Taiadablog: O Museu do Automóvel de Brasília foi lacrado, hoje !!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Museu do Automóvel de Brasília foi lacrado, hoje !!!

 O Museu do Automóvel de Brasília
 
O desinteresse de nosso Poder Público pela preservação da história, no caso de nossa indústria automobilística, ameaça fazer mais uma vítima. O Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, DF, foi lacrado hoje (20) de manhã e está em vias de ser extinto.

O fechamento do MAB decorre de uma decisão Ministério dos Transportes em aproveitar suas boas instalações para abrigar o arquivo morto de órgão extinto, por mais esdrúxula e inadequada possa parecer!

Após as contestações de praxe, recursos, agravos, e muitos contatos no âmbito do judiciário e político na esfera federal e distrital, esperava-se que a situação tivesse sido resolvida à contendo, encaminhando-se para uma solução administrativa que mantivesse o MAB em funcionamento.

Porém, o Serviço de Fiscalização da Secretaria do Patrimônio da União agendou o lacre para terça-feira (18) mas, por problemas técnicos, acabaram por cumpri-lo nesta quinta feira, por volta de 09,30 horas!

Lacrar o Museu não significa, no entanto, fechá-lo. O acervo fica mais ou menos protegido, entre paredes, mas não pode ser limpo, mantido, ou os motores serem funcionados. Ou seja, é o início da catástrofe que todos assistimos aqui em Caçapava, no Museu Roberto Lee!

Inexplicável, uma decisão deste nível, que vem de encontro às reais necessidades de preservação da memória automobilística do país, principalmente porque desaloja um importante centro cultural, de renome internacional, para abrigar trocentos quilos de papéis velhos e inservíveis!

Justificável seria construírem um caixote daqueles que os brasilienses se acostumaram a ver todos os dias, à preços superfaturados, como sempre, para alimentar a sede da politicalha que cerca qualquer movimentação financeira e ainda dedicar algumas centenas de milhares de reais como contribuição ao MAB, para melhoria de instalações e ampliação da capacidade de atendimento de visitantes!

Isto sim, seria uma contribuição efetiva para a população!

Acho também, que o destino do MAB pode estar intrínsicamente ligado ao Museu Roberto Lee de Caçapava, que poderia, após abrangentes estudos, tentar viabilizar a integração destas duas e raras coleções automobilísticas, num só local, pode mesmo ser na área da Fazenda Esperança, para reforçar nosso ideal de transformar nossa cidade, na Capital Nacional do Antigomobilismo!

Que tal? O momento político pode não ser o ideal mas, lançada a idéia e havendo reais interesses, pode-se, desde já, iniciar-se um processo de convencimento das autoridades municipais com maiores perspectivas de resultado eleitoral satisfatório, como é o caso do vereador Henrique Rinco, do PSDB, que nos abriria uma gigantesca porta de apoio junto ao Governador Geraldo Alkimin, cidadão caçapavense e um grande benfeitor das cidades da região do Vale do Paraíba!

Nenhum comentário: