afirma que a ingestão de água deve estar relacionada tão somente com a sede, como um mecanismo de reposição de líquidos no corpo."Nosso organismo se autorregula. Não há mesmo evidências de que as pessoas precisam beber 2 litros de água diariamente." Há, entretanto, exceções que valem para crianças e idosos, porque podem não sentir sede.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito polêmico esse assunto JC. Passei por uma nefrectomia, sou portadora de insuficiência renal moderada, causada por cálculo renal, e por tudo que já vivenciei, ouvi dos médicos e li à respeito do assunto, e como os especialistas vivem mudando de opinião, é melhor usar de bom senso. Quanto à beber água somente quando se tem sede, sabe-se que quando sentimos sede o corpo já está desidratado, portanto melhor não sentir para consumi-la. Quanto a perda de sódio, acontece somente se tomamos muita água de uma só vez, porisso é aconselhável pequenas doses durante o dia. Conheci no instituto de Nefrologia, muitas pessoas que fazem uso da máquina de hemodiálise, pelo pouco consumo de água, ou somente quando sentiam sede ingeriam pequena quantidade. Nada em excesso é bom, sabemos disso, mas é importante manter o equilíbrio hídrico do organismo. Para quem é saudável, segundo minha nefrologista, é 1,5 litro no inverno, e 2 litros no verão, isso no total de ingestão de líquidos.