Taiadablog: Dados de 12 milhões de inscritos no Enem vazam na internet !!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dados de 12 milhões de inscritos no Enem vazam na internet !!!


Uma falha do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) permitiu acesso livre aos dados pessoais de 12 milhões de inscritos nas últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Até o fim da tarde desta terça-feira (03), os estudantes cadastrados tiveram informações como nome, RG, CPF, data de nascimento e nome da mãe expostos em links abertos no site da entidade - a reportagem conseguiu acessar, por exemplo, dados e até as notas do filho do ministro da Educação, Fernando Haddad, que prestou a prova em 2009.

As listas eram de uso interno do Inep, responsável pela organização do Enem, e não deveriam estar disponíveis livremente. Os links davam acesso aos arquivos com todos os inscritos das edições de 2007, 2008 e 2009 sem a necessidade de senha. Os endereços já estavam fora do ar às 17 horas de ontem, depois de o Ministério da Educação (MEC) ter sido avisado da falha pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Mas é claro que deu tempo para os espertalhões de sempre, copiarem dados extremamente valiosos, para utilização em golpes e falcatruas. As autoridades responsáveis pela guarda dos dados, devem ser exemplarmente responsabilizadas!

Nenhum comentário: