Taiadablog: Alzheimer !!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alzheimer !!!




 

O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa provocante da morte acelerada dos neurônios em todas as regiões do cérebro. É um processo difuso que danifica desde as áreas da memória até os centros responsáveis pela locomoção.

Não tem cura, mas seu avanço pode ser controlado, especialmente com diagnóstico precoce. Mas não há um exame específico capaz de apontar a doença. O diagnóstico se faz basicamente por exclusão, com testes neurológicos e cognitivos, para descartar outras doenças.


Já existem medicamentos com razoável eficácia, que ajudam a impedir o avanço rápido da doença, que é apenas uma das formas da demência senil, em seus primeiros anos.


Pesquisas mais recentes apontam o efeito neuroprotetor do lítio. A substância impede a atuação de processos metabólicos que causam o Alzheimer, como a formação das placas de beta-amilóide e as alterações da proteína tau - que seriam alguns dos prováveis mecanismos da doença.


Mas o uso deles precisa efetivo acompanhamento médico, para evitar os efeitos colaterais. A partir do diagnóstico, a família precisa ser orientada, pois certamente assumirá a condição de co-dependente, similar à de outras doenças, como o alcoolismo. É uma situação severa, comprometendo a qualidade de vida do paciente e da família, na medida que não há informação, preparo e assistência médica.


Estima-se que 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% daquelas com mais de 85 anos podem apresentar Alzheimer. No Brasil, dos 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos, cerca de 6% apresentam a doença, ou seja, em torno de 1,2 milhão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, esse número deve crescer bastante até 2030, devido ao envelhecimento da população global e ao aumento de casos relacionados às demências senis.

Nenhum comentário: