Taiadablog: Novelis ampliará para 80% o uso de alumínio reciclado em suas operações de laminação até 2020 !!!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Novelis ampliará para 80% o uso de alumínio reciclado em suas operações de laminação até 2020 !!!

A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, estabeleceu meta global agressiva para garantir a longo prazo a sustentabilidade de seus negócios.

A empresa, que tem fábrica em Santo André, aumentará para 80% a quantidade de metal reciclado em suas operações de laminação até 2020.

Atualmente, o metal reciclado corresponde a 34%, ou 1 milhão de toneladas, de toda a matéria-prima utilizada pela companhia no mundo todo.

O novo compromisso de sustentabilidade da companhia exige a intensificação do foco na expansão do uso desses materiais, aumentando a reciclagem pós-
consumo de produtos de alumínio e acelerando o desenvolvimento de novas ligas com alto teor de materiais reutilizáveis.

Para isso, está realizando expansões importantes de sua capacidade de reciclagem e refusão ao redor do mundo. No continente americano, o investimento é da ordem de US$ 15 milhões no Brasil, com a ampliação da capacidade da área de reciclagem de Pindamonhangaba (SP) de 150 mil para 200 mil toneladas por ano, que já está em funcionamento.

Na Alemanha, a Novelis está aumentando em 50 mil toneladas a capacidade de sua unidade de reciclagem e na Coréia do Sul a fábrica alcançará 220 mil toneladas em 2013.

Ao adotar essa estratégia, a companhia reduzirá sua dependência do alumínio primário. "Com maior uso do alumínio reciclado, teremos uma solução mais competitiva para nossos negócios", afirma Alexandre Almeida, presidente da Novelis América do Sul.

A Novelis também está acelerando pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos para aplicações sustentáveis, ao mesmo tempo em que intensifica a parceria com seus clientes, tendo como objetivo a criação de ligas de alumínio que atendem suas necessidades de desempenho e sustentabilidade e permitam maior utilização do metal reciclado pós-consumo.

Além dos benefícios econômicos, essa ampliação traz benefícios ambientais significativos. "Esperamos remover dez milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano da cadeia de valor dos produtos de alumínio", conta Alexandre.

Atualmente a Novelis é líder mundial de reciclagem de latas de bebidas de alumínio, com cerca de 40 bilhões de unidades recicladas somente no ano passado. Com esse volume a empresa conseguiu reduzir em mais de 530 mil toneladas o uso do alumínio primário e evitou a emissão de cinco milhões de toneladas de gases de efeito estufa!

E tem mais, das teconologias de ponta ao comprometimento social com a comunidade, demonstra ser um excelente local para qualquer um trabalhar, inclusive o meu próprio genro!

Nenhum comentário: