Taiadablog: O retorno da Alfa Romeo RL 1926 ao Centro Cultural de Caçapava !!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O retorno da Alfa Romeo RL 1926 ao Centro Cultural de Caçapava !!!

Alfa Romeo RL 1926, de retorno para Caçapava

Recebemos nesta data, de retorno à Caçapava e para a segurança do Centro Cultural, o veículo Alfa Romeo RL 1926, que havia sido enviado à empresa Oppi Old Car em São Paulo, que comandaria um projeto de restauração do veículo, o que acabou não ocorrendo, devido à falta de consistência nos cronogramas de execução dos trabalhos!
 
O descaso com o veículo de Caçapava, foi constatado por ocasião do SIVA - Salão Internacional do Veículo Antigo, quando foi ali apresentado o veículo Karman Ghia, pertencente ao cantor Paulinho da Viola, cuja restauração também deveria ocorrer na citada empresa, e após vários meses ali estacionado teria sofrido, tão somente, ligeira maquiagem para participar do SIVA, o que acabou determinando o imediato retorno da Alfa Romeo RL, aos pátios do Centro Cultural de Caçapava, onde se encontra em segurança!
 
Por determinação do Coordenador do Museu Roberto Lee, sr. Hudson Moureira, sómente serão liberados a sair do Centro Cultural para eventuais restaurações, os veículos que apresentarem projeto com detalhamento das etapas, recursos financeiros aprovados e captados, além de cronograma de execução das atividades, com detalhamento do prazo final de entrega passível de multa, se ultrapassado!
 
Ótimas providências! Esta Alfa Romeo RL 1926, é um veículo raríssimo, como quase todos os veículos do Museu Roberto Lee de Caçapava, e não pode, de forma nenhuma, ser objeto de sensacionalismo barato por parte de restauradores mais interessados em publicidade gratuita!
 
 

27 comentários:

marcelão disse...

Parabéns pela Postagem meu Grande Amigo JC Flores !

Seria injusto e muito triste , que depois de tanto trabalho , dedicação, anos de cobrança por esse colunista em pró do Museu, além de trabalhos braçais executados por vários``VOLUNTÁRIOS´´... PESSOAS INTERESSADAS SOMENTE EM LUCRO... chegarem aqui em Caçapava , pensando que aqui só tem caipira burro!

Que fique bem claro que esse Museu é questão de Orgulho para nós Caçapavenses , e quem quiser particiar dessa empreitada , Tem que primeiro gostar disso tudo .

Caso contrário ... nem a visita de pessoas assim , será bem vinda !

guarany Ricci disse...

Amigo MARCELO , como já lhe disse anteriormente voce é um ser iluminado,um instrumento regido pela batuta do Dr. LEE , que lá do outro plano lhe intui para fazer as coisas corretas, e voce consegue comprender todos os compassos e assimilar todas as notas. Fique com DEUS e um forte abraço.

Paolo2300 disse...

Uma pena que os conflitos de interesses atrapalhem a restauração...

Paolo2300 disse...

Uma pena a restauração não ter começado, por conflitos de interesses.
Abs
Paolo2300

Natan disse...

Primeiramente gostaria de fazer uma ressalva, na foto acima esta a imagem do veiculo Alpha Romeo sendo preparado pelo Srº Ariel Gusmão ( Automóvel Clube do Brasil ) pra ir a São Paulo para Restauração. Com o intuito de ajudar e revitalizar todo acervo ou parte dele, este Srº se propôs a fazer uma parceria com a prefeitura para dar o ponta pé inicial nestes projetos, colocando seu nome e o nome de sua organização em prol deste acervo.
O que quero dizer que DEVEMOS SEPARAR AS COISAS, O Srº Ariel é uma pessoa fantástica, de caráter inigualável e de extrema humildade que se contrasta com sua classe social em meio a tantos apaixonados por carros antigos.
Mas infelizmente como todo ser humano que tenha bondade no coração, acaba por confiar em pessoas que só querem se auto promover em suas costas, e por fim acaba sujando toda uma iniciativa do objetivo a ser conquistado neste caso restaurado.
Em relação ao Srº Oppi, só o conheço nos eventos então não posso falar se é uma pessoa boa ou ruim, mas, o profissionalismo sua ou de sua equipe deixou a desejar principalmente no quesito comprometimento. Pra não deixar duvida esta postado no youtube um vídeo que mostra um reunião no RJ com Paulinho da Viola.
http://www.youtube.com/watch?v=GYU9Hn7qg4M&feature=related
Todo colecionador de carros antigos e que conhece no mínimo como é feito uma restauração, sabe que pra fazer um restauro leva tempo e dinheiro, mas eu falo por mim, já tive carros antigos e restaurei alguns da forma como deve ser feito e pra entender do assunto até fiz alguns cursos sobre o tema, desde avaliar o veiculo, desmontar, cortar peças podres, refazer essas peças, soldar, alinhar e dependendo do caso limar toda estrutura do veiculo, preparar a base, dar o fundo, pintar, com verniz ou sem verniz etc.... resumindo, pra dizer que é um dos melhores restauradores do país deixou muito a desejar, ainda mais pra entregar um veiculo de uma personalidade artística que é o Paulinho da Viola num evento de repercussão Internacional .
Seria muito louvável dizer que não tinha dado tempo pra apresentar o veiculo do Paulinho da viola nas condições propostas.
Espero que o Srº Hudson Moureira não desfaça esta parceira com o Automóvel Clube do Brasil que é ( senão me engano) a mais velha entidade relacionada ao antigomobilismo. Portanto como bom Caçapavense que sou só resta continuar na torcida e oferecendo ajuda de quaisquer tipos, mesmo que for pra empurrar estes veículos estarei, espero eu, a disposição.
Desejo um ótimo Natal e que 2012 seja um ano de muitas conquistas a todos nós.
Grande Guarany

Natan disse...

Primeiramente gostaria de fazer uma ressalva, na foto acima esta a imagem do veiculo Alpha Romeo sendo preparado pelo Srº Ariel Gusmão ( Automóvel Clube do Brasil ) pra ir a São Paulo para Restauração. Com o intuito de ajudar e revitalizar todo acervo ou parte dele, este Srº se propôs a fazer uma parceria com a prefeitura para dar o ponta pé inicial nestes projetos, colocando seu nome e o nome de sua organização em prol deste acervo.
O que quero dizer que DEVEMOS SEPARAR AS COISAS, O Srº Ariel é uma pessoa fantástica, de caráter inigualável e de extrema humildade que se contrasta com sua classe social em meio a tantos apaixonados por carros antigos.
Mas infelizmente como todo ser humano que tenha bondade no coração, acaba por confiar em pessoas que só querem se auto promover em suas costas, e por fim acaba sujando toda uma iniciativa do objetivo a ser conquistado neste caso restaurado.
Em relação ao Srº Oppi, só o conheço nos eventos então não posso falar se é uma pessoa boa ou ruim, mas, o profissionalismo sua ou de sua equipe deixou a desejar principalmente no quesito comprometimento. Pra não deixar duvida esta postado no youtube um vídeo que mostra um reunião no RJ com Paulinho da Viola.
http://www.youtube.com/watch?v=GYU9Hn7qg4M&feature=related
Todo colecionador de carros antigos e que conhece no mínimo como é feito uma restauração, sabe que pra fazer um restauro leva tempo e dinheiro, mas eu falo por mim, já tive carros antigos e restaurei alguns da forma como deve ser feito e pra entender do assunto até fiz alguns cursos sobre o tema, desde avaliar o veiculo, desmontar, cortar peças podres, refazer essas peças, soldar, alinhar e dependendo do caso limar toda estrutura do veiculo, preparar a base, dar o fundo, pintar, com verniz ou sem verniz etc.... resumindo, pra dizer que é um dos melhores restauradores do país deixou muito a desejar, ainda mais pra entregar um veiculo de uma personalidade artística que é o Paulinho da Viola num evento de repercussão Internacional .
Seria muito louvável dizer que não tinha dado tempo pra apresentar o veiculo do Paulinho da viola nas condições propostas.
Espero que o Srº Hudson Moureira não desfaça esta parceira com o Automóvel Clube do Brasil que é ( senão me engano) a mais velha entidade relacionada ao antigomobilismo. Portanto como bom Caçapavense que sou só resta continuar na torcida e oferecendo ajuda de quaisquer tipos, mesmo que for pra empurrar estes veículos estarei, espero eu, a disposição.
Desejo um ótimo Natal e que 2012 seja um ano de muitas conquistas a todos nós.

Rinaldo disse...

Pois é, sentar na janelinha todo mundo quer, não é mesmo ? Abraço a todos, em 2.012 certamente esse Museu dará mais alguns passos adiante !

José Rezende - Mahar disse...

Que injustiça com o Oppi!!!! sem DINHEIRO não é possível restaurar nada, vocês bem sabem disso...
E o Oppi não precisa de promoção, é só ver o nível do trabalho dele, a qualidade do serviço feito em um Dino Fiat 2400 saído dos Marx em estado lamentável e agora novo....
Eu vi a RL e ela precisa de um ano de desmontagem completa pois a carroceria tem sua estrutura de maeira totalmente comprometida e tem que ser substituida. Lembrem-se que o Oppi vive de restaurar carros antigos e tem uma equipe que tem o hábito de receber wsalário, além de ter que pagar serviços externos com o a vasta marcenaria especializada.
É fácil criticar, mas meter a mão na massa são outros 5000...

Lauriberto ( Lau) disse...

Caro José Resende, boa tarde, não o conheço, mas que injustiça foi cometida? Este tal Ricardo Oppi, está sendo processado por mim, pois tenho um dodge há 28 meses com ele aliás ele sumiu com o carro, (veja se está na oficina dele)já recebeu 80% do serviço e só dá desculpas. Na época que deram este carro para ele restaurar avisei a maxicar para avisar o museu de caçapava, a fria que eles estava m entrando. Resumindo: Se vc não for parente dele, vai concordar que a oficina dele é uma BOCA DE PORCO, não tem cabine de pintura, estufa, a grande quantidade de funcionários que ele tem (DOIS) não usam e nem tem EPI, ou seja o tal Ricardo Oppi, que ainda dá entrevista prum monte de jornalista despreparado, é um grande picareta, e só ainda não denunciei aos orgãos pra fechar a espelunca que ele chama de restauradora, pois pretendo receber meu dinheiro de volta, ou penhorar carros que lá estão (coitados dos proprietários). Caso queira ver todas as provas que tenho, pergunte ao grande amigo seu (Ricardo Oppi) meu telefone e me ligue, que te mostro. Se ele falar que não tem meu telefone, relembre que ele sempre ligou pra buscar dinheiro e não fazer nada.
Lau

Ricardo Oppi disse...

São Paulo, 19 de Dezembro de 2011
! DIREITO DE RESPOSTA !
COMUNICADO A PÚBLICO, a quem de direito, publicado em 19.12.2011, 22h15m:
RICARDO OPPI, engenheiro mecânico, restaurador de Automóveis Antigos estabelecido na Cidade de São Paulo, com oficina nesta Cidade, na Rua Vicente Leite, 179, Jardim Itacolomi, que utiliza o nome fantasia OPPI OLD CARS, vem por meio da presente, tendo em vista a postagem no sítio eletrônico http://taiada-blog.blogspot.com/2011/12/o-retorno-da-alfa-romeo-rl-1926-ao.html, doravante “Taiadablog”, publicada em 9.12.2011, e sob o título “O retorno da Alfa Romeo RL 1926 ao Centro Cultural de Caçapava!!”, sob autoria de seu editor “JCFlores” (Autodenominado em página de internet http://www.blogger.com/profile/13714092439361153331 “Um caçapavense preocupado com o futuro político de nossa cidade,que pode cair em mãos erradas. Algo tem que ser feito agora, para colhermos os frutos nas próximas eleições municipais!”), bem como seus comentários publicados pelos “Blogers” “Marcelão” - MARCELO BELLATO, conforme confirmação em página de internet http://www.facebook.com/profile.php?id=100002403163268; “Natan”, sem qualquer identificação; “Lauriberto” vem trazer a pública a seguinte informação:
(i) RICARDO OPPI é um restaurador de veículos antigos há praticamente 30 (trinta) anos, com conhecido portfolio de trabalhos em veículos antigos Europeus e Americanos, especialmente carros italianos, merecendo destaque a linha Alfa Romeo;
(ii) Diante de notória especialização, RICARDO OPPI foi CONTRATADO pelo AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL – A.C.D.B. -1907 (“AUTOMÓVEL CLUBE”), para realização de trabalhos de restauração do Veículo ALFA ROMEO Modelo RL Colognale, de 1926, Chassis RLN069358 (“VEÍCULO”), pertencente ao antigo acervo do saudoso colecionado Roberto Eduardo Lee, hoje de propriedade da Municipalidade de Caçapava, Estado de São Paulo, pelo período de Junho de 2011 a Maio de 2013.

(iii) Importantíssimo frisar que a restauração do VEÍCULO foi negociada e firmada, exclusiva e unicamente entre a PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA e o AUTOMÓVEL CLUBE, sendo que, posteriormente a tal tratativa, o AUTOMÓVEL CLUBE buscou os préstimos de RICARDO OPPI para execução dos serviços, dada sua expertise e estrutura;

(iv) Diante de tal cenário, mediante AUTORIZAÇÃO E ANUÊNCIA da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA, o referido VEÍCULO foi retirado e transladado para a oficina de RICARDO OPPI, para início dos serviços, que seriam bancados por recursos oriundos de Projeto de Patrocínio e Obtenção de Recursos via Lei de Incentivo a Cultura – Lei Roaunet;

Continua do próximo comentário

Ricardo Oppi disse...

Continuação do comentário do sr. Ricardo Oppi:
(v) Assim sendo, e neste cenário, o AUTOMÓVEL CLUBE encamparia o Projeto de Restauro do VEÍCULO, mediante a contratação dos serviços de RICARDO OPPI, de forma lícita, justa e equilibrada;

(vi) Estes são os termos das independentes contratações, que, até a presente data encontra-se em plena vigência;

(vii) Em 7.12.2011, o AUTOMÓVEL CLUBE recebeu correspondência eletrônica da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do Município de Caçapava, solicitando que o AUTOMÓVEL CLUBE restituísse a posse do VEÍCULO para o acervo municipal, com a finalidade de atendimento de visita técnica de representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico e Artístico e Turismo do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT, e assim sendo, solicitando que o VEÍCULO fosse levado para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo “José Francisco Natali”, situado em Caçapava;

(viii) Por esta exclusiva condição, o VEÍCULO foi retirado da oficina de RICARDO OPPI, e levado de volta ao acervo situado em Caçapava, atendendo ao pedido da E. Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer daquele Município;

(ix) Reitera-se que o Convênio entre o AUTOMÓVEL CLUBE e a PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA, até a presente data, encontra-se vigente, e nenhuma condição foi alterada, nem sequer solicitada, BEM DIFERENTE DO AFIRMADO no “Taiadablog” que reproduzimos “(...) [Oppi Old Cars] em São Paulo, que comandaria um projeto de restauração do veículo, o que acabou não acontecendo devido à falta de consistência nos cronogramas de execução dos trabalhos (!) (sic)”

(x) E mais, apenas por uma questão de esclarecimento – o que não tem relação alguma com a relação entre o AUTOMÓVEL CLUBE, RICARDO OPPI e a MUNICIPALIDADE DE CAÇAPAVA - , a Restauração do veículo VW KARMANN GHIA CONVERSÍVEL, de 1970, de propriedade do prestigiado compositor e interprete Paulinho da Viola, é objeto exclusivo de tratativa entre o AUTOMÓVEL CLUBE, RICARDO OPPI e PAULINHO DA VIOLA, não sendo pertinente qualquer tipo de discussão em foro público, ou atestado de competência técnica ou não para a realização de trabalhos de restauração do VEÍCULO;

Continua no próximo comentário

Ricardo Oppi disse...

Continuação do comentário do Sr. Ricardo Oppi:
(xi) Para esclarecimento do público leigo, e muitos vezes não conhecedor acerca de restauração de veículos antigos em geral, trabalhos de restauração muitas vezes chegam a durar ANOS, pela dificuldade de pesquisa e busca de partes, que raramente são encontradas no mercado de auto-peças, sendo necessária, muitas vezes a confecção de peças novas, para substituir peças que não são encontradas facilmente;

(xii) Este foi o caso do veículo de PAULINHO DA VIOLA, dada sua raridade e dificuldade de restauração, uma vez que foram substituídas muitas partes da carroceria e mecânica. Caso o público leigo não saiba, o carro de PAULINHO DA VILA integra uma série de 177 unidades fabricadas sob encomenda, sendo portanto um carro de complexidade de restauro, dada sua exclusividade. Diferente do que foi dito, restaurar um “simples veículo nacional” é muito mais complexo do que um veículo importado dado à falta de literatura por fabricantes, bem como ausência de peças de estoque no mercado de autopeças;

(xiii) O fato do atraso da restauração do veículo de PAULINHO DA VIOLA se deu pela complexidade do serviço, e pela falta de recursos pontual e tempestiva dos patrocinadores da restauração do veículo, qual acarretou o atraso no cronograma físico-financeiro do Projeto inicial;

(xiv) Tal fato não pode ser LEVIANAMENTE usado para FALSEAR A VERDADE, como relatou o editor do “taiadablog”, bem como o Sr. MARCELO BELLATO, qual imputou tal fato – caso do veículo de Paulinho da Viola – ao “retorno com segurança aos pátios do Centro Cultural de Caçapava, onde se encontra em segurança!(sic)”;

(xv) Em nenhum momento RICARDO OPPI buscou “sensacionalismo barato”, ou ainda “publicidade gratuita” como apregoou o editor do “Taiadablog”. Pelo contrário, RICARDO OPPI sempre buscou, junto ao AUTOMÓVEL CLUBE divulgar positivamente a causa do Museu Roberto Eduardo Lee, tanto que sugeriu que fosse conduzido um projeto para restauração do mencionado acervo;

(xvi) O que foi noticiado no “taiadablog” é uma inverdade e injusta.

(xvii) Tal argumento é mentiroso, pueril e difamatório, sendo que a competente medida de Reparação de Civil, Criminal e Administrativa será requerida oportunamente;
(xviii) Por fim, e ainda em tempo, quanto ao post do dito Lauriberto, trata-se de questão judicial em aberto, devendo este senhor aguardar que as vias apropriadas judiciais solucionem sua insatisfação. Caso perpetue com o referido comentário, deverá responder legalmente sobre tal inverdade.

Permanecemos a inteira disposição de V. Sas., para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Cordialmente,
RICARDO OPPI
oppioldcars@gmail.com

Paolo2300 disse...

Agora tudo se esclareceu.
Abs
Paolo2300

Valdir C. disse...

Acho que não se esclareceu nada não! A restauração do karmanghia completamente paralizada, é claro que dá margem à preocupação dos donos de outros veículos aguardando restauro. Tem também a boataria que corre solta neste tipo de negócio, que depõe contra o Ricardo Oppi!
Acho que a Prefeitura de Caçapava agiu certinho de fazer a Alfa Romeo retornar ao Centro Cultural. Este assunto todo tem que ser melhor disciplinado.

Teo Catelli disse...

Os Karmann ghia foram criados no meados de 1955 por um carozzieri Italiano "ghia" e por um alemão Wilhelm Karmann,os conversiveis sairam no Brasil 1967 , foram fabricados 178 Un. e a ultima ficou exposta por muito tempo no patio da Volks em SBC, mas o fato de ter entrado neste forum é pra fazer uma pergunta ao Srº Oppi a respeito de um dizer no terceiro comentario:
(xiii) O fato do atraso da restauração do veículo de PAULINHO DA VIOLA se deu pela complexidade do serviço, e pela falta de recursos pontual e tempestiva dos patrocinadores da restauração do veículo, qual acarretou o atraso no cronograma físico-financeiro do Projeto inicial;

A pergunta é: qual empresa não lhe passou os recursos necessarios pra finalizar o cronograma do KG do PL?

Ari Rocha disse...

Gosto muito de uma frase do filósofo britânico Sir Bertrand Russell: "O problema da humanidade é que os ignorantes são cheios de certezas e os inteligentes cheios de dúvidas". Acho que há muitos leigos (que se acreditam grandes conhecedores) que deveriam meditar um pouco sobre isso, antes de emitor qualquer tipo de comentário.

Anônimo disse...

ari, querido.

no caminho dos ditados há um que informa, o diabo velho não é sabido por ser diabo, mas por ter vivência. é o seu caso, botando ordem neste assunto sério.

concordará você com informação aqui já colocada, que a restauração do alfa rl contém duas relações: da prefeitura com o automóvel clube, e deste com o oppi. são relações incomunicáveis, cujo ponto comu são a finalidade do projeto e o automóvel clube.

à vista do interesse histórico deve ser reconhecido que a prefeitua agiu com a coragem exigida pela situação, de não esperar aparecer os recursos para a restauração, recolhendo o automóvel em seu espaço enquanto a situação se aclara. acredito, também, que isto exija ser resolvido logo, com a re vitalização do acordo ou seu desate.

não me manifesto sobre o automóvel clube, que hoje me parece apenas um nome pertencente a uma pessoa. pelos eventos que organizou não parece ser do ramo ou ter absorvido do pioneiro e original sua história e a cultura.

mas, como disse, esta é uma relção direta com a prefeitura e esta deve ter suas naturais cautelas com todo o acervo recebido para fazer o novo museu.

ari e colegas, grande ano. r nasser

alexandre. disse...

É lamentavel tudo isso que está acontecendo,fica um clima dificil depois e no fim ninguém ganha só perde mesmo, inclusive o proprio automovel Alfa Romeo.

alexandre bezerra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alexandre bezerra disse...

Depois de tudo isso não sei nem o que dizer , é lamentavel situações que chegam a ter um determinado desfecho como este, ninguém ganha e todos nós só perdemos , infelizmente!

A história o carro e as partes envolvidas .

Ari Rocha disse...

Grande Nasser, você bem sabe quanto admiro sua luta em defesa do Museu de BSB. Não por outro motivo reagi com veemência, quando ouvi (e li) comentários a respeito de que se havia chegado a uma situação difícil junto ao Ministério por que a questão havia sido encaminhada de forma arrogante. Sei que lutar é difícil e há sempre quem ponha em dúvida as atitudes de quem as enfrenta. O Júlio Delamare publicou matéria em 1965, respondendo a quem questionou o Aruanda como uma ação irresponsável/impossível e, a mim, como um aventureiro em busca de promoção. Ele dizia que no dia da abertura do Salão de Turim (1965) o aquele carrinho diferente e inovador estava lá. E foi premiado, abrindo caminho para tantos outros jovens brasileiros. Confesso que ao ler tuas palavras, com tantos anos de batalha, fiquei envergonhado por um fato: quanto eu (que ouso me considerar 'do ramo') fui negligente, a ponto de aprender com as atitudes efetivas de um 'neófito', que tenta reviver o Automóvel Clube, as iniciativas que poderia ter promovido, para ajudar a revitalizar o acervo do Museu do 'nosso amigo' Lee. Por vezes é dolorido ver que os recém chegados estão com mais disposição e efetividade que a gente, mas ao mesmo tempo a esperança de que o trabalho não vai morrer com a minha geração! Pessoas com um esforço por vezes solitário, como você naquela maravilha de Museu construído com vontade férrea, e o Ariel, resistindo às críticas dos que não fazem mas apontam o dedo de forma incriminadora a quem está produzindo resultados (alguns surpreendentes, é bom que se diga), como o grupo do ACB, de tantas e boas memórias no início de tudo...

Ariel Gusmão disse...

Quem muito fala muito erra, principalmente se o faz sem conhecimento da causa e dos fatos.
A respeito dos comentários postados neste blog sobre o retorno do veiculo citado, devo informar que para que não se cometam injustiças, devemos antes de tomar qualquer tipo de partido, ter ciência dos fatos, pois depois que nos manifestamos nossa palavra se transforma em documento, podendo prejudicar pessoas que não têm culpa ou participação nos acontecimentos descritos.
Infelizmente nossos eventos e ações em prol do antigomobilismo estão incomodando muita gente que teria desejo de realizá-los, mas lhes faltou iniciativa, capacidade, ou credibilidade para conquistar o que já conquistamos e, devo dizer, graças a muito trabalho. No ano passado e, principalmente, durante o evento “SIVA 2011”, nossa equipe por varias noites trabalhou até as 4:00h, inclusive em atividades pesadas, como descarregar e empurrar os carros do museu de Caçapava. Tudo durante a madrugada, para que no dia seguinte tudo estivesse em condições de visitação e o evento pudesse alcançar o sucesso que teve.
Tais pessoas não me incomodam, pois o tipo de crítica destrutiva que declaram publicamente, denotam antes de tudo sua inveja e incompetência.
A PARCERIA ENTRE ACB E PREFEITURA DE CAÇAPAVA
Em junho de 2011, foi firmada uma parceria entre o Automóvel Clube do Brasil e a Prefeitura Municipal de Caçapava, para dar inicio ao processo de restauração de veículos do acervo do famoso colecionador Roberto Lee, falecido em 1975.
Este é um dos projetos culturais que o ACB apóia, com o forte empenho de preservar a memória do automóvel e do automobilismo nacional e internacional.
Diante disso, o ACB, após consultas ao Restaurador Ricardo Oppi, para escolha do veículo do acervo a ser restaurado, foi selecionado o automóvel Alfa Romeo RL de 1926, para ser adotado e ser integralmente restaurado, por estar mais completo e integro para tal primeiro trabalho.
Nessa linha, em virtude da experiência do citado restaurador em veículos europeus, sobretudo da marca Alfa Romeo, a oficina do Sr. Ricardo Oppi foi contratada para a realização do laudo técnico para fundamentação do Projeto, para a Busca de Patrocínios e posterior Restauração do veículo adotado pelo ACB.
Estes serviços de restauração chegaram inclusive a ser iniciados, mesmo sem dispor das verbas de patrocínio fechadas, pela citada oficina, dado o prazo de restituição do veículo restaurado ao acervo de Caçapava.
Os serviços foram então iniciados, porém tiveram que ser interrompidos para restituição do veículo ao acervo Municipal, em 9.12.2012, para atender as exigências do CONDEPHAAT, uma vez que os veículos do acervo, incluindo o Alfa Romeo RL de 1926, são protegidos pelo patrimônio histórico do Estado de São Paulo, e deveriam ser vistoriados nos dias subsequentes, em Caçapava.
Concluindo, informo que a parceria entre ACB e Prefeitura de Caçapava segue em 2012, com o convite da Secretaria de Cultura, através de seu secretario, Sr. Fabrício Correia, para que o ACB auxilie na elaboração de um evento de Antigomobilismo, a ser realizado na última semana de março, abrindo assim a agenda dos grandes eventos do país. Essa iniciativa visa consolidar Caçapava como a “cidade berço” do Antigomobilismo Brasileiro.
Ariel Gusmão - Presidente
Automóvel Clube do Brasil

L.A. Demmont disse...

Prezado JC: Este senhor, R.Nasser, é especilista em desagregação. Acha defeito em tudo e só não enxerga o próprio rabo (Museu de Brasília), que está mais enrolado do que carretel!
É preciso muito cuidado pois ele prepara botes precisos e sorrateiros, iguais ao que praticou na cidade de Caçapava, quando, apelidando de "resgate", retirou 5 carros do Museu do Lee, levando para Brasília! Porque na época,não "resgatou" também os demais veículos?

Anônimo disse...

sr demmont,

em respeito às pessoas que me conhecem e respeitam as minhas iniciativas, esclareço.

não fiz juízo de valor quanto à questão prefeitura + automóvel clube + ricardo oppi. são tres partes numa equação que lhes é própria e cujas questões devem ser resolvidas entre eles. a prefeitura, guardiã e responsável legal pelo patrimônio deve agir com suas cautelas.

para entender seu direito às críticas, do alto das suas considerações, onde estava o sr, e o que fez para cessar os saques no museu de caçapava ?
eu, agora criticado, denunciei à polícia de caçapava, à secretaria de cultura de sp, e provoquei a definição de uma situação que desaguou na interrupção dos furtos, saques e desaparecimento de peças e veículos inteiros, com a cessão do acervo à prefeitura.

consegui salvar de maiores ataques os automóveis da ford que lá estavam, retirando-os. repetiria os atos por outroscaso tivesse procuração para tanto. parece-me mais construtivo agir que criticar. não o conheço mas não creio te-lo visto tomando conta do acervo para impedir danos, assim como desconheço suas ações neste sentido.
o sr deve ter um cadastro antigomobilístico e de utilidade social tão extenso quanto desconhecido para tecer este tipo de consideração desarrazoada, incluindo falsas conjecturas.
digo-lhe quanto ao museu nacional do automóvel deveria o sr saber ser único no mundo a preservar a história do desenvolvimento da indústria automobilístico de um país, e que não está enrolado, como seu desconhecimento pretende denegrir. o museu é filiado e integrado à programação do instituto brasileiro de museus, órgão coordenador da especialidade. tem suas contas aprovadas pelo ministério público, e suas ações permitem-lhe manter um invejável título de utilidade pública federal.
tem, sim, uma disputa administrativa e jurídica com um governo que não dá atenção à história, à cultura, e prefere ocupar espaço com um arquivo morto, desalojar um equipamento cultural que já recebeu 120 mil visitantes, que está pronto e operacional, que nada custa a qualquer dos níveis de administração, fazendo-o em cidade que sediará jogos da copa do mundo de futebol. gente que pensa como o sr.
faça um curriculum antigomobilístico sr demmont, melhor que o meu: crie normas; caminhos; normatize e dê um caminho filosófico para a atividade; inclua a figura do veículo de coleção numa lei federal; conquiste a dispensa da inspeção veicular; obtenha a importação de antigos; viabilize a dispensa de ipva aos veículos antigos; dicionarize a palavra antigomobilismo; organize a primeira grande viagem de automóveis antigos pelo país; atraia uma montadora a pioneiro patrocínio; permita que automóveis antigos possam circular em estradas sem os equipamentos de segurança; viabilize os encontros estaduais e nacionais; dê partida ao turismo antigomobilístico; monte e mantenha um museu aberto à população.
se o sr não fez isto, lamento sr demmont, mas falta-lhe estatura social para qualquer crítica a mim e aos meus atos em prol do antigomobilismo.
roberto nasser

L.A. Demmont disse...

Sr. Nasser:
Não me couberam, à época e de "regium clarus", as providências de elaboração de Boletim de Ocorrências sobre as eventualidades ocorridas com os veículos do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, pelo óbvio motivo de tratar-se de patrimônio privado, situação esta, de domínio público, prevista na legislação vigente, que certamente nos possibilita a manutenção de nosso patrimônio, sem a interferência de alheios obtusos, não é mesmo? O que seria de nós se, a bel prazer, nosso patrimônio pessoal pudesse sofrer patrulhamentos indevidos e ilegais?
Se o senhor teve a idéia de “salvar” os veículos Ford que estavam sofrendo com a ação do tempo e com os saques, acho que agora seria uma boa hora para devolvê-los à Prefeitura Municipal de Caçapava, visto que os automóveis que fazem parte do acervo Roberto Lee, encontram-se devida e seguramente depositados junto ao Centro Cultural da cidade, após terem sido resgatados, limpos e higienizados! Nada mais justo, portanto!
De resto, fico impressionado que, com todo o cabedal apresentado em seus últimos comentários (crie normas; caminhos; normatize e dê um caminho filosófico para a atividade; inclua a figura do veículo de coleção numa lei federal; conquiste a dispensa da inspeção veicular; obtenha a importação de antigos; viabilize a dispensa de ipva aos veículos antigos; dicionarize a palavra antigomobilismo; organize a primeira grande viagem de automóveis antigos pelo país; atraia uma montadora a pioneiro patrocínio; permita que automóveis antigos possam circular em estradas sem os equipamentos de segurança; viabilize os encontros estaduais e nacionais; dê partida ao turismo antigomobilístico; monte e mantenha um museu aberto à população), o senhor ainda se encontre colocado à prova, com esta ameaça de despejo do Museu do Automóvel de Brasília!
Não me faltam não, sr. Nasser, enquanto cidadão brasileiro, condições morais e éticas para criticar sua atuação desagregadora e seu modo pouco peculiar de compartilhar o apreço e a satisfação dos amantes dos veículos antigos, em reviver emoções que nos trazem recordações de épocas gloriosas!
Complementando, acho ainda que esta idéia sua, de colocar-se como o responsável por toda a operaçao que culminou com a doação do acervo do Lee para a Prefeitura de Caçapava, um acinte abominável, visto que é público e notório o envolvimento de muitos outros segmentos da sociedade organizada no assunto, inclusive e principalmente o Taiadablog, que iniciou um complexo de reportagens que acabou acionando a imprensa e acabou abrindo as portas para uma negociação mais abrangente com a herdeira!

Laurimar disse...

Dá-lhe JC! È por aí mesmo! Eu acompanhei toda a movimentação do Taiadablog em relação aos carros do Museu do Automóvel e acho que voce, JC merece toda a nossa consideração pelos esforços depreendidos para que a situação chegasse, finalmente, onde se chegou!
Bravo!

Rinaldo Araujo Carneiro disse...

PUXA VIDA hein, e pensar que eu lembrei de entrar aqui só pra ver como andavam as raridades do meu amigo caipira Marcelão.
Que lavagem de roupa suja hein amigos ? Por sinal até útil, OPORTUNA e esclarecedora.
A verdade sempre aparece.
Existem ainda inúmeros outros carros "desaparecidos" do Museu, tenho uma filmagem dos anos 90 que eu mesmo fiz lá dentro, nos 2 galpões e é deprimente ver que alguns carros surrupiados continuam em poder dos saqueadores, outros deixaram o país, outros ninguém sabe o paradeiro.
Seria bastante salutar uma pesquisa (ou investigação) que abrangesse TODA a coleção do saudoso Lee, indicar o que foi dividido (legitimamente), apontar o que foi, em tese, saqueado (mesmo com pseudo-boas intenções) e o também que foi sim vendido dentro ou fora do pais: Marca, modelo, cor, ano de fabricação, etc.
A meu ver isso devia ser feito em prol do esclarecimento, do acervo original, e não a título de caça às bruxas.
Quem sabe despertaria até um sentimento de mea-culpa e com isso alguns exemplares voltariam espontaneamente ao Museu?
É hora de botar os pingos nos is , lenha na fogueira !
De preferência deixando de lado o ego inflado e os ataques pessoais, mas sim e apenas pela reconstituição da história do Museu Roberto Lee, ele que foi o maior incentivador (mesmo póstumo) deste e de tantos milhares de colecionadores pelo país.
Abraço a todos
Rinaldo Araujo Carneiro