Taiadablog: Prefeitura entrega Centro de Atenção Psicossocial em Caçapava !!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Prefeitura entrega Centro de Atenção Psicossocial em Caçapava !!!

Na próxima sexta-feira, 29 de abril, às 16h30, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), na Avenida da Saudade, 340 – Jardim Julieta.

O prédio que recebeu o Centro é todo adaptado e conta com consultório de psiquiatria e acolhimento, sala de reuniões para os técnicos, quatro banheiros, salas de atendimento de grupo, sala de terapia ocupacional, sala de administração, sala de enfermagem, refeitório, recepção, cozinha e varanda para atividades físicas.

Além destes espaços, há um espaço adaptado para um salão de jogos e piscina, que será utilizada para a realização de hidroginástica com grupos do CAPS e da Reabilitação.

Durante um ano e meio a Prefeitura manteve o Centro, que foi credenciado no Ministério da Saúde em novembro do ano passado.

O CAPS atende pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando acompanhamento clínico e reinserção do doente na sociedade.

Seu quadro de funcionários é composto por onze pessoas entre psiquiatra, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeira e auxiliares de enfermagem. Atende em Caçapava a aproximadamente 150 pacientes de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em três tipos de programas:

Regime intensivo, com tratamento assíduo durante todo o dia. Os pacientes participam de terapia ocupacional, passam pelas consultas com o psiquiatra, fazem as refeições na entidade, recebem a medicação e no final do dia voltam para dormir com suas famílias;

Semi-intensivo, com atividades e consultas programadas em alguns dias da semana. Os pacientes passam por consultas e começam a ser inseridos em outras atividades e programas oferecidos pela Prefeitura fora do CAPS;

Não intensivo, com acompanhamento clínico e atividades uma vez por semana, além das consultas psiquiátricas para a manutenção do tratamento nos casos onde os sintomas psicóticos encontram-se estabilizados e os pacientes conseguem manter a qualidade de vida.

O CAPS também realiza programas e reuniões com as famílias dos atendidos e oficinas de geração de renda que ajudam na socialização dos doentes.

Nenhum comentário: