Taiadablog: Hanseníase !!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Hanseníase !!!

 

A hanseníase é uma doença crônica, também conhecida como lepra. Se uma área da pele apresenta queda dos pêlos, manchas brancas ou avermelhadas, está ressecada e com sensação de formigamento e dormência, isso pode ser hanseníase. Em alguns casos, também pode haver diminuição da força muscular.

A doença afeta a pele e os nervos, e as manchas podem estar localizadas em qualquer parte do corpo. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas e pés) e o rosto.

Assim que uma mancha com essas características for notada, você deve procurar um dermatologista. Isso porque a hanseníase TEM cura, mas quando não há tratamento a doença pode causar deformidades, principalmente, nas mãos e pés.

A hanseníase pode ser transmitida pelo contato com uma pessoa sem tratamento, através das vias respiratórias. Entretanto, a maioria das pessoas não adoece quanto tem contato com a bactéria porque têm uma resistência natural para combater a doença.

O tratamento da hanseníase é fornecido gratuitamente pelo Governo a todos os doentes. O tratamento é chamado de Poliquimioterapia (PQT), porque é composto por dois ou três medicamentos. O tratamento pode durar de 6 a 24 meses, dependendo de cada caso.

Um comentário:

Biguá disse...

JC. Parabéns por esta póstagem de interesse público.Isso deveria ser atribuição da Secretaria da Saúde a dar este alerta a população, mas como não faz esperamos de você. Mais uma vez .Parabéns.