Taiadablog: Avião cai no Recife e deixa 16 mortos !!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Avião cai no Recife e deixa 16 mortos !!!






Um avião Let L-410,  um bimotor turboélice, fabricado pela empresa Let Aircraft, da República Checa, com capacidade para transportar até 19 passageiros, caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a assessoria de imprensa da Aeronáutica, 16 pessoas morreram no acidente. A aeronave foi encontrada por volta das 7h em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem.

De acordo com o coronel Valdyr José de Oliveira Júnior, comandante da assessoria de imprensa dos bombeiros do estado, não houve sobreviventes. A informação foi confirmada pela FAB, que diz que houve "totais perdas humanas e materiais".

A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.

Moradores da região afirmaram ter ouvido duas explosões, primeiro uma menor e outra de maior intensidade alguns momentos depois. A manicure Simone Lima, 24 anos, viu o avião balançando as asas e quase caindo em uma construção. Para evitar uma possível colisão, o piloto teria virado o avião, batido a asa esquerda no chão e caído.


A posição em que o avião caiu, contrária à direção para Natal, indica que o piloto teria percebido problemas, tentado voltar ao aeroporto, mas optado por um pouso de emergência para evitar bater em prédios.

Junto com o pintor Alexsandro de Araújo, 21 anos, e outros vizinhos, Simone tentou socorrer alguns passageiros. Segundo Araújo, o grupo tentou socorrer alguns passageiros que poderiam estar vivos, mas as chamas que sobrevieram à explosão impediram que houvesse sobreviventes.
Os bombeiros enviaram nove viaturas para a ocorrência. Equipes de investigação de acidentes aéreos da FAB também estão no local.

De acordo com as primeiras informações, a avião pegou fogo após chegar ao solo. Logo após a decolagem, com quatro minutos de voo, o piloto teria informado à torre de controle que estava com problemas e que faria um pouso forçado.

O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente. A empresa começou a atuar em junho do ano passado interligando inicialmente Maceió, Recife e Aracaju.

Segundo a assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto por volta das 8h e estavam sendo encaminhados ao auditório da Infraero.

Leia abaixo a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o acidente:

"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.

No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.


A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente."

Um comentário:

Anônimo disse...

Jc já avisaram o comandante miltinho ?