Taiadablog: Conto de Geraldo Ferreira Lanfredi !!!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Conto de Geraldo Ferreira Lanfredi !!!


 NATAL EM ROMA 
          

Um dos prestigiosos órgãos de imprensa italiana traz, nestes dias, uma nota de L´Observatore Romano, onde o jornal oficioso da Santa Sé comenta o uso largamente espalhado nos lares, como nas lojas e negócios romanos, da árvore de natal. Invenção importada dos países nórdicos e que desvirtua o sentido do Natal cristão, afiança aquele órgão vaticano.

Se é, pois, verdade, leitor, que Roma sente atrativos por um produto importado e sem um lídimo significado religioso, nenhum daqueles que teve, uma vez, a ventura de passar o Natal na Cidade Eterna, poderá negar-lhe o privilégio de contar com os mais belos e artísticos presépios da cristandade.

Todas as igrejas da Urbe, destacando-se as primitivas e medievais, parecem querer entrar em concorrência umas com as outras para apresentar o presépio de maiores atrações. Assim, os presépios de Aracoeli, à qual se é levado por uma escadaria colossal; de Santa Maria Maggiore, que presume conservar relíquias da manjedoura onde for reclinado o Menino recém-nascido; de Trinitá dei Monti, para não citar que esses, procuram retratar com arte e encantadora poesia cristã o sagrado mistério da Natividade, usando de todos os recursos da imaginação e da técnica.

Aqui é o Bambino que abre e fecha os divinos olhinhos, felicidade das crianças romanas, que o fitam extasiadas. Ali os anjos, que se reúnem intermitentemente junto à santa gruta, para celebrar e anunciar o advento do Deus Menino. Acolá é a lua, deslocando-se vagarosamente no céu azul e estrelado, como a querer emprestar um pouco de seu brilho à noite venturosa.
          
São os pastores outra nota característica do natal romano. A cada canto da cidade, junto aos presépios, rodeados de pequenos e grandes, fazem a alegria de quantos ouvem as suas flautas a desatar as notas melodiosas do: "Tu scendi dalle stelle / Ò Rè Del cielo / E vieni in una grotta/ al freddo al gelo ("Tu desces das estrelas / Ó Rei do céu / E vens em uma gruta / ao frio, ao gelo").
          
Nas noites do natal, a Piazza Navona, uma das mais belas obras do gênio de Michelangelo, regorgita de risos infantis, de barracas cheinhas de toda sorte de ameixas, nozes, pannetone, doces e muita luz, música e festas. É o paraíso das crianças, que, acompanhadas de seus pais, enchem seus corações da alegria pura das festas natalícias.
          
Mas, falar de Roma, de Roma no Natal, e esquecer aquele que lhe dá alma, que lhe é luz, calor e energia, seria, da parte de um cronista, falta imperdoável
          
As festas romanas do Natal são marcadas pela presença do Papa. Radiomensagem natalícia, recepção dos embaixadores e cardeais, missa de manhãzinha e às 10hs, na Basílica de São Pedro, alocução no saguão da Basílica, com as colunatas de Bernini abraçando a multidão de fiéis, seguidas da benção Urbi et Orbi, tudo isto destaca a presença do Papa nesse ambiente natalício, revelando-se como uma das mais expressivas características do Natal Romano.

Geraldo Ferreira Lanfredi
É membro da Academia Caçapavense de Letras

3 comentários:

Brasilino Neto disse...

Enternecedor o texto do Acadêmico Geraldo Lanfredi. Que nos sirva de exemplo e no dia 25 comemoremos bem o aniversariante, pedindo que Ele no dê suas bençãos e proteção. Parabéns ao Doutor Geraldo e ao Taiadablog

Prof. Ana Lúcia disse...

Ótimo este texto do Dr. Geraldo Lanfredi, especialmente por estarmos vivendo este período de natal, que deveria ser mais espiritual que comercial, como ocorre. Que o menino-Deus abençoe a todos.

Cleópatra Melo Novaes disse...

Usando o pleonasmo, vi com meus próprios olhos, o Natal em Roma é tudo isso em 'beleza', dos presépios, cada um com a sua história e originalidade. Os cânticos natalinos, com muita influência, dos antigos trovadores medievais completam a delicadeza e a maneira singela com que os romanos esperam o Jesus bambino. Muito bonita, e feliz a narração do colega Acadêmico Geraldo Lanfredi. Salve. Cleópatra - ACL.