Taiadablog: Vote nele e leve...!!!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vote nele e leve...!!!!


Não é improvável que Tiririca seja dos mais votados para deputado federal. Mas quem votar nele, de zoação, como se justificam, precisa saber que sistema eleitoral dá um troco nessa brincadeira.

Temos hoje em dia o “coeficiente eleitoral”, que dá a tipos curiosos o poder de puxar votos, elegendo outros candidatos do partido, ainda mais curiosos ainda, se tivermos sorte. Vejam o caso do Enéas, que acabou elegendo para o Prona um tal Vanderlei Assis, com... 275 votos para deputado federal.

Entre os notáveis do partido de Tiririca que podem ser eleitos com os votos dele, temos o cantor Agnaldo Timóteo, que nesta campanha se apresenta como herdeiro do costureiro Clodovil Hernandez; Valdemar Costa Neto, que renunciou ao cargo de deputado federal em 2005 para escapar da cassação, acusado no mensalão, cuja mulher delatou um armário cheio de dólares em sua casa; Luciana Costa, deputada federal que ficou com a vaga de Enéas, que se apresenta nesta eleição falando daquele jeito do ex-chefe; e Juca chavez, humorista, que se apresenta em campanha afirmando que "Não serei um deputado comum, serei também um Menestrel Na Corte, cantarei como sempre fiz, fazendo minhas denúncias em forma de sátiras".

Aí está. O resultado no voto para Tiririca pode ficar mais engraçado ainda. Se bem que em sua vida pessoal ele tenha algumas passagens menos jocosas, como em 1998, quando foi levado de camburão a uma delegacia de Contagem/MG, acusado de agredir a tapas Rogéria Mariano da Silva, sua mulher. Que mais tarde retirou a queixa.

Portanto, se voce pensa que votar no Tiririca é um protesto, fique esperto: pode ser a vingança dos políticos que se abaterá sobre sua cabeça!

4 comentários:

FREI TOMATE disse...

Ótima análise, JC. Vários brasileiros se mostram tendenciosos a votar no Tiririca, pela sua chamada cômica, acham graça na coisa.

Engraçado é, se tomarmos somente pelo lado da comédia em si considerada. Mas as consequências serão desastrosas, caso se acostume a eleger esses despreparados.

Vale mais uma vez transcrever "O Analfabeto Político", de Bertold Brecht; texto que, observada a situação à sua luz, é idêntica.

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

Unknown disse...

Ótimo comentário Frei Tomate. Só poderia ter vindo de voce!
Obrigado.

Carina disse...

Eu ainda acho que são os partidos que vão atrás de gente assim, comediante sem graça, artista fora da mídia, atleta sem time, cantor sem novidade, mulheres-fruta.... tudo por causa do tal coeficiente. E eleitor que não se atenta a este fato e "vota em protesto" merece mesmo o nariz de palhaço que nos oferecem em época de eleições!

FREI TOMATE disse...

Isso mesmo, Carina!