Taiadablog: Feliz Páscoa para todos !!!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feliz Páscoa para todos !!!


Vida, esta é a tônica maior da Páscoa. Momento em que se celebra o retorno de Jesus. A vitória sobre a morte. Em que entendemos a grandiosidade do filho de Deus, escolhido para salvar a humanidade, dando a ela, apesar de seus erros e pecados cotidianos a oportunidade de continuar, de prosseguir, de existir.

A festa da Páscoa, como todos os momentos celebrados pela cristandade, é muito maior do que aquilo que apregoa a mídia. Este momento de celebração, explorado comercialmente através da junção dos princípios pagãos de troca de presentes com o júbilo e alegria relacionados a ressurreição de Cristo, é reconhecido pela Igreja como o momento maior da história do filho de Deus.

E, ainda que exageros aconteçam e a ideologia consumista por vezes se faça mais forte e presente entre as pessoas, especialmente entre as crianças e adolescentes, seduzidos pelos deliciosos ovos de chocolate e brinquedos neles contidos, toda esta liturgia cristã nos traz os momentos derradeiros do Cristo em sua existência humana, com toda a força de seu exemplo de humildade, perdão, superação e força.

Execrar as festividades e a alegria dos ovos de chocolate como exageram alguns não é, certamente, o caminho a ser tomado. Entender o significado de toda a trajetória de Cristo em seus momentos finais, desde o Domingo de Ramos, passando pelo lava-pés, pela Última Ceia, pela traição de Judas até atingir o ápice da Cristandade com a ressurreição no Domingo de Páscoa é que deve ser o foco, a compreensão, a busca em família, em comunidade.

A felicidade do chocolate é apenas um chamamento a todos e, ao mesmo tempo, ainda que ótimo negócio para a indústria e o comércio (o que não deixa de ser bom para tantos brasileiros pois movimenta nossa economia e gera oportunidades de trabalho), um presente que carrega em si a felicidade pela superação da morte por Jesus.

Se não bastasse isso tudo, a Páscoa traz lições importantíssimas do filho de Deus na Terra, em especial sua humildade e perdão. É, sobretudo, a celebração da vida, da ressurreição, mas também a constatação e compreensão de que o exemplo de Cristo, de seu sacrificio pelos homens, de sua capacidade de doação, de sua dor por cada um de nós são os maiores presentes já dados a humanidade em todos os tempos.

Que a força desta história magnífica prossiga entre nós, alimentando nossos espíritos e permitindo que façamos do mundo um lugar mais justo, humano, fraterno, onde impera o perdão, a humildade, a paz e o amor que nos foram transmitidos por Cristo.


Prof. Dr. João Luiz de Almeida Machado
é articulista e membro da Academia Caçapavense de Letras

Nenhum comentário: