Taiadablog: A verdadeira e única história do renascimento do Museu do Automóvel de Caçapava !!!

domingo, 3 de julho de 2011

A verdadeira e única história do renascimento do Museu do Automóvel de Caçapava !!!


Meus amigos: Alguns anos decorridos da morte de Roberto Lee, como morador de Caçapava e visitante, em dezenas de ocasiões,  do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, percebi que, as intrínsecas particularidades das disputas familiares em torno da herança, haviam criado um vácuo sobre as instalações!

O acervo, com o tempo, acabou se deteriorando, vitimado pela ação do tempo, por roubos seguidos, pela umidade, dejeto de pombos e morcegos, e pela queda parcial do teto do pavilhão onde se encontravam praticamente empilhados uns sobre os outros,   além de perder (por motivos ainda não totalmente esclarecidos), grande parte dos veículos que ali eram expostos, num total de 97 veículos, reduzidos a apenas 40 em estado precaríssimo, alguns até mesmo com impossibilidades totais de restauro!
 
Daquela época para cá, quase todas as autoridades municipais, inclusive a atual, pressionadas pela população, tentaram reverter a situação sendo, no entanto, prejudicados pela falta de interesse da herdeira, Sra. Mariângela Matarazzo que, em alguns casos, sequer chegou a receber representantes da cidade!

Por volta do ano da criação do Taiadablog, 2008, fiz uma primeira (31/08) postagem, já reclamando do descaso em relação ao estado de abandono do Museu do Automóvel de Caçapava e, à partir dali, iniciei uma campanha conclamando apoio geral, numa inglória luta para que todo o acervo fosse reativado (parceria entre a sociedade e a herdeira) ou até mesmo doado para a municipalidade que, juntamente com a sociedade organizada, fariam ressurgir das cinzas, o sonho do empresário Roberto Eduardo Lee!

Dentro do planejamento de nossas atividades, iniciei contatos com vários órgãos da imprensa regional, nacional e até mesmo internacional, buscando apoio para a gigantesca tarefa que teríamos em mãos!

Para nossa sorte, o assunto caiu nas graças da grande imprensa, levando o assunto Museu do Automóvel de Caçapava, ao horário nobre e às páginas principais dos grandes jornais, revistas, portais da Web, e até mesmo fóruns especializados, primeiramente mediante exacerbadas críticas em relação ao abandono das instalações e do acervo mas, num segundo momento, começaram a nos auxiliar a impulsionar planejamento de nossas atividades!

Tal ajuda acabou favorecendo novas intervenções por parte da comunidade política caçapavense, particularmente na pessoa dos srs. Fabrício Correia (Secretário de Cultura de Caçapava) e Hudson Moureira (Diretor de Cultura), junto à herdeira, à época, também pressionada por autoridades do porte do Dr. Ricardo Yamazaki (Membro da Secretaria de Justiça do Estado de SP e conselheiro do CONDEPHAAT), do Dr. Eugênio de Camargo Leite (Dr. Geninho, Diretor Regional Litoral SP da Federação Brasileira de Veículos Antigos) e do Sr. Aldo Fusco (Presidente da CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté, apoiados pelo Dr. Andréa Matarazzo, (primo da herdeira e Secretário de Cultura do Estado de São Paulo)!

Após inúmeras tratativas, reuniões e negociações, a herdeira, Sra. Mariangela Matarazzo acordou em passar à municipalidade o acervo completo, inclusive com a locomotiva.

Quanto às instalações, também serão doadas, futuramente, em troca de  área de terras na mesma região, com a finalidade de implantar um loteamento residencial de classe média! O projeto do loteamento, encontra-se em fase de aprovação dos órgãos competentes, e assim que for aprovado e incorporado, a proprietária assinará os termos de doação, à municipalidade, da área onde se localizam os antigos prédios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas!

O Termo de Doação do acervo foi assinado pelo Prefeito Municipal Carlos Vilela e pela herdeira, Sra. Mariângela Matarazzo, no dia 10 de Janeiro de 2011, sendo que, após cerca de 10 dias, e antevendo o recrudescimento da ação de marginais junto aos veículos desprotegidos na Fazenda Esperança, decidiu-se por bem, e para salvaguardar os veículos de danos maiores, transferir todo o acervo para o pavilhão do Centro Cultural da cidade.

Nesta ocasião, os veículos foram lavados, limpos e desinfectados, dado às possibilidades de eventuais contaminações, decorrentes da ação dos dejetos de pombos e morcegos, além da grande incidência de fungos e umidade. Após, os veículos foram dispostos em pavilhão fechado, sem acesso de visitantes, por enquanto!

Como responsável pelos cuidados aos veículos, à partir daí, ficou encarregado o Sr. Marcelo Bellato, funcionário de carreira da Prefeitura de Caçapava, o qual, por ser especialista em restauro de veículos antigos, tem dado uma inestimável colaboração para que a coleção de Roberto Lee, volte um dia, a ser exposta à opinião pública!

Atualmente a Prefeitura de Caçapava, através da Secretaria de Cultura, está desenvolvendo um amplo projeto para a reativação do Museu em parceria com o governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Turismo e a Divisão Estadual de Museus.

Meus amigos: a reativação do Museu do Automóvel de Caçapava, além de resgatar um importante e histórico momento vivido por nossa comunidade, terá um papel vital para a mudança do norte turístico da cidade, hoje visto, até mesmo com certo descrédito, como cidade caipira, muito ligada ao bolinho de quermesse!

Temos, em mãos, possibilidades concretas de transformar nossa cidade num centro de referência do antigomobilismo nacional, certamente com profundos reflexos no gerenciamento comercial da cidade e, principalmente, no desenvolvimento urbano que tudo isto nos propiciará!

Atualmente, dado aos contatos efetuados pelo Sr. Marcelo Bellato, já foram conseguidas parcerias (sem custo) para o restauro de alguns veículos, como a Alfa Romeo 1926 Conversível Touring e os Cadillacs, os quais, com o mínimo de reparos, já poderão ser expostos, para o regalo da população!

Estão sendo feitos vários outros contatos (Vide nossa postagem com o Sr. Vanderlei Munhoz Salaviaw), no Brasil e em várias partes do mundo, com especialistas e colecionadores, que também nos ajudarão não só no restauro dos veículos, como também na reconstituição de seus históricos, com finalidades museológicas!

Por fim, esta é a verdadeira e única história dos passos que nos levaram até nossa posição atual em relação ao Museu do Automóvel de Caçapava, fato que só foi possível, mediante a somatória de esforços do Taiadablog, da Prefeitura de Caçapava (Prefeito Carlos Vilela, o Secretário de Cultura Fabrício Correia e o Diretor de Cultura Hudson Moureira) e, principalmente em relação aos Srs. Dr. Ricardo Yamazaki, Dr. Geninho, Sr. Aldo Fusco e Dr. Andréa, citados em parágrafo anterior deste!

O resto, é farofa! E bumba meu boi!

10 comentários:

Dr. Machado disse...

É isto aí mesmo JC. Tem o funcionário encarregado do Museu, que eu conheço, ele sabe tudo e mais um pouco de carros antigos só que, pelo que sei, sua participação em todo o processo foi pós doação do acervo e isto, tenho certeza, ele faz muito bem.
Só acho que ele precisa ter uma supervisão mais atuante.
Ah e também ele não deve falar em nome da prefeitura, por óbvios motivos.
Sucesso ao Museu do Automóvel de Roberto Lee e parabéns a todos que colaboraram para que isto fosse alcançado.
JC mais uma grande bola dentro!

Luiz Antonio disse...

Parabéns a todos os envolvidos na operação de salvamento do MUseu do Automóvel de Caçapava.

T. Abe disse...

Uma bela história, sem dúvida. Mais gratificante ainda, é saber da participação decisiva do Taiadablog na época, pois acompanhei todas as postagens e movimentações feitas e que nresultaram no renascimento do museu.
Minhas felicitações ao grande JcFlores. Campos de Jordão está firme na torcida pelo museu!

Anônimo disse...

JC é gratificante ver postagens como estas em seu blog, agora ver comentário em um certo site de um jornaleco que tem em Caçapava é de dar dó, só sabem falar mal dos outros exalam veneno pelos poros

Marcelo Bellato disse...

Saudações aos Amigos do Taiada Blog e apaixonados pelo Nosso Museu .

Gostaria de deixar bem claro a todos aqueles que podem estar pensando que venho buscando algum tipo de promoção pessoal em cima do trabalho de resgate do Museu Roberto Lee.

Que a primeira coisa que fiz quando iniciei minha participação nesse resgate , foi comunicar principalmente ao Chefe de Gabinete(Chico Vilella) e ao Secretário de Administração (Douglas Ivanov), que de Hipótese alguma eu queria me beneficiar através do conhecimento que tenho em relação a História do Museu e seu Fundador , e da experiência de mais de 20 anos em relação a carros Antigos Americanos , Europeus e Nacionais .

Todos sabem que sou um colecionador , e por puro entusiasmo me manifesto em ajudar esse resgate através de meus velhos contatos dentro e fora do Brasil .

Não quero ser candidato a nenhuma vaga politica, não quero promoção a cargo de confiança,não quero aumento de salário .. quero apenas contribuir , pois vejo que ninguém em Caçapava tem noção real do trabalho a ser executado .

Não é só restauração , tem vários carros desaparecidos onde 97 estão Tombados pelo Estado e só tem 27 resolucionado nesse tombamento aqui no acervo, ..que precisa ser resgatado também ... e desafio qualquer um desse município a me apontar o paradeiro de pelo menos um !!

ja me manifestei também ao Gabinete , que a hora que eu estiver atrapalhando , ao invés de ajudar , que me mandem de volta pra meu lugar de origem na Prefeitura , ... pois sou Funcionário Público Concursado na Divisão de Transporte , e com muito Orgulho !!

O Museu é questão Honra , como Caçapavense e Antigomobilista !!

Abraço a Todos .
.

Anônimo disse...

Parabéns ao Taiadablog pela iniciativa e esperemos que seus esforços sejam plenamente recompensados e que o Museu volte a funcionar breve.

Jansen Terra disse...

Sempre que postei um comentário foi no sentido de incentivar o blog a ter sucesso nessa empretitada, que muitos não acreditavam e ainda hoje criticam o secretario de cultura, por desconhecerem sua competência. Principalmente determinados "jornalistas" que todos sabem que sobrevivem só da crítica destrutiva, nada de bom planejam para a nossa cidade, felizmente os "jornalistas" nem caçapavenses são; então podem falar as bobagens que quiserem. Parabens JC. tenho certeza que o ajudei muito com meus comentários. Voce é um caçapavense autentico e nato, e tenho certeza tem orgulho disso.Assim como eu que tenho muito amor por minha cidade.

Guedes disse...

Muito legal! É asociedade que tem que impulsionar a classe política e foi exatamente isto que acontceu no caso do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas: a força do taiadablog, alertou a comunidade e à classe política que movimentaram-se, juntos, para colocarem os carros novamente à mostra! Sublime!
Congratulações a todos os responsáveis pelo fato!

Anônimo disse...

Como você, sou um cidadão caçapavense preocupado com o futuro não só político, mas econômico, estudantil,cultural , empregos, uma faculdade digna , investimentos e acordos com empresas já situadas aqui e as que querem plantar suas bases nesta cidade.
E por falar em cultura sem querer criticar este Blog e seu moderador vou discordar veemente de um elogio a uma pessoa aqui citada. O cidadão secretario de Cultura de Caçapava Fabricio Corrêa que ao contrario dos que aqui o elogiam e um tremendo picareta e nem cidadão de Caçapava é.
Só esta aqui por favores políticos que o então digníssimo prefeito teve que sustentar a promessa, porque ao contrario nem em sua cidade São Jose dos Campos esse individuo Fabricio Corrêa é bem quisto. Desde que conheço no meio político o mesmo sempre fica a espreita a espera de uma oportunidade para ganhar elogios e aplausos de pessoas que não o conhecem. Porque botar a mão na massa mesmo ´como dizem por aqui , só o pó.
Portanto Srº JCF se tu realmente é um cidadão caçapavense gostaria de ver um comentário sobre o emblemático valor de R$ 400.000,00 ( quatrocentos mil reais ) que este elemento arrecadou ilicitamente e terá que devolver aos cofres municipais mediante a uma autorização FEDERAL . Pergunte aos vereadores!!!!! E isso sem contar o que descobriram agora, ainda tem mais coisas.
Agora fico me perguntando, imagine se este Museu realmente ficasse sob a guarda deste pilantra o que ele teria feito e no entanto esse mesmo Srº Fabricio Corrêa logo no começo da retirada dos veículos do galpão antigo , ele, quis que dos 40 carros salvos somente 23 fossem prescritos , fica uma pergunta e os outros 17, será que sairiam por baixo dos panos pra ele.
NÃO DUVIDO muito...... É por isso que temos que ter cuidado em elogiar pessoas que achamos que conhecemos. Abra o olho JCF

Anônimo disse...

http://www.carrosantigos2004.blogger.com.br/2004_10_01_archive.html

Foi onde tudo começou. Não pelo Blog: Mas pela iniciativa do CAAT, já em 2003, de visitar o acervo. As fotos, publicadas por mim em 2004 neste blog, quando ninguem da prefeitura mal sabia quais carros eram esses no galpão.

A partir disso, saiu uma matéria na Quatro Rodas Classicos contando o estado do museu.

Poucos têm esta publicação, onde, até mesmo, há fotos da compra da Cadillac 1954 preta.

Acho que este lance de promoção sobre o museu é pura balela - dizer que "eu fiz isto", "eu fiz aquilo", não é conveniente.

Não se pode refutar o trabalho deste blog - doravante, também não acho necessário que o Flores haja com veemência para afirmar que ele fez algo. Isto é notório, o óbvio ululante. Quaisquer de nós frequentadores deste blog sabemos do qualificado e bom trabalho que o Flores realiza. Aplaudo e respeito tudo que ele fez.

Acontece que, como disse o Bellato, tem muito mais coisas por trás. São 97 carros tombados pelo Condephaat. Desses, apenas 40 estão em caçapava. E, duvido, que o pessoal da prefeitura sabe onde está o acervo perdido. Posso garantir que, quem pesquisa, descobre. Exceção à Bugatti 1924, ao Auburn 1936, ao Mercedes-Benz 540K, ao Delage 1937 amarelo e ao Packard 1934 Victoria, todos os outros ainda estão no Brasil.

Ainda sobre os carros, muitos deles estavam em péssimas condições ainda em 1975 - como o Talbot e o Cord restante, que estava todo desmontado quando o Lee passou.

Pelas fotos de 2003 vemos que os carros ainda estavam imaculados, como a Alfa Romeo RL, que teve seu grupo óptico, estepe e alguns detalhes subtraídos a partir de 2004. Ela nunca foi restaurada pelo Lee. Sei, pelas palavras do próprio, a história inteira deste carro.

Portanto, além da ação do tempo e do prédio (desabamentos), a ação do homem (leem-se vandalos e bandidos) começou a partir de 2004 no galpão principal. Nos outros, foi a partir de 2001 - e ai está a resposta para o desaparecimento dos últimos 20 carros que se seriam somados à lista de 40... Quem sabe, sabe. Não é justo divulgar nada por aqui.


Também critico a decisão do secretário de cultura em pedir ao CAAT que notificasse apenas 27 carros. Sobre os outros 13, haveria algum interesse a mais? Não se sabe: Mas que pegou mal, pegou.

Enfim. Todos estão de parabéns pelo o que fizeram. Seja eu, o Flores, o Bellato, a prefeitura, o Nasser, taiados, antigomobilistas etc...