Taiadablog: Ministros virão na hora e do jeito que a gente quiser !!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ministros virão na hora e do jeito que a gente quiser !!!

Como previsto, o governo levou o ministro Fernando Pimentel à bolha. Protege-o das investidas legislativas da oposição. Numa comissão da Câmara, foi a voto o primeiro requerimento de convocação do ministro, de autoria do PSDB. Caiu por 13 votos a 5.

Vice líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ) explicou a lógica da decisão: "Os ministros virão na hora que a gente quer, do jeito que a gente quer."

Até bem pouco, Cunha era alvo. Dilma se jacta de ter varrido de Furnas o poder de influência do deputado. Hoje, Cunha é escudo: "Querem discutir a vida pregressa de um ministro que não ocupava cargo público. Isso aqui vai virar o que a gente não quer que vire…” “…Vamos fazer pequenas CPIs de questões municipais e estaduais não relacionadas com a União."

Medido em cifrões, Pimentel é um “pequeno problema” de R$ 2 milhões. Medido em centímetros, é o mais próximo auxiliar de Dilma. Problemão.

Duas razões podem ser invocadas pelos protetores do ministro. Numa, poupa-se a “vida pregressa” de um consultor inocente. Noutra, retira-se do gancho um consultor duvidoso que, exposto, faria “isso aqui virar o que a gente não quer que vire.”

Nas duas hipóteses, a proteção é inútil. A inocência dispensa escudos. A dúvida, quando submetida ao jogo de esconde-esconde, torna-se suspeição. Antonio Palocci, o penúltimo vizir da consultoria que o Planalto protegeu no Congresso, caiu porque explicou-se com meias palavras que esconderam palavras inteiras.

A desconversa de Palocci inaugurou, sob Dilma, um vale-tudo semântico em que todo mundo ficou desabrigado de fazer sentido. No tempo em que as palavras ainda tinham significado, "lealdade" pertencia ao mesmo grupo de "honradez" e "ética", não ao grupo de “submissão” e “conivência”.

Nenhum comentário: