Taiadablog: A justiça aqui, só tarda !!!

domingo, 26 de setembro de 2010

A justiça aqui, só tarda !!!

Um belo exemplo de como anda a Justiça em nosso país, tem a ver com o chamado caso “A máfia do Rim!”, ocorrido em 1986 no Hospital Santa Isabel de Clínicas (Hosic) em Taubaté, hoje Hospital Regional, quando um Diretor da Faculdade de Medicina de Taubaté, Dr. Roosevel Kalume, procurou o CREMESP para informar que um programa ilegal de retirada de rins para doação e transplantes acontecia sem o seu conhecimento e aval.

Disse ainda que a equipe médica envolvida (Urologista Rui Sacramento, Nefrologista Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Neurocirurgião Aurélio de Carvalho Monteiro e Neurocirurgião Mariano Fiore Junior), falsificava diagnósticos de morte encefálica para convencer familiares a autorizar a retirada dos órgãos, que posteriormente eram enviados para clínicas particulares de São Paulo!

Para facilitar seu contato com os familiares dos pacientes, a equipe médica citada apresentava um médium para dizer que havia entrado em contato com o morto no plano espiritual e que ele concordava com a retirada de seus rins!


Em 2003, o assunto virou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), onde ocorreu um dos depoimentos mais marcantes em Brasília, de uma enfermeira que contou ter visto um paciente ter os órgãos retirados enquanto ele se debatia na mesa de cirurgia. Neste momento, segundo ela, um dos médicos enfiou um bisturi no peito do paciente e ele morreu!

Pois bem, com todos estes relatos impressionantes e horríveis, até o presente momento, este caso não andou um milímetro que seja, por força dos recursos protelatórios impetrados por advogados (é lamentável, mas ocorre com uma frequência muito maior do que imaginamos!) cujo conceito ético e moral, é sobrepujado pelas artimanhas desenvolvidas ou nos bancos de faculdades desqualificadas ou no próprio mercado de trabalho, através de colegas cujo único incentivo profissional, advém reles e simplesmente dos ganhos financeiros!

Lamentável, em todos os aspectos visto que, há 24 anos, um processo deste nível, apresentando características assombrosas, horripilantes mesmo, encontra-se nos escaninhos dos cartórios taubateanos, simplesmente juntando teia de aranha, pela incapacidade, pela inércia, pela falta de vontade política de governantes mais interessados em engordar seu patrimônio pessoal, do que em efetivar, ampla, geral e rápida, revisão dos atuais e ineficazes códigos de nossa (in)justiça!

Avalio ainda, do ponto de vista de expectador e participante ativo enquanto cidadão cioso de meus deveres constitucionais, a papagaiada representada pelo Superior Tribunal de Justiça - STF, que, por se caracterizar como um dos tres poderes, acaba ensejando aos seus ministros, ares de estrelas nos spots da imprensa, forçando-os (e é claro que eles adoram isto!) a emitir suas sentenças em relatórios cada dia mais complexos e de difícil entendimento, e dificultando, como consequência, a definição de situações como a do candidato que renunciou por entender, ele próprio ser um Ficha-Suja, quando, pelo voto dos ministros, pelo menos cinco deles o tem como Ficha Limpa!

O povo está cansado disto! Precisamos de uma justiça mais ágil, mais honesta, rápida, direta e objetiva, sem recursos protelatórios de espécie nenhuma e, principalmente, igual para todos !

A justiça não deve continuar sendo somente para os tres "p" !

Nenhum comentário: