Taiadablog: Ozires Silva na Academia Caçapavense de Letras !!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ozires Silva na Academia Caçapavense de Letras !!!

A Academia Caçapavense de Letras, com o apoio da Prefeitura de Caçapava, promove nesta sexta-feira, dia 29 de abril, a palestra “Inovar, Planejar e Fazer Acontecer” com o engenheiro Ozires Silva. O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal de Caçapava, às 19h. A entrada é franca.

Ozires Silva é engenheiro aeronáutico, ex-presidente da Varig e da Embraer. Com um longo currículo de experiência no setor aéreo, é um dos mais prestigiados profissionais da área.

Nascido em 1931, em Bauru, Ozires Silva ingressou na Força Aérea Brasileira em 1948, recebendo o diploma de Aviador Militar em 1951. Em 1962, diplomou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Desde então, sua carreira está atrelada à história do desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Integrou, por exemplo, a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante e liderou, em 1970, o grupo que promoveu a criação da Embraer, empresa que presidiu por mais de 15 anos.

Sua carreira no setor público inclui cargos como o de presidente da Petrobras e Ministro de Estado da Infraestrutura, entre 1990 e 1991.

A partir de então, passou a dedicar-se ao setor privado, promovendo projetos e participando da alta administração de várias empresas.

Em julho de 1991, voltou a exercer o cargo de presidente da Embraer, onde permaneceu até 1995, conduzindo o processo de privatização da empresa. Durante esse período, lançou o projeto e o desenvolvimento do avião EMB 145, jato de 50 lugares cujo sucesso consolidou a Embraer privatizada.

Ozires Silva é autor de vários estudos, artigos e livros sobre a indústria aeronáutica brasileira, além de textos sobre política e desenvolvimento industrial.

Particularmente, acho que qualquer assunto que envolva Ozires Silva, acaba atraindo grande público e por isto mesmo, acho que a Câmara Municipal é um recinto extremamente inadequado para a palestra, dado ao tamanho das instalações mas, torço para que tudo transcorra bem.

6 comentários:

Timoneiro disse...

Parabéns à Academia Caçapavense de Letras pela belíssima iniciativa, pois como disse o editor, tudo que envolva o Engenheiro Ozires, com absoluta certeza deve ser prestigiado.

Caçapavense Nato disse...

JC você fez um reparo quanto ao recinto da Câmara, que também entendo pequeno para a realização de evento tão importante como o do Ozires Silva. Porém, se não for lá onde pode ser feito ? No Vogue caindo aos pedaços ? Voce poderia iniciar uma campanha para a implantação de um teatro em Caçapava, o que acha ?

Unknown disse...

Uma excelente idéia, prezado Caçapavense Nato, e o taiadablog aceita com prazer a responsabilidade de dar o pontapé inicial para a implantação de um teatro na cidade. Aguardem.

Guilherme M disse...

ESTAREMOS LÁ ...

Frei Tomate disse...

Mais uma vez as autoridades se omitem em propagar visitas importantes como essa. Se não é vc pra divulgar...

Pirilampo disse...

Frei você se enganou pois a Academia de Letras inseriu em todos os jornais de Caçapava e no Vale Paraibano a informação da palestra, eu vi, li e vou.