Taiadablog: Fortes emoções !!!

sábado, 29 de setembro de 2012

Fortes emoções !!!




 

O perepepê pelas beiradas do Supremo Tribunal Federal, colhido sempre em "off" pela imprensa que o publica pela palavra de "interlocutores" em conversas "reservadas" diz que o ministro relator Joaquim Barbosa do caso mensalão petista imporá penas pesadas, especialmente a duas figuras centrais do escândalo, os petistas José Dirceu e Delúbio Soares.

O mais interessante é que se estão falando de penas, está falado então em condenação. Porque a dose da pena, dita dosimetria, só ocorre depois do julgamento, para os réus condenados.


Então, seria tida como certa a condenação de Dirceu e Delúbio pelo relator Joaquim Barbosa, figura central do julgamento, ao lado do revisor Ricardo Lewandowski, que tem sido um moderador em relação a Barbosa, o homem da capa preta, das máscaras de carnaval, que caiu na graça do povo. E na ira do lulopetismo. Mas Lewandoswki tem condenado tanto quanto. E os juízes vogais têm acompanhado os votos do relator e revisor. Nuvens negras paras os réus Dirceu, Delúbio e Genoíno, a nata da alta burguesia petista pega lambuzada no escândalo.

Fofoca-se que para José Geoíno a pena seria mais branda, porque ele era um laranja, presidente do PT num arranjo para preencher cargos de caídos no primeiro momento do escândalo, que foi maior obra da gestão Lula no poder. Aliás, o Genoíno, coitado, sempre foi meio café com leite, desde sua prisão durante a "guerrilha" do Araguaia, passeando na floresta de mochila com um pomponzinho de agulhas e linha de costura, que o dedou - era kit de sobrevivência de terroristas nos matos.


Mas a parte mais densa do fofoquê dá conta de um "vazamento" da pena que o ministro Joaquim Barbosa dará ao maleiro petista Marcos Valério. Foi divulgada por engano por sua assessoria. Barbosa considerou que o empresário dirigiu "a atividade dos réus integrantes do chamado núcleo publicitário" e recordou que ele prestou "inestimável apoio empresarial" à estrutura do esquema. Por isso, estabeleceu 12 anos e 7 meses de reclusão.


Significa cumprir em regime fechado. Aí está a importância da dosimetria, define regime fechado, aberto ou em liberdade. O Código Penal diz que a partir de 8 anos começa a cumprir pena em regime fechado. Entre quatro e oito anos podem ser enquadrados em semiaberto e quem ficar abaixo de quatro anos pode cumprir a punição em regime aberto ou até conseguir convertê-la em pena alternativa.


Resta saber se Zé Dirceu será considerado mais ou menos importante nas falcatruas que o seu maleiro Valério. A procuradoria geral da república o denunciou como chefe da quadrilha. Tudo começa a partir da semana que vem, com o julgamento do crime de corrupção ativa e nele o trio petista e mais uma meia dúzia de meliantes. Decididas as condenações no máximo em duas semanas, a dosimetria das penas promete ser tão ou mais emocionante que o julgamento.

Quero mais é ver o carequinha maleiro abrir o bico de vez! Isto eu quero mesmo! Assim que fecharem a porta da cadeia, com ele pelo lado de dentro! 

Nenhum comentário: