Taiadablog: O senhor Tucker: O homem que vai cuidar do Tucker caçapavense !!!

sábado, 3 de dezembro de 2011

O senhor Tucker: O homem que vai cuidar do Tucker caçapavense !!!

Vanderlei Munhoz Salaviaw: o Sr. Tucker
De vez em quando, a gente observa, ao lado dos veículos do acervo Roberto Lee, que se encontra no Centro Cultural de Caçapava, um ou outro curioso que se encanta com determinada marca ou desenho do veículo e passa a reverenciá-lo!

Não é o caso do Vanderlei Munhoz Salaviaw, grande amigo e frequentador dos assuntos relacionados ao Museu Roberto Lee, especialmente em relação ao nosso Tucker Torpedo 1948, de quem é fã número um, profundo estudioso e, com certeza absoluta, o maior conhecedor deste veículo no Brasil!

Nosso amigo Vanderlei, 53 anos e morador de Carapicuíba,SP, é formado em Matemática é pós-graduado em Gestão, Professor e Diretor de Escola, além de exercer, nas horas de folga, as funções de restaurador de peças e veículos antigos!

Na primeira vez que o vi, já fiquei absolutamente impressionado com seus conhecimentos técnicos e com a riqueza de suas informações em relação ao nosso Tucker Torpedo e achei, como ainda acho, que este é o nosso principal consultor no que diz respeito aos assuntos correlatos.

Vanderlei, com Dona Shirlei e Paulinho Bombarda
Vejam que no SIVA - Salão Internacional de Veículos Antigos, o Vanderlei, à frente da figura imponente de nosso Tucker, montou uma verdadeira sala de aulas sobre o veículo, com explicações técnicas, fotos, desenhos, ali ficando a responder questionamentos dos interessados por longo período e atendendo aos visitantes, particularmente os ilustres, como a esposa de um dos proprietários do nosso Tucker, Shirlei Bombarda, com seu filho Paulinho (vítima de doença neurológica de difícil tratamento!)

O senhor Tucker, tomou conhecimento do nosso veículo, em uma reportagem da revista Quatro Rodas, assistindo, logo após, o filme “TUCKER  Um homem e seu sonho” , do diretor Francis Ford Copola.
A partir daí, iniciou detalhada pesquisa sobre a vida do então inovador e visionário Preston Thomas Tucker e seus veículos, atrás de informações em revistas, livros e internet, o que o levou a dispor de rico acervo relacionado, material este que ainda hoje busca!
Atualmente realiza palestras, desenvolve projetos, e trabalha na fabricação de uma miniatura Tucker, em escala de 1:10 (um para dez).
Este é o nosso senhor Tucker!

12 comentários:

Anônimo disse...

Conheci este Diretor de Escola e admirador de veiculos antigos, inclusive ganhador de premios nas feiras de carros antigos,quando se falar em Tucker perto dele o menino de cabelo brancos enche os OLHOS DE LAGRIMAS! Apaixonado,ele e o filho são e é importante para manter este assunto entre os colecionadores dos veiculos, o Sr.Vanderlei M. Salaviaw, é feraaa, quem puder converse com ele.

marcelão disse...

Além de éxper no assunto , uma exelente pessoa.
Tive o Prazer de conhecer e trabalhar junto com o Sr. Tucker (Vanderlei) no Salão de Veículos Antigos , e será uma enorme satisfação trabalhar junto com ele na recuperação não só do Tucker Carro , mas também na recuperação do Museu Roberto Lee.

E conto também com seu entusiamos meu Amigo JC , pois tudo isso começou através de manifestações como essas , a anos atraz quando o Museu ainda estava abandonado e só havia críticas para o Município devido o descaso .

a pouco tempo a recuperação desse Patrimônio era apenas um sonho , e hoje ja é realidade .

Pessoas como o Vanderlei , sempre são bem vindas , e seria interessante também , alguns Caçapavenses se manifestarem em pró do Museu .

e vamo que vamo , como diz nosso colunista , o resto é Bumba meu Boi !

MARCO ALONSO disse...

que sorte desse tucker em ter uma pessoal do nivel do Vanderlei as voltas para fazer sua restauração, tenho certeza que e a pessoa certa alem do capricho em que tdo que faz, a paixao que ele se dedica, e uma responsavel e perfecionista,
MARCO ALONSO

Rinaldo disse...

Palmas pro Taiada, palmas pro Taiada !
E pro Vanderlei também, afinal conheci o estudioso no Salão de Antigos, e pude perceber que ele realmente domina o assunto Tucker.
Pra quem idolara esse carro mas não conhece tanto, dá até uma pontinha de inveja.
A lenda estará em boas mãos.
Abraço
Rinaldo
www.ultimachanceoficina.com.br

Helio Herbert disse...

Parabéns Wandão,muito sucesso.

Anônimo disse...

Grande wanderlei,tanto procurou e comprou muitas revistas de minha pessoa e agora vai restaurar um TUCKER ,que previlégio saber que um pouco do seu sonho esta sendo realizado,parabens e ainda tenho muitas revistas sobre ele,abraço do seu amigo paulinho das revistas ¨snake"

Du Oliveira disse...

Bom saber de pessoas assim de tamanho conhecimento sobre o Tucker, parabéns e boa sorte na restauração.

Autobook disse...

Grande Vanderlei -- nao ha ninguem mais indicado para esse arduo trabalho ... Conheço o Vanderlei ha muito tempo e posso afirmar que o trabalho saira bem feito , nao so pelo conhecimento , mas tambem pela paixao , pois qdo se faz algo com paixao dificilmente sai errado !!!
Parabens do amigo Wagner Campos ( Autobook)

Autobook disse...

Parabens Vanderlei ..nao poderia estar em melhores maos ...nao so pelo conhecimento valiosissimo , mas tambem pela paixao e dedicaçao.
sorte e sucesso .

F250GTO disse...

Conheço o Wanderley há muitos anos e sei do conhecimento que ele tem da história do Tucker, do seu idealizador Preston e tambem do "nosso" Tucker de Caçapava.
Muito antes do Tucker #35 ter sido resgatado do Museu de Caçapava, quem teve a oportunidade de conversar com o Wanderley, percebeu o quanto ele era interessado na história conturbada desse carro.
E no Salão de Antigos ele permaneceu nos 4 dias de evento, atendendo a todos, fornecendo informações, contando histórias e dividindo com todos o seu vasto conhecimento. Incansável estava lá, "feliz, feito pinto no lixo".
Parabens Wanderley! Voce é o cara!
Romeu.

$ALIM'S OLD PARTS disse...

Demorei mas cheguei.....Vanderlei, mérito total nos comentários e honra nossa termos alguem prestes a ajudar e orientar...e vc sabe que pode contar comigo.....um forte abraço a vc e aos fãs que estão lendo este comentário, Salim

Paulinho-Museu do automovel disse...

Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.Descobrimos que ele cai sim.Preston Tucker teve um sonho de construir um carro revolucionario , e construiu.Por causa das grandes montadoras seu sonho foi engolido ,mas não podemos dizer que ele não o realizou.
Vanderlei , soldado Munhoz (ele cumpriu sua obrigação com a Patria) como é conhecido na nossa turma , sempre teve adoração por esta automovel.Acho que nem ele podia imaginar que um dia seria o responsavel pela restauração de uma das pouicas unidades que existem fora dos EUA .
Quando , em sã conciência , Vanderlei apostaria com alguem que seria o responsavel por esta obra de arte , para ele isto não passava de um sonho muito distante , quase impossivel.
Neste momento , a vida presenteia Vanderlei ; um otimo pai, um grande amigo e companheiro e um grande ser humano com a realização deste "Sonho impossivel".
Que Deus ilumine seus passos e te proteja para que pessoas não ultilizem da sua paixão para se alavancar nas suas costas.Inteligência você tem , capacidade mais ainda , mas , se precisar dos amigos , sabe aonde encontrar.
Um grande abraço Paulinho (cabeludo) do Museu do Automovel.