Taiadablog: Pais e Filhos: Dizer não... !!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pais e Filhos: Dizer não... !!!



As crianças precisam da orientação dos pais. E esta presença e participação não deve se restringir a infância propriamente dita, mas também aos períodos de pré-adolescência e adolescência. Preza-se a autonomia que aos poucos vai sendo atingida, com etapas sendo vencidas, conhecimentos incorporados e novas atitudes surgindo, no entanto, mesmo quando os meninos e meninas já estão na faixa dos 13 aos 16 anos, mostram os especialistas que a família deve continuar por perto.
Muitos pais acreditam que quando seus filhos atingem a pré-adolescência e adolescência, já não são mais tão necessários. É um engano grave, pois a formação ainda está em curso!

O diálogo, a compreensão, o carinho, a presença, a partilha e o companheirismo, é o que se espera na relação entre pais e filhos. É preciso, no entanto, que se entenda, com real clareza, que compete aos pais educar e que, sendo assim, em muitos momentos, o pai e a mãe deverão assumir posturas e agir de forma que não seja a desejada pelos filhos, negando a eles alguns de seus desejos ou necessidades.
Ainda que isso possa gerar incompreensão ou resistência dos filhos, é preciso sempre deixar claro o que motiva tais ações e mostrar que os pais sempre querem o melhor para seus filhos.

Prof. Dr. João Luiz de Almeida Machado
é articulista e membro da Academia Caçapavense de Letras

Nenhum comentário: