Taiadablog: Por que se cobrar "Taxa de Inscrição" nos processos seletivos ???

terça-feira, 26 de abril de 2011

Por que se cobrar "Taxa de Inscrição" nos processos seletivos ???

Meus amigos: neste país onde acontecem as mais variadas e malucas situações, fico, absolutamente constangido, quando vejo empresas e órgãos do governo que, organizando seus processos de recrutamento e seleção de pessoal, acabam por impor aos candidatos, uma "taxa de inscrição", que deve ser paga nas agências lotéricas e bancárias, sob pena de cancelamento da inscrição!

Ora, como pode a pessoa jurídica, aquele que detém o poder econômico, criar um concurso com a finalidade única de descobrir empregados que possam lhe ajudar a coletar lucros, e ainda por cima, cobrar, justo dele, do desempregado e desesperado pela sobrevivência, valores que, em muitos casos, são incompatíveis com a situação financeira do candidato, até mesmo em virtude do óbvio: desemprego!

Por outro lado, fico me perguntando como é que as empresas e as entidades governamentais conseguem contabilizar, em seus balancetes, os valores relativos às "taxas de inscrição", recebidos dos candidatos?

Principalmente as entidades e empresas governamentais, como contabilizam o recebimento destes valores?

Está me parecendo que não existe uma classificação contábil definida para a correta contabilização destes valores, o que favorece a maracutaia, o caixa 2, o desvio de verbas e assim por diante! E olhem que os valores são totais são absurdos, como por exemplo um concurso com 25.000 participantes, que cobra uma taxa de R$ 30,00 dos candidatos, arrecada R$ 750.000,00, limpos! 

Para onde vai esta grana? Quem a divide? Como é contabilizada?

Acho um abuso, um despentero, uma barbaridade se cobrar qualquer tipo de taxa daquele que está concorrendo a uma vaga de emprego! Tem gente que deixa de comer para pagar esta maldita taxa e só depois percebe que concorrerá com outros milhares, para pouquíssimas vagas!

2 comentários:

Carina disse...

Quer cara de pau mais deslavada do que abrir concurso público para centenas de vagas para CADASTRO DE RESERVA? Por que não escrevem logo no edital: pague a inscrição e seja enganado!

Jansen Terra disse...

Prezado JC, se voce não sabe lhe esclareço que os concursos públicos são organizados pela iniciativa privada, é contratada empresa para a organização dos concursos, então quem cobra são as empresas, cujos valores auferidos vão para seus caixas para cobrir os custos. Sem mais delongas. Tenho dito.